sexta-feira, novembro 30, 2007

a petição

Contra o Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

memórias de itália

Il pasta.

Ir a Itália permite desmistificar-se alguns pré-conceitos. Faz parte da agenda turística comer todos os dias em restaurantes italianos tipícos, de preferência com forno de lenha. A minha experiência diz-me que as massas não são o prato principal, especialmente por serem demasiado parecidos com o que já se faz nos restaurantes portugueses. Il pizza, ora, isso sim! Com menos ingredientes disponíveis e com massa bem mais fina, o segredo, como disse Marco Bellini num anúncio antigo, parece, de facto, estar na massa. É suculenta e ao mesmo tempo estaladiça e leve. Na verdade, a pizza verdadeiramente italiana não tem um aspecto dos mais apetitosos, mas é no paladar que ela demonstra toda a sua riqueza degustativa. Uma preciosidade, my precious, atrevo-me a dizer. Posso dizer que os sete dias que passei em Itália, este Verão, foram os sete dias mais apetitosos, no que diz respeito ao paladar, pelos quais já passei em toda a minha vida. E, para um gajo poupado como eu, surpresa das surpresas, comeu-se sempre barato. Toda a lenga lenga que ouvi, antes de ir, que lá tudo é caro, incluindo a comida, acabou por não se verificar. Comi lá bem mais barato do que se come num restaurante em Lisboa. Sempre numa média de 11 a 13 euros por pessoa. E Vero.

marketing da igreja

Mould used to make bread into toast featuring Virgin Mary

Kitschmas. Each year, the satirical Christian website Ship of Fools publishes a selection of the religious-themed gifts it has seen for sale.

USB memory stick in the shape of Virgin Mary with flashing heart

quinta-feira, novembro 29, 2007

tome lá o convite, mas não apareça

Formalidades da diplomacia


O Ministro dos Negócios Estrangeiros brilhou ao convidar Robert Mugabe a vir a Lisboa para a Cimeira Europa-África e ao dizer de seguida: "Se me pergunta se eu gostava que Robert Mugabe estivesse em Lisboa, diria que não".
[O jornalista diz que ele já confirmou que vinha e Amado responde:]
"Ele está convidado, agora vamos ver se vem ou não vem. Ele tem dito que vem, de qualquer modo é preciso ver quais são as decisões que ele próprio toma".


Porque é que Amado disse isto? Simples, para ouvir isto:
Londres satisfeita com declarações de Luís Amado sobre Robert Mugabe

Pelos vistos não agradou foi aos africanos:
Moçambique critica Luís Amado

reaprender a escrever?

Até dói pensar que é preciso reaprender a escrever. Pelos vistos trata-se de um favor que a diplomacia portuguesa (subserviente) está a fazer ao Brasil. O que é pena, até porque a língua é portuguesa e "portuguesa", diz-se, tem alguma coisa a ver com Portugal.
Está disponível uma petição para evitar as alterações ortográfica.

"Catástrofe", um "favor ao Brasil" ou uma oportunidade?
29.11.2007, Alexandra Prado Coelho
"Os brasileiros têm um problema, nós não. Isto é um favor que a diplomacia portuguesa está a fazer à brasileira, e é triste que a língua sirva de moeda de troca" Vasco Teixeira, editor português


O Público mostra exemplos das alterações previstas pelo acordo com os países lusófonos:


Em Portugal e nos outros países lusófonos (sem o Brasil)
- Eliminam-se as consoantes mudas - palavras como "acção" (passa a "ação"), "óptimo" ("ótimo"), "baptismo" ("batismo") ou "tecto" ("teto").
É estabelecida uma excepção para nomes próprios: por exemplo, alguém chamado "Baptista" continua a escrever o seu nome com o "p".

- Desaparece o acento circunflexo em certas formas verbais como em "leem"


No Brasil
- Desaparece o trema, que o brasileiros usam ainda em palavras como "lingüiça" ou "seqüência" (Portugal eliminou o trema desde 1945)

- Desaparecem os acentos agudos em palavras como "assembléia", "idéia", e os circunflexos em palavras como "enjôo" ou "vôo"


Alterações para todos
- As letras "k", "w" e "y" passam oficialmente a fazer parte do alfabeto da língua portuguesa. Apesar de já serem usadas com uma frequência cada vez maior e de fazerem parte dos dicionários, não eram oficialmente parte do alfabeto português. Isto é particularmente relevante para os países africanos, que as usam muito mais do que os portugueses.

- Mudam as regras relativamente ao uso do hífen, que é eliminado nalguns casos, como aqueles em que o segundo elemento começa com "s" ou "r", caso em que essa letra é dobrada ("contra-regra" passa a "contrarregra" e "anti-semita" a "antissemita"); e introduzido noutros ("microondas" passa a "micro-ondas")


As excepções
- O acordo privilegia a pronúncia em relação à escrita, por isso, algumas palavras continuarão a ser escritas de maneira diferente em Portugal (e restantes países lusófonos) e no Brasil para as manter próximas da forma como são ditas.
Exemplos: "recepção" (no Brasil pronuncia-se o "p") e "receção" (em Portugal não se pronuncia, por isso deixa de se usar); ou "Antônio" (como se diz no Brasil) e "António" (como em Portugal).
in
Público

futebolíces

Como portista, que não sou, não posso deixar de dizer o seguinte: dois dos golos do Liverpool foram com a ajuda da falta de visão (ou jeito) do árbitro. O penálti por mão de Stepanov não existe porque o jogador do Liverpool puxa o central sérvio para o chão (faz falta e na sequência Stepanov toca com a mão na bola quando está em queda). No golo do gigante paliteiro (é feito de palitos) Crouch, um jogador do Liverpool empurra Hélton na pequena área, não permitindo que ele saltasse - falta, portanto. Já disse aquilo que os comentadores da RTP não disseram, vou para a cama, que o meu mal é tosse!

isto é...

...loucura


das 10h às 12h já se tinham vendido na FNAC do Colombo:

50
portáteis




e quando me disseram isto estavam a ser preparados para serem vendidos mais 9 portáteis. Tudo isto por causa de hoje e amanhã ser dia aderente Fnac; e o Natal por perto. Houve pessoas que tiraram o dia de férias para irem comprar coisas para a Fnac.

inemuri para todos

inemuri = dormir durante a actividade profissional


algo aceitável no Japão, inclusivé no Parlamento

telemóveis com mail é fónix!

O que o marketing faz para tentar aproximar-se do segmento (que bela palavra para definir uma geração) jovem. Fónix!


Correios lançam na sexta-feira serviço de telemóveis Phone-ix
O operador móvel virtual dos CTT vai chamar-se Phone-ix e arranca na próxima sexta-feira com o objectivo de consolidar, «a médio prazo», a posição dos Correios como quarta maior empresa de comunicações móveis em Portugal.

this one goes out to... me *




Tenho uma grande constipação,
E toda a gente sabe como as grandes constipações
Alteram todo o sistema do universo,
Zangam-nos contra a vida,
E fazem espirrar até à metafísica.
Tenho o dia perdido cheio de me assoar.
Dói-me a cabeça indistintamente.
Triste condição para um poeta menor!
Hoje sou verdadeiramente um poeta menor.
O que fui outrora foi um desejo; partiu-se.

Adeus para sempre, rainha das fadas!
As tuas asas eram de sol, e eu cá vou andando.
Não estarei bem se não me deitar na cama.
Nunca estive bem senão deitando-me no universo.

Excusez un peu... Que grande constipação física!
Preciso de verdade e da aspirina.


Álvaro de Campos, Poemas

* e a todas as pessoas que estão constipadas (que são incrivelmente muitas... anda aí uma epidemia - os Gato Fedorento que se ponham a pau, senão ainda tem de fazer o programa da cama).

baixa por doença

A tosse invadiu o meu sistema, ajudada pela constipação. Como quem tosse com fervor, não bloga, não tenho blogado.

domingo, novembro 25, 2007

algumas referências de rap

Dave Berry, o S. J. Pearlman, a Dorothy Parker

almost there

É oficial, daqui a um mês é Natal! Como é que já chegamos aqui? Alguém deu pelo tempo a passar, tão depressa, tão cruelmente rápido?

sábado, novembro 24, 2007

goodbye freddy




Hoje, dia 24 de Novembro, faz 16 anos que o mítico Freddy Mercury, morreu. Foi em 1991 e só me lembro, nessa altura, em que tinha 10 anos, de pensar nele que tinha sido um performer excepcional. Continuo a achar o mesmo, agora com mais conhecimento de causa. Bohemian Rapsody é uma das grandes obras primas da música contemporânea!

maratona televisiva

Viciado na série 24 horas, na forma contínua, claro. Incapaz de ver um único episódio isolado, quando a RTP2 passa estas maratonas do 24, é consumo televisivo nonstop. Um vício televisivo, brrrk.

sexta-feira, novembro 23, 2007

horas e horas de um dia

O trânsito em Lisboa responde a uma ciência longe de ser exacta. Se a hora de ponta pouco varia, já as ruas atoladas de carros ou os condutores incompetentes variam consoante as marés.
Não há nada mais irritante do que alguém estar muito perto de criar um grande acidente e nem reparar nisso! É a chamada incompetência burra. Mulheres preocupadas com o cabelo, óculos escuros ou a bebida que vão a beber! Homens que pensam que estão a perseguir algum criminoso num filme de Hollywood, que acham que os outros têm sempre de parar para os deixar entrar, velhos que vivem no lema de conduzir o mais devagar possível e que mudam de faixa sem olhar para vez se vem alguém e sem fazerem pisca.

quinta-feira, novembro 22, 2007

balls and rain



Resumo do dia.

o mundo hoje



Portugal está no Euro 2008, ao contrário da Inglaterra.






Caos em Paris, com mais um dia de greve nacional dos trabalhadores dos transportes, que protestam contra o Governo por causa das reformas.

e se voltássemos à pré-história?

Ficar com internet mais lenta ou não conseguir fazer dowloads, ver vídeos, ou deixaram de haver novidades na World Wide Web seria, em parte, como voltar a uma espécie de pré-história do computador, onde seria muito difícil viver. Claro que isso não vai acontecer, até porque o crescente número de utilizadores deste mundo incrível de informação múltipla computadorizada nunca deixaria isso acontecer. Mesmo assim [a palavra inglesa 'nevertheless' era perfeita para este início de frase] a notícia capta a atenção...


Capacidade da Internet pode esgotar em 2010
O uso pessoal e profissional da Internet pode levar a um esgotamento da capacidade da actual infra-estrutura e causar uma redução da velocidade, caso não sejam investidos 137 mil milhões de dólares (93,5 mil milhões de euros) em novos suportes, alerta um estudo da Nemertes Research, uma empresa americana independente de análise. Este valor monetário totaliza mais do dobro do investimento na tecnologia que está previsto para os próximos anos.


Mais media: TV Cabo lança novo espaço de séries e cinema (nome a reter: Antunes João, administrador da PT Conteúdos)

foi você que disse... 'busted'!

Os pseudónimos, na net, são normais e fáceis de fazer. Mas, agora, surgiu um caso curiosíssimo sobre um rapaz que não só criou um pseudónimo para dar alfinetadas nos críticos de cinema que odeia - adorava ser um deles - como se auto-elogia num só post. Digno de ser visto com atenção. Foi o atento Knoxville que descobriu este belo embuste e o Nuno Markl explica e comenta tudo neste post: a birra não compensa.

thanksgiving

EUA: 38 milhões de pessoas viajam hoje para «Acção de Graças»

quarta-feira, novembro 21, 2007

escola degradada

A escola do meu irmão e minha escola do 5º e do 6º ano está assim (quem diria):

Caldas da Rainha: Escola fechada por causa de más condições

geração inconformada




O ex-Anti Cristo, Marilyn Manson, esteve ontem à noite em Portugal. Um homem fascinante em diversos aspectos.

Marilyn Manson no Pavilhão Atlântico: Circo de feras
Público em delírio negro com Manson



terça-feira, novembro 20, 2007

televisão memorável

A PFtv está a eleger os 50 Melhores Programas da Televisão Portuguesa de Sempre. Uma ideia curiosa e bem-vinda que veio a partir da revista Time.


"dos 50 anos de televisão pública e 15 de televisão privada (incluindo 13 de cabo), que programas podem ser considerados os 50 melhores programas de televisão portugueses?"

comida & strip

Os restaurante originais estão na moda. Depois de ter visto um serviço de restauração que leva comida de bons restaurantes ao domícilio (No Menu), recebi no meu e-mail o Restaurante da Lingerie. Não, não se trata da venda de lingerie durante a degustação, mas antes um restaurante erótico. Comida e sexo sempre se ligaram bem, como vi no filme francês La Grande bouffe (1973). A localização é a norte, na Póvoa de Varzim e o prestigiado restaurante tem jantares low cost e para além de se especializar em despedidas de solteiro e solteira, tem agora um Jantar de Natal, talvez não seja apropriado para levar a famelga inteira... e daí até que teria a sua piada.

lisboa_306

dscf1914

Para quem queira trabalhar nesta bela indústria os ordenados vêm descriminados. O empregado de mesa que faz strip é quem ganha mais, 60 euros por noite. Existem ainda comissões de 40% em todos os extras eróticos (Lap Dance, Table Dance, Sobremesas Eróticas e Champagne). Faz sentido.


be natural



Heidi Klum




Scarlett.

gatos de metro



Os Gato Fedorento estiveram na redacção do Metro a "dirigir" a edição de amanhã. Mais uma boa iniciativa do Metro. Ver na PFtv

treinador de sofá

O sonho de milhões que são fãs de jogos de estratégia de futebol está mais perto do que se podia pensar... E porque não?

40 portugueses no sofá a mandar num clube

monday rainy monday






segunda-feira, novembro 19, 2007

winter is back

O Inverno chegou hoje, depois de ter ameaçado desde sexta-feira com frio, que se prolongou no fim-de-semana. Apesar do dia de sol e sem uma nuvem no céu de ontem, hoje foi um fartote de chuva e vento. Um autêntico temporal, durante algumas partes do dia. Acabou o Verão e a ilusão.

Não houve lugar a cheiro de terra molhada, um dos melhores na face da Terra, houve sim terra ensopada, que não tem propriamente grande cheiro. O frio arrefece as mãos, bochecas e nariz... sinto-me mais vivo quando o frio chega. Um dos passatempos preferidos é tentar fazer fumo com o bafo - para quem não fuma isto é um autêntico prazer raro. Custa mais sair da cama... do quentinho. A roupa mais quente está de volta, tal como o casaco. Todos os anos é assim. Será isto uma rotina?

domingo, novembro 18, 2007

jesus was cremated?

[Estamos menos religiosos? Ou existem pessoas com cada vez menos família ou pouco importantes para as outras? Eu aposto pela religião... ]

Cremações disparam com novas atitudes perante a morte
Primeiro os números de Lisboa: as cremações de corpos mais do que quadruplicaram no espaço de dez anos, de 846 em 1997 para 3570 em 2006, o que significa um crescimento de 322 por cento. Nos mesmos anos, o número total de funerais realizados na cidade caiu de 9355 para 8791, o que significa que a opção pela cremação foi fortemente reforçada. Em 1997, as cremações eram nove por cento dos funerais realizados em Lisboa. Mas no ano passado, essa taxa foi já de 40 por cento - ocorre em quatro de cada 10 funerais.

sábado, novembro 17, 2007

i'm a rocket man ii



in davidfonseca.blogs.sapo.pt

Uma canção de Elton John. Cores. Uma câmara. Um take. David Fonseca, performing.
less is more

momentos


"Dos 40 aos 71 foi um instante. Hoje é segunda, amanhã é domingo. Hoje é Janeiro amanhã é Dezembro. Os anos passaram a correr..."

sou viajado (mais)

De 9 de Abril de 1981 a Junho de 2007 fiz as seguintes viagens de avião: 0

De 1 Julho a 17 de Novembro de 2007 fiz as seguintes viagens de avião: 6 (a três locais)

pessoas interessantes

Chama-se Sara Simões e não a conheço. Espreitei o belíssimo site dela graças à minha mãe que a conheceu no trabalho e ficou fascinada. Já somos dois. Nota-se talento, conhecimento e bom gosto. Fundamental num designer. Adoraria poder conseguir fazer metade do que ela sabe fazer nesta área, da animação, ao 3d, passando pelo desenho e pela pintura...

Site Sara Simões
Blog velhadaldeia
cv

este blog diz... pia

Este blog diz Piaçaba

tudo começou aqui

experiências

Conhecer pessoas interessantes, entrevistadas pelo Público, em PDF: Joaquim Vital

jel censurado à força

[sic+radical.jpg]

Jel, o grande Nuno Duarte, voltou a fazer das suas., agora no treino da selecção, em Óbidos.
Qual Tiago Rodrigues, nos tempos do saudoso Zapping, na RTP2, ou do Bondage, nas Noites Marcianas, na SIC, o programa chama-se Os Homens da Luta, e anima a SIC Radical, bem como alguns Telejornais em que Jel consegue aparecer à força! Ou como um autêntico homem de uma luta que não é propriamente a sua, ou como um repórter brasileiro, muito particular, em Portugal...

Graças ao Bola na Área, fiquei a saber que Jel agitou o ambiente da selecção ao irromper no treino em Óbidos de megafone em punho. Ele e o irmão acabaram por ser retirados do local pelos seguranças (bullies) perante o olhar de Scolari e jogadores.

Megafone interrompe treino
PEDEM UMA VITÓRIA PARA QUEM GANHA POUCO
Humorista agita treino da Selecção em Óbidos

sexta-feira, novembro 16, 2007

está tudo doido?

E este blog? Será que é supervisionado pela ERC? Uh.....


Sites não-jornalísticos sujeitos a supervisão da ERC
Sites não-jornalísticos sujeitos a supervisão da ERCCláudia LuísA Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) fez uma deliberação inédita, na qual prevê que, a partir de agora, todas as pessoas que sintam violados os seus direitos de expressão em sítios da Internet que cumpram uma função de veículo de comunicação pública possam ver as suas queixas atendidas pelo Conselho Regulador. Segundo Azeredo Lopes, presidente do organismo, "a ERC tem competências de supervisão e intervenção nesses 'sites'".Em rigor, essas competências apenas se aplicam se, nos sítios de comunicação electrónica, forem verificados os seguintes pressupostos "Conteúdos sujeitos a tratamento editorial e organizados como um todo coerente", especifica o mesmo responsável.


quinta-feira, novembro 15, 2007

lucy in the moon with diamonds



Fascinante ver o nascer da Terra bem recente, aqui e aqui.

across the universe



Lucy in the Sky with Diamonds




Lucy in the Sky with Diamonds, por Rita Lee.

quarta-feira, novembro 14, 2007

terça-feira, novembro 13, 2007

futebol feminino






personagem

Life goes by pretty fast. If you don't stop and look around once in a while, you could miss it.
Ferris Bueller

e-restos

A TMN já distribuiu, ao preço de 150 euros, mais de 25 mil computadores portáteis, no âmbito do projecto «e-escola».
O que a TMN não divulgou, é que a maior parte dos computadores dão problemas graves, bloqueando constantemente. Basta dizer que se comprou um computador pelo e-escola, que os informáticos das casas de assistência técnica riem-se logo, pela quantidade de casos que recebem diariamente.
O Governo e a PT patrocinam algo que só faz com que quem não tinha computador nem Internet, tenha uma visão muito má dos dois meios. Parabéns (belo negócio, despacham produto estragado e ainda ficam bem vistos por isso)!
Mais vale gastar mais 350 euros, e ter um portátil que funcione.

há um ano... na tv


Há exactamente um ano, via na TV, este programa... e esta apresentadora.

informação na internet

Jornais on-line recebem 342 mil visitas diárias
Em Setembro, 1,596 milhões portugueses acederam a partir de casa a sites de jornais, revistas e de informação, revela um estudo da Marketest.

o dominó mais caro do mundo



Esta anúncio custou mais de 14 milhões de euros à cerveja (stout) irlandesa Guinness. Especialistas do meio defendem que o anúncio criado pela agência AMV BBDO bateu também o recorde do anúncio mais caro de sempre - o da Shell, que assinalou os 60 anos da sua parceira Ferrari, em Março deste ano.

começou a caça às curvas

O exemplo dado pela BBC é Nigella Lawson. "Curvy figure and an Oxford degree"


Curvy women may be a clever bet
Women with curvy figures are likely to be brighter than waif-like counterparts and may well produce more intelligent offspring, a US study suggests. Researchers studied 16,000 women and girls and found the more voluptuous performed better on cognitive tests - as did their children. The bigger the difference between a woman's waist and hips the better.

saber não ocupa lugar, ocupa preocupação



Breast cancer is the most lethal form of cancer for women in the world. An estimated 1 million cases will be identified this year, and about 500,000 new and existing patients will die from the disease. In the U.S., breast cancer will be diagnosed in 1 in 8 women.

in The Changing Face of Breast Cancer, Time

homens mais felizes?

Um estudo curioso e fascinante que recordo de seguida:


For a woman, time with her parents often resembles work, whether it’s helping them pay bills or plan a family gathering. “For men, it tends to be sitting on the sofa and watching football with their dad,” said Mr. Krueger, who, when not crunching data, enjoys watching the New York Giants with his father.
This intriguing — if unsettling — finding is part of a larger story: there appears to be a growing happiness gap between men and women.

in, He’s Happier, She’s Less So, NY Times

--

mais pérolas:
In the early 1970s, women reported being slightly happier than men. Today, the two have switched places.

Since the 1960s, men have gradually cut back on activities they find unpleasant. They now work less and relax more.

Over the same span, women have replaced housework with paid work — and, as a result, are spending almost as much time doing things they don’t enjoy as in the past. Forty years ago, a typical woman spent about 23 hours a week in an activity considered unpleasant, or 40 more minutes than a typical man. Today, with men working less, the gap is 90 minutes.

These trends are reminiscent of the idea of “the second shift,” the name of a 1989 book by the sociologist Arlie Hochschild, arguing that modern women effectively had to hold down two jobs. The first shift was at the office, and the second at home.

Mr. Krueger’s data, for instance, shows that the average time devoted to dusting has fallen significantly in recent decades. There haven’t been any dust-related technological breakthroughs, so houses are probably just dirtier than they used to be. I imagine that the new American dustiness affects women’s happiness more than men’s.

STUDENT: Her mother’s goals in life, the student said, were to have a beautiful garden, a well-kept house and well-adjusted children who did well in school. “I sort of want all those things, too,” the student said, as Ms. Stevenson recalled, “but I also want to have a great career and have an impact on the broader world.”



This weekend, I think I may volunteer to do a little dusting.

segunda-feira, novembro 12, 2007

homeward bound

Estava no meu livro de Inglês de um ano qualquer (entre o 7º e o 9º) e, não só serviu para aprender inglês, como para conhecer uma bela letra que ganhou um grande significado. Estarei sempre ligado a Casa, onde pertenço.



I'm sitting in the railway station.
Got a ticket for my destination.
On a tour of one-night stands my suitcase and guitar in hand.
And ev'ry stop is neatly planned for a poet and a one-man band.
Homeward bound,
I wish I was,
Homeward bound,
Home where my thought's escaping,
Home where my music's playing,
Home where my love lies waiting
Silently for me.
Ev'ry day's an endless stream
Of cigarettes and magazines.
And each town looks the same to me, the movies and the factories
And ev'ry stranger's face I see reminds me that I long to be,
Homeward bound,
I wish I was,
Homeward bound,
Home where my thought's escaping,
Home where my music's playing,
Home where my love lies waiting
Silently for me.

Tonight I'll sing my songs again,
I'll play the game and pretend.
But all my words come back to me in shades of mediocrity
Like emptiness in harmony I need someone to comfort me.
Homeward bound,
I wish I was,
Homeward bound,
Home where my thought's escaping,
Home where my music's playing,
Home where my love lies waiting
Silently for me.
Silently for me.



fujam, asteróide rosetta!

Já há muitos anos se fala na possibilidade de um asteróide bater contra a Terra e nos mandar todos para os anjinhos. Há uns dias a BBC lançava o alerta: atenção, povo da Terra, um asteróide deambula ali para os lados de Júpiter (é capaz de ser jeitoso nesta altura do ano) e deverá ter uma passagem perigosamente rasante pelo planeta azul para a semana!
Pois é... afinal era uma nave europeia chamada Rosetta! Os cientistas confundiram a bela Rosetta com um repugnante asteróide, o que é sempre agradável.
Qualquer dia somos atacados por uma máquina de lavar flutuante pelo espaço.


A notícia jaz aqui: Asteroid 'is actually spacecraft'

man vs wild

Um homem. A natureza selvagem. Sobrevivência. Desde beber urina de camelo, a ter de beber de estrume de elefante espremido, passando por ter de comer olhos de ovelha congelados (na Islândia). Tudo é retratado neste programa tão estranho quanto curioso e… natural (Man vs. Wild, Discovery Channel).

Tudo isto, visto numa entrevista pequena mas engraçada, do Conan O’Brien. Uma pergunta: porque é que em Portugal não há programas destes, talk shows verdadeiros? Que é feito de programas como as Noites Marcianas, comandados por pessoas como o Carlos Cruz?

who's with me

Quem está comigo sou eu.

¿por que no te callas?



Não podia faltar aqui... o momento da Cimeira Ibero-Americana.

praia


Foi tirada há um ano e uns meses, em Supertubos, mas poderia ter sido hoje ou ontem.

ação de batismo é um ato ótimo

[Assustador, pensar que muito do que a minha professora de primária, a já falecida Dona Esperança, me ensinou, vai passar a ser considerado mal escrito.]


Acordo Ortográfico: O que vai mudar quando estiver em vigor
Os efeitos não serão imediatos - mas a disposição recentemente anunciada pelo governo português de aprovar até ao final do ano o Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa poderá ter desfeito algumas dúvidas, atenuado reticências, dissipado mesmo suspeições de «bloqueio».

Para que a unidade se efective há cedências a fazer de um lado e do outro do Atlântico. Quem cede mais?
Os especialistas deitaram-se ao estudo e fizeram balanços: as modificações propostas no Acordo devem alterar 1,6% do vocabulário de Portugal.
Os portugueses deixarão, por exemplo, de escrever «húmido» para usar a nova ortografia - «úmido».
Desaparecem também da actual grafia em Portugal o «c» e o «p» nas palavras em que estas letras não são pronunciadas, como em «acção», «acto», «baptismo» e «óptimo».
Diz Malaca Casteleiro que as alterações a introduzir, «importantes para unificar e dar força» à língua portuguesa, «não são dramáticas, não vão assustar as pessoas».
No Brasil, a mudança será menor, porquanto apenas 0,45% das palavras terão a escrita alterada.
O trema utilizado pelos brasileiros desaparece completamente e ao hífen acontece o mesmo quando o segundo elemento da palavra comece com «s» ou «r», casos em que estas consoantes devem ser dobradas, como em «antirreligioso» e «contrarregra».
Apenas quando os prefixos terminam em «r» se mantém o hífen. Exemplos: hiper-realista, super-resistente.
O acento circunflexo sai também de cena nas paroxítonas (palavras com acento tónico na penúltima sílaba) terminadas em «o» duplo («vôo» e «enjôo»), usado na ortografia do Brasil, mas não na de Portugal, e da terceira pessoa do presente do indicativo ou do conjuntivo de «crer», «ler», «dar», «ver» e os seus derivados. Passará a escrever-se: creem, leem, deem e veem.
No Brasil, o acento agudo deixará de usar-se nos ditongos abertos «ei» e «oi» de palavras paroxítonas como «assembleia» e «ideia».
Com a incorporação do «k», «w» e «y», o alfabeto deixará de ter 23 letras para ter 26. --- in Lusa

domingo, novembro 11, 2007

há um ano...


Há um ano atrás, em minha casa, haviam estes dois pequenos gatos. Hoje só há um e está bem maior. Em dia de São Martinho, comeu-se castanhas assadas na fogueira, com muito sal grosso. Este ano está calor e não dá vontade de acender a fogueira. Come-se castanhas, mas no forno.

futebolíces

O Sporting perde na pedreira por 3-0. Apenas um comentário da fazer: grande lateral direito tem o Sp. Braga! João Pereira foi escorraçado do Benfica sem motivo, não foram buscar ninguém melhor do que ele, bem pelo contrário. Está mal.

revista da greve dos argumentistas II

Tim Robbins, que representa o Screen Actors Guild, apoia de forma activa a greve de guionistas no Estados Unidos, que já dura há uma semana

First week of strike comes to end Variety speaks with comedy writers

Writers' strike: Reality sets in Greve prejudica todos os shows diários de Late Night

Arnold Schwarzenegger Tries to End Writers Strike


www.argumentistas.org

sexta-feira, novembro 09, 2007

too tired to think


'vodafone, vodafone'

[Aí está o belo sistema de organização da TMN... e o que as pessoas fazem por um telemóvel!!]

TMN muda regras depois da confusão à porta da sua loja
"Estou aqui desde as 16.00. Tenho uma prótese na perna e não posso estar de pé." Noémia Benavente, 75 anos, estava visivelmente cansada às 22.15, na terça-feira, seis horas depois de ter chegado à porta da loja da TMN, no Parque das Nações, para comprar um telemóvel topo de gama por seis euros. Apesar de ter marcado presença cedo - as vendas só iam começar às 21.00 -, Noémia não conseguiu levar o aparelho para casa. Havia apenas 250 telemóveis para vender a preço de desconto para mais de 2000 pessoas que acorreram ao estabelecimento da operadora.
"Quando distribuíram as senhas, às 20.00, foi a confusão total. As pessoas atropelavam-se umas às outras, e muita gente passou à frente. Eu como estou com uma prótese tive medo e fugi." Ao lado de Noémia, Emília Costa, 33 anos, diz que os ânimos só se acalmaram quando veio a polícia. "Fiquei contente por a ver chegar, estava tudo descontrolado."A revolta foi tal que a multidão começou a entoar "Vodafone, Vodafone", chamando pela marca concorrente à porta da TMN. No meio dos mais indignados estavam André Rijo e Carlos Santos, ambos estudantes universitários. "Chegámos às 18.00 e garantiram-nos, depois de fazerem uma contagem, que teríamos direito a um telemóvel. Mas a distribuição das senhas foi de tal forma desorganizada que passaram pessoas à nossa frente e já não conseguimos ficar entre os primeiros 250."

depois do 'pes 8', surge 'run refugee'

As Nações Unidas criaram um jogo sobre as experiências de ser refugiado... é gratuito e chama-se Against All Odds. Depois disso, os Estados Unidos ainda vão criar o Hit the Puppet, um jogo onde somos os guardas prisionais de Guantanamo, e quem fazer o prisioneiro borrar-se nas cuecas, ganha. Cá em Portugal, o Governo deverá criar o Suck the Little People, um jogo onde os governantes inventam maneiras de tirar mais dinheiro ao povo português.

Escape and survive - play UN's online refugee game

sítios que valem a pena



[Dentro do mesmo estilo, em Portugal Continental, destacaria o Buçaco, para além da Peneda-Gerês.]

Peneda-Gerês na rede das melhores áreas europeias
O Parque Nacional da Peneda-Gerês vai aderir à rede das melhores áreas naturais da Europa, depois de ter sido aceite a sua candidatura ao sistema de certificação PAN Park´s, anunciou hoje o ministro do Ambiente, Nunes Correia.

Parque Nacional Peneda-Gerês
Parque Nacional da Peneda Gerês
http://www.serra-do-geres.com/

dietas para quê?

Estudo norte-americano diz que não faz mal ter uns quilos a mais
09.11.2007, Teresa Firmino
Quem tem excesso de peso poderá morrer menos de alguns cancros do que... as pessoas com peso normal. Mas isso não é sinal para avançar para a despensa
Aqueles quilinhos a mais que muita gente lhe diz que tem de perder, afinal pode até deixar-se ficar com eles. Até lhe podem ser benéficos, caso tenha infecções ou seja submetido a uma cirurgia, funcionando como uma reserva de recursos e fazendo com que acabe por viver mais tempo. Em linhas gerais, este pode ser o resumo de um estudo sobre a relação entre o peso corporal e as principais causas de morte nos Estados Unidos, mas que está a causar polémica.

quinta-feira, novembro 08, 2007

who wants to have some...

...breast milk. Let's start the insanity.


Leite materno aumenta QI em mais sete pontos

seinfeld who?



Por sugestão do blog da PFtv, feito pelo Nande, assistimos aqui a um breve momento de Jerry Seinfeld - que o malandro do Nuno Markl irá conhecer no final do mês - ao seu melhor estilo. Magoado com Larry King por mostrar-se ignorante sobre como terminou a série, se foi cancelada ou foi o Jerry que preferiu não continuar...

"Sabes quem eu sou Larry? (...) Alguém pode trazer aí o meu currículo, para o Larry King poder ver?!"

se for não souber conduzir, não conduza!

Carina Rodrigues. Este é o nome da mulher que provocou um acidente grave na A23, que levou à morte de 15 pessoas. Segundo o DN, a condutora terá saido ilesa do acidente e subido a ravina pelo próprio pé, sem pedir ajuda para as pessoas presas no autocarro que caiu pela ravina. Não, não estava embriagada, embora pela imagem transmitida da forma como aconteceu o acidente, custa a crer... e não, não foi sujeita a qualquer medida de coacção.



Condutora não pediu ajuda
Carina Rodrigues seguia ao volante do seu carro, acompanhada de três colegas, todos professores na Escola Básica e Secundária de Mação, quando embateu no autocarro da Câmara Municipal de Castelo Branco. O pesado despistou-se e caiu na ravina, o mesmo acontecendo ao Ford Fiesta, cujos ocupantes conseguiram subir a ladeira e chegar à estrada pelo próprio pé. Ali terão apanhado de boleia para a estação de serviço mais próxima, sem terem pedido ajuda.
O DN apurou junto de fonte da Brigada de Trânsito da GNR que o automóvel que esteve na origem do acidente transportava afinal quatro ocupantes e não um. Todos saíram do carro pelo próprio pé , dirigindo-se à A23. Conseguiram que alguém parasse e os levasse até à estação de serviço mais próxima, em Vila Velha de Ródão, a cerca de sete quilómetros. Aí alguém se apercebeu de que o quarteto tinha sofrido um acidente e de que Carina não se encontrava bem e ligou para a GNR. Esta enviou de imediato uma patrulha, que identificou a mulher e a transportou ao hospital, onde foi sujeita a testes de álcool (que deram negativos), drogas e substâncias psicotrópicas (cujos resultados ainda não se conhecem). Apesar de alegadamente ter estado na origem do sinistro e de ter abandonado o local sem prestar auxílio, a condutora não foi alvo de qualquer medida de coacção.
A família do condutor. "Houve um primeiro embate à frente da roda dianteira do autocarro e voltou a bater na parte de trás." Assim contou à mulher Fernando Serra, o condutor do autocarro da Câmara de Castelo Branco que sofreu um acidente no regresso de um passeio a Fátima e à Figueira da Foz. A partir daqui, tornou-se impossível controlar a viatura. Quinze dos 39 ocupantes morreram e outros cinco estão nos cuidados intensivos do hospital local, um dos quais é Fernando Serra.







ACT: [O estilo de acusar primeiro e perguntar depois, do novo DN, fez vitímas. O título da notícia acima não faz sentido, já que pelos vistos um professor que seguia com a condutora Carina no carro, ligou logo para o 112. Os relatos dos professores que seguiam no carro não deixam perceber como, de facto, aconteceu o acidente. As reconstituições vistas na TV e nos jornais parecem dar como culpa a Carina, que terá tentado passar para a faixa da direita sem ter ultrapassado por completo o autocarro...]

sair de casa

A Time Out já tem site. Óptimo para descobrir sítios e eventos entusiasmantes.


os atrasos de um diário

Ora, o que aparece aqui neste blog no dia 4 de Novembro, pelas 3 da manhã (portanto, a nível prático ainda no dia 3 de Novembro), é agora, dia 8 de Novembro (na edição de amanhã), notícia no jornal generalista e pago, DN. Curioso, muito curioso. A notícia já aparecia na BBC no dia 3 e só chega ao DN cinco dias depois.
Obesidade aumenta casos de cancro


Outro exemplo digno de mencionar, é a notícia do Público de terça-feira sobre a idosa blogger, que este blog refere, e que o DN pegou no dia seguinte. Muito atrasado, portanto. E, para um jornal diário e pago, pede-se mais... digo eu.
A 'blogger' mais velha do mundo tem 95 anos

(não quero com isto dizer que o DN não tenha notícias interessantes que ainda não tinha lido, apenas que em certos pontos estão mal)

terça-feira, novembro 06, 2007

pietà


La Pietà di Michelangelo. Na Basílica de São Pedro, este é um dos objectos mais turísticos, mas não deixa de ser de uma beleza e detalhe humano incrível...

a minha avó devia de bloggar...

[Aos 95 anos e a blogar... será que vai virar moda? Será que a 3ª idade irá passar a ser a ter a maior comunidade de blogs do mundo? Tempo não lhes falta, para blogar! E parceiros também não... ou não estivesse a população dos países desenvolvidos cada vez mais envelhecida.
Assim, poderiam passar as conversas sobre as doenças e os médicos para a internet. Cá para mim, iria deixar os Centros de Saúde do país às moscas... ]


María Amelia López tem 95 anos e gosta de "blogar"
A Internet “soluciona muitos problemas” a María Amelia López, tida como a blogger mais velha do mundo. Aos 95 anos, María Amélia vive “muito só”, porque os netos têm de trabalhar e grande parte da sua família já morreu. Por isso, conta ao P2, aproveita o rato para circular de página em página, conhecendo gente nova e lendo as notícias. As amigas não vêem com bons olhos a sua recente ciber-celebridade, que a fez ser entrevistada por jornais de todo o mundo e lhe pôs na caixa de correio uma carta elogiosa do primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, porque não compreendem esta curiosidade de uma avó nonagenária.
As amigas da sua idade “não sabem nada da Internet”. E “há algumas que me criticam por querer saber tanto, por comunicar com tanta gente. São um pouco antigas”. É que María Amelia López é, nas suas palavras, “uma avó moderna”. Desde Dezembro passado actualiza regularmente o blogue http://www.amis95.blogspot.com/, uma prenda de aniversário do neto, Daniel.

segunda-feira, novembro 05, 2007

mais notícias que doem

Número de mortos da colisão na A23 sobe para 15
O segundo ferido grave internado no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, vítima da colisão registada ao fim do dia de ontem na A23 junto à barragem de Fratel, concelho de Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, acabou por morrer. O número de mortos sobe, assim para 15. Durante a noite o outro ferido grave internado no mesmo hospital também não resistiu aos ferimentos. O número de feridos hospitalizados ascende agora a 23, alguns dos quais em estado considerado grave.
Autópsias das vítimas do acidente na A23 realizadas até ao fim do dia de hoje
Ministro da Administração Interna mandou a GNR investigar causas do acidente na A23
Scutvias garante que local do acidente da A23 não tem problemas
Cavaco Silva dirige palavra de “conforto e profundo pesar” a familiares de vítimas
Mapa do local do acidente




Morreu a criança que foi atropelada hoje em Tires
A criança de seis anos que ficou ferida com gravidade após ter sido atropelada numa passadeira junto ao estabelecimento prisional de Tires, Cascais, acabou por morrer esta tarde no Hospital de São Francisco Xavier, noticiou a SIC Notícias.
Lisboa: vítimas de atropelamento no Terreiro do Paço homenageadas
Criança em estado "muito crítico" após atropelamento em Tires sujeita a intervenção cirúrgica
Avó e dois netos atropelados numa passadeira em Tires
Todos os dias são atropeladas 16 pessoas

nalbandian, my hero III





David Nalbandian, voltou a fazer das suas. Está imparável e é, actualmente, o melhor do mundo em court. Duas semanas depois de humilhar no Masters de Madrid, o espanhol Rafael Nadal, e eliminar o nº 3 do mundo e o nº 1, Roger Federer; venceu tudo e todos no Masters de Paris. Eliminou esta semana Roger Federer e hoje "destruiu" Nadal na final de Paris, em dois sets (6-4 e 6-0). Vencer o topo mundial do ténis consecutivamente não é para todos. Nadal e Federer que se cuidem. No final do Masters de Paris, Nalbandian (de cujo o heroísmo digno de uma das personagens da série televisiva Heroes já falei aqui, aqui e aqui), mostrou o troféu acompanhado de modelos de um dos cabarets de Paris, vestidas a rigor. Tornou-se ainda o primeiro tenista vencer o nº1 e nº2 mundial no mesmo torneio, duas vezes, e o primeiro a bater Federer e Nadal numa final!



"Ele tem um fenomenal backhand e pode ditar o jogo de ambos os lados"
Federer sobre Nalbandian, após a derrota por dois sets em Paris, na sexta-feira passada, 11 dias depois de ter perdido com Nalbandian na final do Masters de Madrid

--

"Espero que Nalbandian baixe um pouco o ritmo, porque assim não há hipóteses"
disse Rafael Nadal, no final da primeira derrota da sua carreira na capital francesa, onde tinha sempre vencido. Com o primeiro set em 4-3 a favor de Nadal, Nalbandian partiu para um momento fantástico, conquistando os nove jogos seguintes que lhe deram a vitória - no segundo set Nadal não conseguiu um único jogo. Pena que Nalbandian não deva estar no último Masters do ano, em Xangai, devido a não ocupar um lugar suficiente no ranking. Há dois anos (2005) Nalbandian venceu, neste último Masters do ano, Federer na final, numa vitória mitíca de cinco longos sets. Pena para bem do ténis que não volte lá!



--





Os espanhóis dizem o seguinte do argentino Nalbandian:
"Nalbandián, el tenista en mejor forma del mundo. Es inabordable, una vez recuperado de sus lesiones, reducidos sus kilos de más y aparcada su afición a la noche y a las compañías femeninas. Ha sentado su cabeza y su nuevo entrenador, Martín Jaite, está exprimiendo su inmensa calidad cuando coge una raqueta."
--
[aqui encontramos informação, como por exemplo que teve a melhor classificação no ranking, o ano passado, em que foi nº 3 do mundo, altura em que venceu o Estoril Open; actualmente é 21º do mundo, algo que mudará em breve já que deve ficar em 9º com esta vitória (entra no top 10 pela primeira vez este ano); já venceu oito vezes Federer, e o suíço já o venceu o mesmo número de vezes (um empate graças às duas últimas vitórias); venceu Nadal em dois sets, nas duas vezes que o defrontou;]
--
David Nalbandian:
"I never thought that I can win Madrid and Paris like the way I did. But I feel that I play very good from the last Sunday, not just today. All week I was playing great, and I don't know why the result was so easy."


Rafael Nadal:
"It was a very good first set. The second set I played bad, very bad. But he started playing very good. I have my chances a little bit in the first set. Not much, because he's playing with unbelievable confidence.
"He's one of the best players of the world. You just have to congratulate him... I never saw him play like this. Today I played against one who is playing better than me and than the rest of the players, too."

como é que é possível

A caminhar para o Inverno e... Sábado foi o dia com mais fogos este ano. Como é possível? Ainda no sábado senti um frio de rachar todo o dia, ali pela zona Oeste.



"The west is the best
The west is the best
Get here, and well do the rest"
letras de Jim Morrison

alegria halloween e 'traseira'



Tinha de ser nos Estados Unidos. Estes são participantes da Corrida Anual de Cabeças nuas, em Boulder, Colorado, EUA, na noite de Halloween.

--



OS CÚS


O melhor rabo do mundo é este. Pertence à búlgara Kristina Dimitrova. Venceu um concurso em Munique para escolher o melhor "traseiro" do mundo - feminino, claro está. Participaram representantes de 26 países.

estado - a dormir

O 20 Minutos espanhol diz-nos que as mulheres (com mais de 45) roncam mais e dormem pior que os homens. Quem diria?

revista da greve dos argumentistas


A última greve dos guionistas norte-americanos foi há 19 anos, durou 22 semanas e provocou prejuízos de 346 milhões de euros... e agora?


Guionistas partem para greve sem fim previsto
Os guionistas norte-americanos vão mesmo avançar para a greve. A paralisação foi anunciada sexta-feira à noite pela Writers Guild of America (WGA), o sindicato que congrega 12 mil guionistas, e tem início marcado para amanhã. Já o fim, esse, não foi sequer estipulado. Os guionistas exigem receber uma parte do valor que os produtores recebem com a exibição dos seus filmes, séries ou outros programas em plataformas como a Internet ou o DVD. Mas as negociações que se arrastaram nos últimos dias foram infrutíferas, com a Alliance of Motion Picture ( produtores de cinema) e a Television Producers (produtores de televisão) a manifestaram-se irredutíveis.
Além de exigirem receber uma quota-parte dos lucros, os guionistas querem ainda ver os seus salários aumentados. Hoje, os produtores vão reunir-se de novo com o sindicato para tentar travar a greve. É que a paralisação de há 19 anos (a última), que durou 22 semanas, custou à indústria cerca de 346 milhões de euros.


Greve de argumentistas nos EUA provoca primeira baixa a médio prazo - quase certo que HEROES: ORIGINS não vai acontecer

Artigo de Alec Baldwin sobre a greve dos guionistas americanos


A PF-TV resolveu confrontar alguns guionistas nacionais com uma hipótese provocatória: o que aconteceria se os guionistas portugueses fizessem greve?


healthy? prove it!

Sabia que marcas como a Longa Vida têm os dias contados, caso não provem cientificamente que estão, de facto, a contribuir para que os consumidores vivam mais?

televisão de época


Gostava de lá ter passado... pelas gravações da nova série de época da RTP, O Dia do Regicídio. O tema parece-me incrivelmente interessante e "bem apanhado". A morte do rei D. Carlos, em 1908 e que levou à implementação da República. Um momento da nossa história marcante e com a sua dose de barbaridade. O Filipe Homem Fonseca é um dos argumentistas, em conjunto com o Mário Botequilha, uma dupla que já tinha escrito a série Bocage.

O DIA DO REGICÍDIO - por aqui encontram-se alguns pormenores da investigação para escrever sobre o Dia


Lisboa recorda 'O Dia do Regicídio', em 1908
Série deve estrear na RTP em Fevereiro de 2008. O Terreiro do Paço, em Lisboa, voltou ontem por momentos a reviver os agitados minutos que, em 1908, sucederam ao assassinato do penúltimo rei de Portugal, D. Carlos, e do seu filho D. Luís. Viram-se cavalos, carroças, quiosques, o asfalto deu lugar à terra batida, os jeans foram substituídos pelas calças de pinça, pelos coletes de época, pelos vestidos a roçar os pés. Os "súbditos" acenavam à "realeza" que por ali passou. O ensurdecedor barulho de um tiro fê-los disparar num vai-vém de gritos, correndo sem rumo em busca de um local protegido. O rei tinha sido assassinado. Esse dia marcou o princípio do fim da monarquia.

domingo, novembro 04, 2007

run, run, sparkling light



Aquele rapaz de 12 anos, nascido em Maio de 1995, num dia de sol, e que corre com a bola ali na foto, é o meu irmão. Faz parte da equipa de iniciados do Caldas.

"Run, run, sparking light,
have your fun
and then come home at night
I'm sure you'll tell me something new
things you did and things you'll do
I can see the world through you"

letra de David Fonseca

rocket man


Comprar um objecto pode ser uma experiência espiritualmente muito reconfortante e animadora. Existe uma sensação de pertença. E, quando se trata de algo que valorizamos, de alguém que respeitamos e admiramos, tem tudo para se tornar num objecto pessoal. Existe uma história que começa ali, naquele momento em que nos dirigimos à loja e levamos para casa aquele pedaço de alegria, que iremos devorar pelas próximas semanas. Que nos vai acompanhar durante aquele tempo e, poderemos recordar mais tarde. É algo que fica. Fica enquanto nós ficarmos, ou nos lembrarmos...
Depois de não adquirir nenhum álbum durante meses, foi com prazer e entusiasmo que dei 15€95 por DREAMS IN COLOUR, de David Fonseca (um dos músicos nacionais mais criativos e brilhantes). Há algumas coisas que temos mesmo de comprar... só assim lhes vamos dar valor... são nossas... pertencem-nos.


"I miss the earth so much I miss my wife
It’s lonely out in space
On such a timeless flight
And I think it’s gonna be a long long time
Till touch down brings me round again to find
I’m not the man they think I am at home
Oh no no no I’m a rocket man
Rocket man burning out his fuse up here alone"

de uma das músicas no álbum, uma cover de Elton John, Rocket Man

riscos de saúde que se podem diminuir

O World Cancer Research Fund fez a maior pesquisa de sempre sobre estilo de vida e o cancro e chegou à conclusão que os magros têm menor risco de cancro. Mesmo aqueles que têm excesso de peso, se o perderam diminuem também o tal risco de cancro. Aos adultos é ainda aconselhado que evitem bebidas açucaradas e alcool, bem como comer bacon e presunto (deverá incluir fiambre). Durante cinco anos, o painel examinou e comparou 7 mil estudos já existentes.
"O cancro não é uma questão de destino, mas sim uma questão de risco, e nós podemos ajustar esses riscos consoante a forma como nos comportamos. É muito importante que as pessoas sintam que estão em controlo daquilo que fazem", diz um dos autores da pesquisa.

RECOMENDAÇÕES INCLUEM:
Limit red meat
Limit alcohol
Avoid bacon, ham, and other processed meats
No sugary drinks
No weight gain after 21
Exercise every day
Breastfeed children
Do not take dietary supplements to cut cancer

(documento em PDF: Food, activity and prevention of cancer report [11.9MB] )


Be thin to cut cancer, study says
Onions 'cut heart disease risk'

horrores reais

Há notícias que afectam mais do que outras, doem mesmo. Uma jovem britânica de 21 anos, a fazer um Erasmus em Itália (Perugia), foi barbaramente assassinada num apartamento que partilhava com outros estudantes. A polícia encontrou o apartamento fechado por dentro, uma janela partida e a rapariga morta, com a garganta cortada... Não é por acaso que a notícia lidera o top das mais lidas na BBC - ver a foto da rapariga, cheia de vida, torna a notícia mais dolorosa; dá-lhe um rosto.

Italian police seek murder clues
outra morte estranha:
Australian presenter found dead

um país de desporto



Esta tarde, assisti ao Bombarral-Caldas (1-3), em infantis. Uma experiência curiosa para repetir!

sábado, novembro 03, 2007

desconhecimento envergonhado

Nunca li nenhum livro dele e sinto-me mal por isso. Foi o vencedor do Prémio José Saramago, pelos vistos, com grande mérito, vive em Vila do Conde e chama-se valter hugo mãe. O blog dele tem textos de uma originalidade incrível.

o que se passa lá em cima



Space Shuttle Discovery e uma nave Soyuz.

como eles se conheceram

Um vídeo do You Tube animado, usando o próprio corpo para colocar animação e contar uma pequena história. Brilhante!

frescas e boas




O frio voltou. Pelas Caldas da Rainha treme-se e tudo. Tudo isto com sol com fartura. Começa a ser também a altura das "quentes e boas", as castanhas... assadas na lareira, com muito sal grosso, são uma das maiores invenções da humanidade, a seguir à electricidade.
A água da torneira está gelada. Os espirros são uma constante. Mais um Inverno a chegar. Quantos haverão mais? Serão todos assim, estranhos e repletos de calor e frio esporádico e que desaparece num ápice?

like a rolling stone - bob dylan




Once upon a time you dressed so fine
You threw the bums a dime in your prime, didn't you?
People'd call, say, "Beware doll, you're bound to fall"
You thought they were all kiddin' you
You used to laugh about
Everybody that was hangin' out
Now you don't talk so loud
Now you don't seem so proud
About having to be scrounging for your next meal.

How does it feel
How does it feel
To be without a home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?

You've gone to the finest school all right, Miss Lonely
But you know you only used to get juiced in it
And nobody has ever taught you how to live on the street
And now you find out you're gonna have to get used to it
You said you'd never compromise
With the mystery tramp, but now you realize
He's not selling any alibis
As you stare into the vacuum of his eyes
And ask him do you want to make a deal?

How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?


You never turned around to see the frowns on the jugglers and the clowns
When they all come down and did tricks for you
You never understood that it ain't no good
You shouldn't let other people get your kicks for you
You used to ride on the chrome horse with your diplomat
Who carried on his shoulder a Siamese cat
Ain't it hard when you discover that
He really wasn't where it's at
After he took from you everything he could steal.

How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?

Princess on the steeple and all the pretty people
They're drinkin', thinkin' that they got it made
Exchanging all kinds of precious gifts and things
But you'd better lift your diamond ring, you'd better pawn it babe
You used to be so amused
At Napoleon in rags and the language that he used
Go to him now, he calls you, you can't refuse
When you got nothing, you got nothing to lose
You're invisible now, you got no secrets to conceal.

How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?

sexta-feira, novembro 02, 2007

junte-se a nós, vamos dizer piaçaba

mr seinfeld

Seinfeld fala sobre a sua carreira ao NY Times - a ver

há um ano... por aqui


Da parede para o concerto
Calmo e sorridente, animado e cheio de vontade de contar a sua arte, David Fonseca esteve à conversa comigo a propósito do álbum, Our Hearts Will Beat As One e o concerto de dia 11 de Novembro [2006], no Centro Olga do Cadaval (Sintra).



reportagem áudio


“Alma” em Lisboa
[Peça radiofónica feita para a TSF em Setembro de 2003; finalmente consegui colocá-la online, apesar de ter alguns cortes]

A megaprodução austríaca “Alma”, estreou no dia 12 de Setembro em Lisboa, e é descrita como uma peça insólita, como nunca ninguém viu em Portugal. Mais do que uma peça, é um polidrama, porque decorre em vários espaços e em simultâneo.
A austríaca que é retratada, notabilizou-se por ter como amante, o pintor, Oskar Kokoschka e como maridos: Gustav Mahler, compositor; o arquitecto e fundador do "Bauhaus”, Walter Gropius; e o poeta Franz Werfel.
O elenco conta como protagonista Simone de Oliveira, mas muitos dos actores são estrangeiros.
Esta actuação, que dura 3 horas e 15 minutos e é falada em inglês, português e francês, tem também a particularidade de ser o último espectáculo no Convento dos Inglesinhos (do século dezassete). Uma última oportunidade de ser visitado pelo público, isto porque vai ser transformado em apartamentos de luxo pela actual proprietária, Amorim Imobiliária.
O jornalista João Tomé faz um relato desta “viagem teatral” ao mundo de Alma Mahler-Werfel.



as 100 palavras da brijit

O conceito é original (que eu saiba) e parece convencer. Um site cujo slogan explica tudo: "Great content in 100 or less". Trata-se nem mais nem menos de que um site profissional, bem feito, chamado Brijit (tem nome de ex-mulher de Sylvester Stallone, mais ou menos), que escolhe belos artigos em diversos jornais e os resume em 100 palavras. Um pouco como este blog, mas de forma mais profissional e sistemática. Uma selecção importante nos dias de hoje de fluxo de informação muito abundante. A sugestão via-a no Ponto Media.



james improvising

Vídeos raros de Jim Morrison, no You Tube. Descobertas para serem feitas.

break do sócrates



Depois da versão vídeo do rap do Filipe Homem de Fonseca, aqui fica a versão audio desse brilhante momento:

a recordar :: jornalismo

Este artigo (First lesson in audio for journalists) tem conselhos simples e muito úteis para jornalistas que querem aprender ou reaprender a trabalhar em audio. Sugere ainda um program de edição audio gratuito que não conhecia, o Audacity.

Deixo de seguida outras sugestões do Ponto Media, de António Granado:
o ensino do jornalismo na era digital

30+ Tools For The Amateur Writer

Plugged in, tuned out

WavePad - Audio Editing Software for Windows

a profissão de editor no século XXI

Vídeo on-line sources

Webdesign 30+ Joomla Tools and Resources

Online Journalism Awards 2007

receita para um bom site noticioso

JOÃO Canavilhas, da UBI, escreve hoje no Online Journalism Blog sobre a “pirâmide deitada“.

The Top 35 Environmental Blogs

web-reportagem da revista Géo

Idea Lab - “Reinventing Community News for the Digital Age”

Top 10 UK newspapers online

Vanity Fair: Is This the End of News?

CADERNO especial no El País de hoje sobre as mudanças que aí vêm

50 Web 2.0 Ways To Tell a Story

Free File Hosting Made Simple - MediaFire

El País de hoje sobre as mudanças que aí vêm

Can science blogs save science journalism?

How do we teach the conversation?
News is a conversation. Life is a conversation. The question for us is, how do we teach our students to be great conversationalists?

YouTube TOOLBOX: 30+ YouTube Resources & Site Integration Tools

Best Free Documentaries

20 Tools For Working With Fonts

THE Guardian, a não perder: Great interviews of the 20th century

ARQUIVO NY Times pérolas e a primeira referência à World Wide Web, em 28 de Fevereiro de 1993

Médias de entrada em Jornalismo
AQUI ESTÃO as notas de entrada deste ano (2007) dos cursos de Comunicação e Jornalismo do Ensino Público:
Ciências da Comunicação - U Nova Lisboa - 16,50 - 85 vagas