quinta-feira, março 30, 2006

citação da década

Woody Allen - "Life doesn't imitate art, it imitates bad television."

quarta-feira, março 29, 2006

ciclone wati

Image hosting by Photobucket

A passagem do ciclone Wati pela Austrália provocou ondas gigantes que têm feito as delícias dos mais aventureiros. Sidney, Hunter e Illawarra foram as zonas onde foram detectadas as ondas mais altas, que chegaram aos oito metros.

river bend


Um BLOG especial: An anonymous blog by a young woman in war-torn Iraq has been longlisted for BBC Four's Samuel Johnson Prize for non-fiction

cazaquistão

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket

Hoje será enviado para o espaço um foguetão russo-brasileiro, a partir do Cazaquistão.

novidades na 2:

'Jornal 2' com espaço cultural a partir de Abril
Um espaço de informação cultural de "dois a cinco minutos" diariamente, a partir de dia 3, no Jornal 2 é uma das novidades da grelha da Primavera que a nova direcção da 2 liderada por Jorge Wemans, ontem apresentou.
Só a 26 de Maio a 2: terá um "magazine temático" cultural de uma hora/semana. Sobre o novo programa, que passará sextas-feiras às 22.30, Wemans recusou avançar quaisquer detalhes. Apenas disse que "Anabela Mota Ribeiro não está presente na grelha da Primavera da 2:.

"É muito importante o carácter alternativo da programação da 2:, enfatizou o responsável, sublinhando que "a identidade da 2:, enquanto canal do conhecimento e da cultura, é uma marca transversal impressa em toda a grelha da 2:".
As noites do segundo canal de serviço público de televisão querem "levar mais longe o conceito do canal que tem as melhores séries". A 24 de Abril estreia-se a derradeira série de Sete Palmos de Terra; a partir de 4 de Abril, as terças-feiras recebem a oitava série de Serviço de Urgência, seguindo-se 24, às quartas-feiras. Depois d'O Apelo, que passa às quintas-feiras, a 2: vai exibir Supernatural (estreia marcada para 27 de Abril).

Para o fim da noite a 2: reservou documentários, entrevistas, debates e programas de humor em português. "Queremos que a segunda-feira seja um ex-libris da televisão portuguesa", disse o subdirector Bruno Santos (que transitou da direcção de Manuel Falcão). O primeiro documentário, Occupation Dreamland, será exibido a 3 de Abril e assinala os três anos da ocupação do Iraque. Bruno Santos disse querer "tratar muito bem o público" da 2 que caracterizou de "muito exigente".
Por Outro Lado, de Ana Sousa Dias, passa para as terças-feiras, às 23.30. Neste horário mantém-se às quartas-feiras Clube de Jornalistas e, às quintas, A Revolta dos Pastéis de Nata - que regressa com novidades a 20 de Abril.

fumar

PERGUNTA DO DIA: E cá [Portugal] ou lá [EUA], há uma pergunta que há 25 ou 35 anos não fazia sentido, mas hoje faz: quem pode não começar a fumar, num tempo em que toda a informação é taxativa sobre a matéria, porque o fará?

por Pedro Rolo Duarte, in DN
Após ler a crónica do Vicente Jorge Silva, não pude deixar de sentir uma certa estranheza pelo facto de este senhor que respeito e admiro estar a escrever para um jornal que é de referência, mas cuja circulação é de tal forma reduzida que faz pensar que Portugal é, de facto, um país com um nível cultural baixo. Sim, existem matérias de óbvio sucesso junto da massa do público, mesmo assim, existe em Portugal uma tendência para se ir pelo facilitismo exacerbado que me preocupa. O DN pecou por mostrar instabilidade de chefia, que se traduziu numa mudança no jornal que o levou para caminhos mais ligeiros e cor de rosa, os quais não é nem deve ser especialista. Para isso existem outros meios...

ciência

Prémio António Champallimaud
Galardão apresentado em Bruxelas é o maior prémio de ciência do mundo
António Guterres, Jacques Delor e Mary Robinson fazem parte do júri do prémio António Champallimaud de Ciência, que foi apresentado esta terça-feira na Comissão Europeia, em Bruxelas.
O galardão no valor de um milhão de euros é já o maior prémio de ciência do mundo, ultrapassando o montante financeiro do Prémio Nobel, e pretende distinguir trabalhos de investigação para combater a cegueira. A primeira atribuição do prémio será em 2007 e, de acordo com as regras da Fundação Champallimaud, terá de premiar uma equipa que esteja a trabalhar em países em vias de desenvolvimento.

snake charmers

Image hosting by Photobucket

Paquistão, aldeia perto de Hyderabad. Durante uma mostra de encantadores de cobras, actividade que é ensinada também às crianças.


Image hosting by Photobucket

ordem dos jornalistas

[Para mim, deveria de existir uma Ordem dos Jornalistas, por várias situações. Não só para regular melhor o panorama ético e deontológico dos jornalistas, que bem precisa de auxílio, como para ajudar a definir com clareza, bom senso e rigor, quem é jornalista, dando também uma ajuda e organização preciosa a quem está a começar a profissão!]

Opinião de Vicente Jorge Silva
Ordem e desordem jornalística
Há dias, num colóquio organizado pela revista Cais, perguntaram- -me o que é que pensava sobre a criação de uma Ordem dos Jornalistas. A questão era oportuna mas também incómoda - por vários motivos. Primeiro, porque tenho uma aversão epidérmica às organizações de tipo corporativo (que habitualmente tendem a defender os seus associados mesmo quando estes têm comportamentos eticamente indefensáveis); segundo, porque certas tentativas passadas de formação de uma Ordem dos Jornalistas foram inspiradas pelo mero desejo de protagonismo mitómano dos seus promotores, o que lhes retirava qualquer credibilidade; terceiro, porque tenho fundadas dúvidas de que a actual maioria dos jornalistas portugueses, nestes tempos de tabloidização galopante, estejam efectivamente interessados em bater-se por uma autêntica ética profissional.

Em todo o caso, acabei por responder que sim, apesar dos engulhos que me provocam a palavra Ordem e as suas conotações corporativas, preferindo talvez um termo menos carregado, como Associação. É que nunca, numa já longa experiência de jornalista, senti tanto a falta de uma organização que tivesse o objectivo específico de enquadrar, no plano ético e deontológico, o exercício da profissão. Nunca como agora me pareceu que a condição do jornalista estivesse tão permeável à degradação dos padrões éticos e profissionais - e, por isso mesmo, tão vulnerável à pressão intrusiva dos poderes (político, judicial, económico) que visam condicionar, tutelar e submeter a actividade jornalística a uma lógica que lhe é estranha, destruindo a sua autonomia, instrumentalizando a sua função mediadora, promovendo a promiscuidade com outros géneros e convertendo o jornalista num servil agente propagandístico de interesses alheios ao seu estatuto na sociedade.
mais in DN


Ver aqui opiniões sobre a Ordem de Jornalistas

imprensa

[Confirma-se o crescimento dos gratuitos, e a crise nos diários pagos. Torna-se até caricato ver os números do DN, que perdeu desde 2004 mais de 12% de tiragem, ficando-se nos 33 mil exemplares por dia... ]

Diários vendem menos 26 mil
Doze meses de produção noticiosa em 2005 não se traduzem, necessariamente, em boas notícias para a imprensa portuguesa: os cinco principais diários venderam menos 26 mil exemplares por dia face a 2004. A revista Sábado foi a única publicação semanal de informação geral que aumentou as vendas e os desportivos Record e O Jogo afinaram pelo mesmo diapasão dos diários generalistas e perderam compradores. Contas feitas aos exemplares vendidos pelas várias publicações, ontem divulgados pela Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens (APCT), a crise transversal apenas poupou a imprensa económica, que registou um crescimento próximo dos dez mil exemplares relativamente ao período homólogo.Já os três gratuitos generalistas ultrapassaram com conforto a média dos 450 mil exemplares por edição, confirmando o enraizar de um novo hábito na rotina dos portugueses.
mais in DN, por Ana Pago

poligamia


Poligamia em discussão com série da HBO

'Big Love': Real Polygamists Look at HBO Polygamists and Find Sex
"Big Love," HBO's new take on a fictional polygamous family in the suburbs of this city, was on the television. The Viagra-popping Bill Henrickson (Bill Paxton) was thrashing in bed with Margene (Ginnifer Goodwin), the youngest of his three wives. The five women watching the show — covering their eyes during the sex scenes, chiding the competitive wives, urging Bill to take control — were critics with special credentials: a current or past polygamous marriage.

9/11



"I was supposed to fly a plane into the White House."
ZACARIAS MOUSSAOUI, a testemunhar sobre o seu papel nos ataques de 11 de Setembro.

malaria


DEATH BY MOSQUITO: Malaria kills more than 1 million people each year. Bed nets like these are being used to protect families all over sub-Saharan Africa

mais in Time

modelo norueguês

Norway's welfare model 'helps birth rate'
Birth rates in the European Union are falling fast.
In the third of a series about motherhood and the role of the state in encouraging couples to have more children, the BBC's Lars Bevanger in Oslo examines whether generous family policies explain why Norwegian women give birth to more babies than most of their European sisters.

Inger Sethov works for Norway's second largest oil and gas company, Hydro. She is pregnant with her second baby. Five-year-old Lea will have a little brother or sister in June.
For Inger and her partner Pierre, having children was never a difficult choice.
"I'm entitled to 12 months off work with 80% pay, or 10 months with full pay. My husband is entitled to take almost all of that leave instead of me, and he must take at least four weeks out.


High birth rate, high employment rate
The paid leave is guaranteed by the National Insurance Act, and dates back to 1956. Because the leave is financed through taxes, employers don't lose out financially when people take out their parental leave.
The present system of 10 or 12 months leave with 100% or 80% pay was introduced in 1993. Since then, the fertility rate has been a steady 1.8 - higher than most European countries.

in BBC

citações do semestre

Eroticism has its own moral justification because it says that pleasure is enough for me; it is a statement of the individual's sovereignty.

---------------

If you are killed because you are a writer, that's the maximum expression of respect, you know.

---------------

Writing a book is a very lonely business. You are totally cut off from the rest of the world, submerged in your obsessions and memories.

---------------

No matter how ephemeral it is, a novel is something, while despair is nothing.


Mario Vargas Llosa, romancista e político peruano

f (frança) de revolução

[A forma como as manifestações em França se andam a processar revela uma revolta interior muito grande dos franceses, nomeadamente dos jovens. Parece existir um autêntico barril de pólvora, cujos foguetes, já vimos alguns, mas ainda poderemos ver uma explosão digna de um míssil de alta tonelagem. Outro dos pormenores, ou dos principais focos mesmo, é a forma como os políticos parecem conseguir inflamar mais os revoltados...]

Três milhões de manifestantes em Paris
Violência marca protestos
Cerca de três milhões de pessoas saíram às ruas hoje em Paris em protesto contra o Contrato de Primeiro Emprego (CPE), que permite o despedimento dos jovens até aos 26 anos sem direito à indemnização durante os dois primeiros anos de trabalho. Foi o dia mais violento da manifestação que está a deixar isolado o Governo francês. Cerca de 400 pessoas terão sido detidas.

Desordeiros provocam estragos nas ruas de Paris
Villepin enfrenta «terça-feira negra»

bem-vinda primavera



Lírios em flor
Na Índia a Primavera é digna do nome e as flores já enchem os campos. Crianças brincam entre os lírios aquáticos em pleno esplendor primaveril nos arredores de Calcutá. Os lírios preenchem cada centímetro de extensões gigantescas de prado e são uma imagem de marca da estação no país. (Foto: Piyal Adhikary/EPA) - in Publico.pt

white house

Casa branca
Casa branca em frente ao mar enorme,
Com o teu jardim de areia e flores marinhas
E o teu silêncio intacto em que dorme
O milagre das coisas que eram minhas.
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

A ti eu voltarei após o incerto
Calor de tantos gestos recebidos
Passados os tumultos e o deserto
Beijados os fantasmas, percorridos
Os murmúrios da terra indefinida.

Em ti renascerei num mundo meu
E a redenção virá nas tuas linhas
Onde nenhuma coisa se perdeu
Do milagre das coisas que eram minhas.

Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 - 2004)
"Poesia I", 1944
in
Público

transamerica



O que se passa neste momento na Broadway? Pergunto eu. Isto, responde o NY Times:

Performances Begin on Broadway April 20th!
Get ready for the hottest new show on Broadway! It's Hot Feet, a heartstopping, totally energizing, music and dance explosion, featuring the music of Earth, Wind & Fire, including such hits as After The Love Is Gone , Boogie Wonderland, Shining Star, September , and six all new original songs.

voa voa aurora

Missão Aurora
NASA relança exploração dos maiores asteróides do sistema solar
A NASA anunciou hoje o relançamento da sua missão Aurora, que visa o estudo dos maiores asteróides do sistema solar, poucas semanas depois de ter decidido abandonar o projecto por motivos técnicos e orçamentais.
A direcção da agência espacial norte-americana (NASA) decidiu reconsiderar a decisão depois de um apelo do seu Laboratório de Propulsão por Jacto (JPL), a agência responsável pelo projecto. "Uma nova análise do projecto revelou que a equipa responsável alcançou importantes progressos em numerosos problemas técnicos da missão e afinal pensamos que pode ter êxito", declarou Rex Geveden, administrador adjunto da NASA que presidia ao grupo de peritos.

conduto em alta

[Sobre a saída de Hélder Conduto da TSF e SIC, tenho a dizer duas intensidades distintas. A primeira, é que é um dos melhores jornalistas desportivos e, apesar da idade, tem uma maturidade que não se encontra em muitos dos mais velhos - admiro-o bastante -, a segunda observação é os problemas que a TSF irá ter agora, sem a presença de Conduto nas emissões, uma baixa de vulto a vários níveis.]

Helder Conduto no grupo RTP
O jornalista Helder Conduto vai trocar a TSF e a SIC pelo grupo RTP, onde será coordenador de desporto da estação televisiva e colaborador da rádio pública. Com 29 anos, Conduto estava há dez na rádio da Controlinveste, onde entrou como estagiário, e há seis como colaborador do desporto da estação de Carnaxide.
"O convite é muito aliciante, porque além de poder continuar a fazer televisão e relatos na rádio, propuseram-me funções de responsabilidade e um papel influente na equipa", explicou o jornalista ao DN.
Helder Conduto, que deverá apresentar-se apenas em Maio, diz-se "entusiasmado", mas opta pela prudência: "ainda não está nada oficializado, mas as coisas estão tratadas".
Para o director de informação da televisão, Luís Marinho, a contratação de Conduto "representa uma importante mais-valia para a redacção" da estação. "Ele é um grande profissional, jovem, e é um sinal de renovação da RTP", disse ao DN. Helder Conduto assumirá as funções de coordenador do departamento de desporto, cujo editor continuará a ser João Pedro Mendonça.
Também na rádio pública a chegada do jornalista ao grupo é vista com bom olhos. Paulo Sérgio, o subdirector de informação e homem forte do desporto da Antena 1, considera Conduto "um dos maiores, um excelente reforço, para juntar aos grandes valores" da emissora. "Conheço o Helder desde os tempos em que eu estava na TSF e ele é muito bom: evoluiu muito, é multifacetado e é um grande companheiro", disse.
Para Paulo Sérgio, "a Antena 1 está cada vez mais forte e vai continuar a trabalhar para chegar à liderança da rádio de referência em Portugal, não só no desporto".
(...)
Com a saída de Helder Conduto da rádio informativa, e depois da morte Jorge Perestrelo em Maio do ano passado, a TSF fica a contar apenas com dois relatores: o já referido Fernando Correia e João Ricardo Pateiro, da redacção do Porto

mais in DN

noite de empate e esperança na luz

Larsson - Benfica-Barcelona 0-0


Image hosting by Photobucket



Image hosting by Photobucket




Image hosting by Photobucket



Fotos: Lusa

think better

In a dim corner of my room for longer than my fance
thinks
in The Ballad of readind Gaol and Other Poems, de Oscar Wilde

apple

Os benefícios da maçã
Cardiologistas e produtores estão juntos numa campanha que pretende estimular o consumo diário de maçãs. Comer pelo menos uma maçã por dia, de preferência com a pele pode fazer bem à saúde. Comer fruta é benéfico para a saúde e a maçã é uma das frutas que os médicos elegem, já que ajuda a prevenir doenças cardíacas, a diabetes e a obesidade e até a regular os níveis de colesterol.
sugestão da Lua

margarida rebelo pinto - trade mark


[É curioso ver como Margarida Rebelo Pinto reagiu a um livro que "goza" de certa forma com ela. Por um lado, podemos dizer: é totalmente normal, se fosse connosco também não gostariamos de ser ridicularizados. Por outro: a escrita, de facto, é gozável e talvez até seja um belo serviço público gozar com ela por isso mesmo. Se repararmos, de livro para livro existem situações tão iguais, frases iguais... com ela é tudo muito... mais do mesmo. Acho piada é ao argumento utilizado de que o nome dela não pode aparecer no livro porque está registado... ]


Margarida Rebelo Pinto e editor tentam impedir venda de livro crítico
Margarida Rebelo Pinto e a editora Oficina do Livro interpuseram uma providência cautelar para impedir a venda de um livro que analisa criticamente a obra da escritora, revelou à Lusa o seu autor, João Pedro George.O escritor tem no prelo da editora Objecto Cardíaco a obra «Couves & Alforrecas: Os Segredos da Escrita de Margarida Rebelo Pinto», que parte de um texto que publicou em Outubro de 2005 no blog Esplanar, agora retirado devido à publicação em livro.A providência cautelar alega ainda que, após a publicação de «Couves & Alforrecas: Os Segredos da Escrita de Margarida Rebelo Pinto» no blog Esplanar - o que deu origem a uma notícia no jornal 24 Horas -, as vendas dos livros da autora sofreram uma forte quebra.


a que sabe roma?



At Osteria dell'Angelo: a puntarelle salad, tripe and tonnarelli cacio e pepe, a typical Roman pasta with cheese and pepper.

The Bounty of Rome
HOW does Rome taste? An odd question perhaps, but the sort that comes to mind when I read travel accounts that define cities by sights and sounds, colors and tempo. What about the flavor, I wonder, meaning that more literally than figuratively.
Say Rome to me and my first thoughts are not of the swirling traffic around the marble wedding cake that is a monument to Vittorio Emanuele II, nor of the eaten-out stone melon that is the Colosseum, nor of the "Dolce Vita" set as immortalized by Fellini. Rather, I think first of the creamy foam, or spuma, that tops lightly sugared espresso at the always jammed Sant'Eustachio around the corner from the Pantheon, the coffee bar that I still consider this city's best.
in NY Times

citação


"It's hard sometimes to sort out who's killing who."
MAJ. GENERAL RICK LYNCH, an American military spokesman, on sectarian violence in Iraq.

terça-feira, março 28, 2006

imprensa paga

MAIS UMA AMEAÇA À IMPRENSA PAGA?
Um fenómeno há muito em desenvolvimento a nível internacional, a imprensa gratuita começa a dar os primeiros passos no nosso país. Este foi um dos temas discutidos no 05’Encontro de Comunicação da ESTA, contando com dois intervenientes com os quais não posso deixar de concordar.
Se por um lado o director do jornal “Metro”, Nuno Luz, nos diz que a imprensa gratuita não deve ser desvalorizada pala sua natureza(dependência da publicidade, diferenças no estatuto editorial, etc.), por outro, o jornalista do “Público”, João Rocha, vem acrescentar que a imprensa gratuita não constituirá uma ameaça à imprensa paga enquanto não definir a agenda e enquanto puser ao dispor do leitor um produto que a imprensa gratuita não pode disponibilizar.

por Catarina Machado, in Comunicar Direito

mais desenvolvimentos em novo semanário

BCP no semanário de Saraiva
A sociedade fundadora do novo semanário que está a ser preparado pelo ex-director do Expresso José António Saraiva terá no seu «núcleo duro» o Millenium BCP, apesar de o banco de Paulo Teixeira Pinto não comentar, refere a edição desta segunda-feira do Jornal de Negócios.
Desde o passado dia 7 de Março que se encontra constituído o grupo de fundadores do novo jornal, cujo nome será revelado em Abril. José António Saraiva e os ex-jornalistas do Expresso José António Lima, Mário Ramires e Vítor Rainho detêm, em partes iguais, 20% do capital.O projecto «terá como investidor uma instituição bancária, responsável por 25% do capital», anunciou Saraiva, embora garanta que ainda se está a proceder a «negociações finais».
Negando ser sua intenção desafiar o semanário de Pinto Balsemão, Saraiva garante que o novo jornal sairá ao sábado e trata-se de um conceito novo que poderá «atirar os outros jornais para a idade da pedra».

canoa na rua


"Para fazer um bom sketch, basta-lhes [Gato Fedorento] uma canoa numa rua. E essa a matéria de que é feito o génio. "

por Miguel Gaspar, in DN

segunda-feira, março 27, 2006

usa na net

EUA: 50 milhões lêem notícias online
Cerca de 50 milhões de internautas adultos dos EUA consultaram notícias na Internet, no ano passado, de acordo com o estudo «Online News», do instituto Pew Internet.
Estes dados do instituto americano indicam um crescimento de 25% no consumo de notícias pela web, impulsionado pela alta penetração doméstica de banda larga comparado com 2002.
O número de utilizadores norte-americanos de banda larga aumentou de 20 milhões para cerca de 74 milhões nos últimos quatro anos, o que significa 52% da população norte-americano que tem acesso à Net.

emigrar

Elas emigram por amor, eles por trabalho
Mais de um terço das mulheres europeias emigra por amor e para acompanhar a família e um em cada três homens por razões de trabalho, revela um estudo divulgado hoje em Bruxelas pela Comissão Europeia. Baseado em entrevistas a cinco mil europeus residentes fora do país natal nos cinco maiores Estados da Europa (França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha), o estudo evidencia as diferentes razões apontadas por homens e mulheres para terem abandonado o seu país. Metade dos inquiridos vive ou já viveu no estrangeiro, nomeadamente através da bolsa Erasmus, apesar dos estudos serem uma razão diminuta para ambos os sexos se deslocarem para o estrangeiro. Actualmente, apenas dois por cento dos cidadãos europeus vivem fora do seu país, a mesma percentagem de há 30 anos.

portugal fashion

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket

Marisa Cruz.

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket

Colecção de Fátima Lopes, no Portugal Fashion, ontem, no Porto.

ser ou não ser idoso

Tartaruga com 250 anos morreu num zoo da Índia
Tinha 250 anos e foi considerado o animal mais velho do mundo. A tartaruga Addwaita morreu esta semana no Jardim Zoológico de Calcutá, na Índia, onde terá chegado há 130 anos. Um problema renal associado à idade ditou a morte do animal.Foi durante o domínio britânico, nos finais do século XIX, que Addwaita chegou das ilhas Seicheles pela mão de marinheiros indianos. Juntamente com outras três tartarugas, foi entregue como presente a Lord Robert Clive, da Companhia das Índias Orientais.Com o passar dos anos, os outros animais foram morrendo, mas Addwaita manteve-se em forma, vivendo no jardim de Clive. Foi depois transportada para o Zoológico de Calcutá em 1875. Agora, mais de 130 anos depois, acabou por não resistir a um problema renal desencadeado pela sua longa idade. Segundo os responsáveis do zoo, nos últimos dias a tartaruga não andava a sentir-se bem e foi encontrada morta na sua gaiola na quarta-feira.
mais in DN

smelly cat


Gato em gravações
Gato Fedorento. Com o humor e crítica social a que já habituarem o seu público, os Gato Fedorento têm tido semanas ocupadas com a gravação da série Lopes da Silva, que estreia na RTP sexta-feira [na passada sexta]. O Frescas e Boas acompanhou as peripécias da gravação de um sketch… político.

João Tomé - in Destak (esta versão online é a original e com o triplo do tamanho da edição do jornal)

«Quem é está aqui a faltar às aulas?» Pergunta o senhor político Lopes da Silva, ou melhor, Ricardo Araújo Pereira (RAP) aos 48 jovens figurantes que fazem de público entusiasta de um comício inventado. Logo respondem quase metade ao colocarem o braço no ar. «Que bom, estamos a contribuir para a educação deste país», diz RAP. Entre a gravação das falas e as brincadeiras com colegas do Gato Fedorento e os figurantes, RAP vai desviando o olhar, a brilhar, para filha ainda bebé, que olha o pai a trabalhar ao colo da mãe.

Lopes da Silva, o político
No meio de uma sala pequena de um hotel de Lisboa, a azáfama das câmaras, da produtora, técnico de som, anotadora, realizador e a emoção dos figurantes, contrasta com a calma dos quatro homens que criaram um dos fenómenos de humor portugueses mais bem sucedidos dos últimos tempos, os Gato Fedorento. Entre os takes e cenas conferenciam, olhando para o caderno preto de RAP, onde está o texto que escreveram em casa do José Diogo Quintela. O sketch que estão a gravar mantém a simplicidade das primeiras temporadas do grupo: o candidato a presidente Lopes da Silva (RAP) está a dar um comício, com o seu assistente, Miguel Góis. Primeiro, vê-se impedido de falar já que o público repete entusiasticamente a sua última palavra de cada oração, até ao momento em que já repete, palavras como «aqui» e «conseguiremos» não deixando o candidato falar. Depois, assistimos à forma como o público fica frustrado e pára de apoiar o candidato sempre que ele diz a palavra: manietar. Em cenário, um evoluído cartaz com a cara gigante de RAP, desconfiado, já os figurantes envergam bandeirinhas e cartazes com a cara do político da moda, Lopes da Silva.

Os figurantes
RAP é o mais energético, vai constantemente fazendo os gestos e jeitos do personagem político e engravatado com o nome incontornável nesta nova série: Lopes da Silva. Canta o hino do partido com Miguel Góis, manda bocas ao «fininho», José Diogo Quintela, recolhe os conselhos de Tiago Dores e, do púlpito brinca com os jovens figurantes. «Já estive noutras gravações de séries portuguesas e nunca vi actores tão preocupados em distrair os figurantes, como agora. O RAP faz autêntico stand up comedy nas paragens de gravações», afirma Nelson, de 17 anos, que veio de Setúbal. Foram mais de dois mil candidatos para figurantes, dos 7 aos 67 anos, de norte a sul. Já dois amigos comentam: «estes são os nossos 15 minutos de fama», já que os figurantes são filmados bem de perto. No final, os Gato tentam apressar a já habitual pose para as dezenas de fotografias com os figurantes para irem ainda ver o jogo Benfica-V. Guimarães, excepto José Diogo Quintela, sportinguista. Nem a previsão de 15-0, ajudou o Benfica nessa noite de afastamento da Taça de Portugal.



“Teo”, realizador animado
Ao realizador do programa, Teotónio Bernardo, que veio já dos tempos da SIC, os Gato chamam um carinhoso “Teo”. «Eu respeito muito aquilo que eles fazem e, como autores que são, dou-lhes liberdade criativa, afinal este é o programa deles», disse ao Destak Teotónio Bernardo. Sobre a evolução para a RTP, «temos agora uma anotadora, mais técnicos, temos verdadeiros figurantes e cenário de jeito». Durante as gravações o realizador ri-se bastante com as brincadeiras dos Gato, mesmo assim, consegue manter a ordem, já que os considera «responsáveis». «É um privilégio trabalhar com autores assim, numa equipa com uma interacção muito grande», afirmou Teotónio Bernardo.

- Site da RTP sobre os Gato Fedorento

entrevista a mega ferreira

Mega quer hotel de luxo e programação de qualidade
Porque aceitou este convite? Foi um "pedido de socorro" do Governo PS?

Não atendo pedidos de socorro, não tenho vocação para bombeiro nem para político de carreira. Não aceitei ser ministro nem deputado... Sou de projectos. Gosto de pegar em coisas, imaginar, conceber e realizar. Quando a ministra me convidou só perguntei se tinha "carta branca para concluir o projecto CCB", construir os módulos 4 e 5. Ela respondeu "com certeza", e aceitei.

E as condições financeiras?
Já se consegue construir sem investir. E podemos, pelos estatutos, fazer uma concessão até 75 anos. Isso tem valor. Justifica que o concessionário invista na construção.

Porque é que essa foi a exigência número um?
Porque o projecto foi muito bem pensado, nas vertentes arquitectónica, urbana e financeira. Os módulos 4 e 5 devem gerar receitas para auxiliar o CCB a cumprir a missão: cultura da mais alta qualidade para o maior número de pessoas. São 17 mil metros quadrados de terreno. Porque está o terreno baldio nesta zona?

O que tem até agora?
Os primeiros passos. Estamos a reunir com uma entidade financeira e advogados. Há a ideia de um projecto que se financia a si próprio. Projectando no tempo o valor comercial da exploração encontra-se um valor. E deduz-se o valor da construção.

Senão, perderiam os terrenos.
Essa é uma das questões legais. Já há uma litigância sobre os terrenos porque foram expropriados para a construção desses módulos, mas nunca foi estabelecido um prazo.

A ideia é manter as funções originais? Hotel e centro comercial?
No módulo 4 um hotel que só pode ser de luxo, tipo seis estrelas. Não faz sentido outra coisa. E no módulo 5 uma área comercial altamente qualificada. Não é centro comercial. O [arquitecto] Manuel Salgado disse não acreditar, mas lembrei-lhe que trabalhámos na Expo!

E o CCB, entretanto?
Até lá, a situação financeira é equilibrada. O orçamento é o que é. As contas de 2005 foram encerradas com um prejuízo de 124 mil euros (25 mil contos). Não é prejuízo nenhum em 3 milhões de contos! E em 2006 temos oito milhões de euros do Estado e oito de receitas. Já é excepcional para um equipamento cultural em Portugal. Não chega para fazer mais coisas. Mas nós temos que ir à procura do dinheiro na rua. Para a Festa da Música fui ter com o presidente da Câmara de Lisboa. Não esperei que viesse ter comigo.
mais in DN

de aplaudir?

Governo apresenta 333 medidas de combate à burocracia
O Governo apresentou esta segunda-feira, em Lisboa, o Simplex 2006, um plano de simplificação administrativa que reúne 333 medidas com vista à simplificação e desburocratização das relações entre a sociedade e o Estado.
Cerca de dois terços (209) das medidas anunciadas visam a eliminação do suporte papel e de certidões. As consultas nos hospitais vão ser marcadas electronicamente nos centros de saúde, uma medida com a qual o Governo espera reduzir o tempo de espera para o atendimento hospitalar. As empresas vão deixar de ser obrigadas a fazer escritura no notário para muitos dos actos relativos à vida das sociedades.
Cada português vai poder passar a ter uma caixa postal electrónica a partir de Dezembro, para manter correspondência com entidades públicas e privadas. Se for solicitado, o Estado pode criar um endereço electrónico onde cada cidadão recebe e envia mensagens de correio electrónico (e-mails), a que pode aceder em qualquer parte do mundo.
Cerca de meio milhão de alunos e encarregados de educação deixarão de ter de renovar anualmente as matrículas escolares a partir do próximo ano lectivo. As candidaturas e inscrições no ensino superior vão poder ser feitas electronicamente a partir do próximo ano lectivo, uma medida que deverá beneficiar cerca de 380 mil candidatos.
Entre as medidas do Simplex 2006, o Governo destaca três dezenas, entre as quais o acesso gratuito ao diário da República, que passará a existir apenas em edição electrónica. O governo estima em três milhões de euros anuais a poupança decorrente desta medida.

Simplex

domingo, março 26, 2006

samrecycling

Samsung lança programa de reciclagem
A Samsung anunciou o lançamento da «S.T.A.R Programme» (Samsung Takeback And Recycling), um programa de reciclagem de consumíveis de impressão em 16 países europeus.Portugal é um dos 16 países europeus que integra este programa que para já visa apenas consumíveis como toners e tinteiros, sendo mais tarde alargado a mais produtos.

sexta-feira, março 24, 2006

ingres



"Grande Odalisque" (1814), de Dominique Ingres
Musée du Louvre, Paris - www.louvre.fr.

Crítica do NY Times: Ingres at the Louvre: His Pursuit of a Higher Reality



"Roger and Angelica (Angelica Saved by Ruggiero)" (1819)



"The Turkish Bath" (1859-63)

"The Vicomtesse d'Haussonville" (1845)

no canada

[Gostava de ir para o Canadá, é um país do qual sempre ouvi maravilhas, nomeadamente de um professor de história que tive no ciclo, que viveu lá durante vários anos e adorava as leis e as pessoas.]

Garante que "não há razões para alarme"
Embaixador do Canadá nega acção dirigida contra os emigrantes portugueses
O embaixador do Canadá em Lisboa informou o Governo português de que "não há nenhuma alteração à aplicação da lei de imigração" no seu país e desmentiu a existência de "alguma acção dirigida contra os portugueses", refere um comunicado emitido hoje pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

15 mil emigrantes ilegais temem expulsão
Mais de 15 mil portugueses ilegais a residir em Toronto correm o risco de expulsão. Alguns destes residem no Canadá há mais de dez anos, tendo emigrado com o pretexto de que eram perseguidos no nosso país por serem testemunhas de Jeová. Os processos de legalização arrastam-se.

gronelândia


Os gelos da Gronelândia estão a derreter-se cada vez mais depressa, sem que os cientistas compreendam bem o que está a acontecer


Comparação de modelos climáticos com aquecimento do planeta há 129 mil anos
Nível de água dos mares pode subir seis metros até 2100
Se a escalada das temperatura globais continuar ao ritmo actual, em 2100 o nível da água do mar pode subir seis metros. A causa é a aceleração do derretimento dos gelos da Gronelândia e da Antárctida, potenciado pelo grande degelo que está já a ocorrer no Árctico.
Da última vez que estes níveis foram atingidos, os primeiros homens modernos estavam a espalhar-se por África, aproveitando um período de excepcional aquecimento do planeta. Nem imaginavam sequer as enormes cidades costeiras que hoje existem, e que terão de ser abandonadas caso se confirme a tendência de degelo que está a espantar os cientistas.
Hoje, a revista "Science" publica uma série de estudos sobre o derretimento dos gelos causada pelo aquecimento do planeta, concentrando atenções no que se passa na Gronelândia - uma das grandes massas de gelo da Terra, cujos glaciares duplicaram de velocidade nos últimos anos, precipitando-se para o mar. Alguns, como o Kangerdlugssuaq, na zona centro-leste, mais do que duplicou de velocidade entre 2000 e 2005. Neste momento, está a avançar para o mar 13 quilómetros por ano.

mais in Publico, por Clara Barata

CIA - The World Factbook -- Greenland
Greenland Guide - the official travel
Greenland
Greenland - Wikipedia
Statistics Greenland
Namminersornerullutik
Kangerdlugssuaq
Kangerdlugssuaq - Vikipedio
BBC NEWS Science/Nature


Kangerdlugssuaq

press

Aqui vai alguma imprensa internacional sobre... Portugal:

Nova Zelândia
Portugal cocaine busts soar to near record
23.03.06 1.20pm By Axel Bugge
LISBON - Portugal has seized about 17 tonnes of cocaine so far this year, just under the record 18 tonnes it captured in 2005, as smugglers increasingly turn to its open coastline to reach Europe's markets, police said today. Portuguese authorities said that in an operation carried out with the Spanish police, they had seized 3.78 tonnes of cocaine and broke up a ring of smugglers using Portugal as a staging ground for Europe. "We hope that the (criminal) organisations know that investing in Portugal at this moment is a bad idea," Jose Braz, assistant national director of the police's drug unit, told reporters at a news conference with the seized cocaine piled up behind him.

Canada
The Algarve - Playground of Portugal
by Felicity Walker
The Algarve area of Portugal, which covers the southern-most part of the country, is an incredibly diverse region. Any holidaymaker can find an enjoyable way of filling their holiday hours. Add in a warm, sunny climate almost year round, and it's hardly surprising that the Algarve region is the major tourist area in Portugal. With all that sunshine, naturally many holidaymakers come in search of beaches, and they're not disappointed. With around 270km of coastline, including everything from wide sandy beaches to secluded inlets, there's something for everyone. Add to that a wide variety of accommodation with luxury resorts near bustling towns to quiet villages, and there's no doubt everyone is catered for.
(...)
The Algarve is an incredibly diverse region, it's hard to imagine that anyone could possibly visit without finding something of interest to see or do. So make sure you schedule a visit there soon.

gato, o regresso anunciado

Ricardo Araújo Pereira:
«Duvido que a gente consiga rebentar com as audiências. Mesmo que a SIC e a TVI coloquem a mira técnica, ganham à malta. Sobre o processo criativo, é muito cansativo. Exige, por texto, 10 horas de Playstation, sempre em casa do Zé Diogo. O Benfica ser campeão europeu é tão óbvio como a água ferver a 100º. Já todos sabemos o resultado com o Barcelona na Luz: 15-0, claro!»
in Destak, por João Tomé [Em breve colocarei mais sobre os Gato Fedorento]


Gato começam hoje na RTP
A série Lopes da Silva, quarta série do Gato Fedorento, primeira a ser exibida no canal público, estreia hoje às 21:15 na RTP1. Depois da saída da SIC, onde na Radical foram emitidas as séries Fonseca, Meireles e Barbosa, os “gatos”, surgem no horário nobre da RTP, com um programa de 13 episódios, cada um com 25 minutos.
Sobre a transferência do cabo para um generalista, Miguel Góis afirma que “a principal diferença é a capacidade para concretizar as ideias para os sketches. Antes não havia dinheiro para concretizar todas as ideias, mas na RTP podemos concretizar quase tudo”, remata.
O próximo projecto dos Gatos para a RTP, que já se encontra contratualizado e que deverá ser emitido no mês de Setembro ou Outubro. José Diogo Quintela adianta que “não será uma série de sketches, mas sim algo que nunca fizemos. Ainda estamos aprimorar o formato, mas vamos falar sobre actualidade”.
in Meios e Pub

info portuguesa na net


[As audiências na Internet, neste domínio, mostram situações engraçadas. Para já, há blogs mais vistos que os sites informativos depois, tem existido um crescimento. A ironia é que, a nível de aposta nestes sites, tem existido um decrescimento, como é o caso do líder, Público.pt - cuja redacção é agora mais pequena, infelizmente. O site do Público, mantém-se líder, apesar do duro revés que foi colocarem os conteúdos do jornal pagos, torna-se irónico terem diminuído a redacção do online e, mesmo assim, manterem-se líderes. Já o site do DN, que oferece os conteúdos do jornal, pelo menos a maioria, não está no top, talvez seja penalizado pelo site pouco apelativo. Eu sou consumidor de todos os sites no top, e também do DN, cujas visitas se tornam num período mais curto de tempo, visto ser estanque. Outro pormenor relativamente aos dados transmitidos é o facto de esta ser informação bem mais credível do que as medições relativas à televisão ou aos jornais, que são muito menos rigorosos...]


Público.pt continua a liderar
No mês de Fevereiro 795 mil portugueses consultaram, a partir de casa, sites de jornais, revistas e de informação online, segundo os resultados do estudo Netpanel, da Marktest. Estes resultados significam um aumento de 24% em relação ao período homólogo de 2005.
No entanto, relativamente ao mês de Janeiro regista-se um decréscimo do número de utilizadores únicos por dia, 167 mil, menos 1,8%, e também do número de páginas vistas, 46 milhões, menos 15% do que em Janeiro. Em relação ao período homólogo de 2005, por outro lado, deu-se uma subida significativa, quer do número de utilizadores únicos diários, 28,5%, quer de páginas vistas por mês, mais 21,7%.
O Público.pt continua a liderar a listagem de publicações online mais acedidas a partir de casa, tendo no mês de Fevereiro registado 267 mil utilizadores únicos. No segundo posto surge a página online do desportivo A Bola, com 249 mil visitantes, seguida pelo site do também desportivo Record, 209 mil utilizadores. Diário Digital, com 178 mil, e o Expresso online, 176 mil, encerram o Top 5 dos sites com mais utilizadores únicos.
Número de páginas vistas. A liderança pertence ao site d’A Bola, com 11.255 milhões, seguida pelo Record, 6.072 milhões, e pelo Expresso online, 4.362 milhões. O Jornal O Jogo surge nesta listagem no quarto posto, com 4.017 milhões de páginas vistas, à frente do site Mais Futebol, que registou 2.834 milhões.
in Meios e Pub

terça-feira, março 21, 2006

america, oh america



Title America (Jewel-Joy Stevens, America's Little Yankee Miss)

my forest




Hoje é dia da Árvore e da Floresta.
Foto: serEmot

paquete supervisiona rtp


[Já falei com Paquete de Oliveira duas vezes e parece-me uma pessoa perfeita para o cargo. Concordo plenamente e parece-me uma ideia muito bem conseguida por parte da RTP. Parabéns.]

Paquete de Oliveira convidado pela RTP
O sociólogo Paquete de Oliveira foi convidado pela administração da RTP para ocupar o cargo de provedor do telespectador, apurou o DN. O provedor do ouvinte também já foi escolhido pelos responsáveis da rádio e televisão pública, mas o seu nome continua por revelar.A figura do provedor foi criada pela a Assembleia da República numa iniciativa legal que decorreu entre o fim do 2005 e inicio deste ano. A Lei n.º 2/2006, publicada em Diário da República a 14 de Fevereiro, estatui que os provedores terão de ser "pessoas de reconhecido mérito profissional", com "capacidade de diálogo e de reflexão critica, cuja actividade profissional nos últimos cinco anos tenha estado ligada à comunicação social".
Ambos os provedores terão de "receber e avaliar a pertinência de queixas e sugestões dos telespectadores e ouvintes sobre os conteúdos difundidos", produzindo pareceres dirigidos às administrações, além de "indagar e formular conclusões sobre os critérios adoptados e os métodos utilizados na elaboração e apresentação da programação e da informação".
mais in DN

harper de volta


[Aí está ele, um dos meus músicos favoritos, de volta!]

Ben Harper tem novo álbum
"Both Sides of The Gun" é o mais recente trabalho do cantor
Ben Harper está de regresso com um álbum duplo. "Both Sides of The Gun" é a esperança numa "forma melhor de coexistirmos no planeta".
"I believe in the better way" é o tema que abre o mais recente álbum de Ben Harper. "Both Sides of The Gun" é uma viagem por 18 novos temas, divididos por dois discos. O cantor não conseguiu atribuir-lhes uma sequência única em termos musicais e decidiu separá-los.

Um é mais melódico. O outro é aproxima-se mais do estilo rock de Ben Harper. "Both Sides of The Gun" não tem lado A nem lado B. São dois momentos de música distintos: unidos pela mesma voz, separados pela facilidade com que o cantor mistura estilos.
Cada novo álbum é um regresso à infância, à loja de música folk que o avô tinha em Claremount. Foi lá que aprendeu sozinho a tocar todo o tipo de instrumentos – guitarra clássica, tambura, bateria. Sonoridades que aplicou a "Both Sides of The Gun".

Bem Harper acredita num mundo melhor. Quem o ouve acredita que a música que canta e compõe pode inspirar o mundo. Mas os rótulos nunca agradaram a Ben Harper e é por isso que entre o cantor americano e o público português existe uma boa relação.

"A primeira vez que fui a Portugal, logo desde a primeira nota percebi que estava tudo encaminhado. Não tive de explicar nada. Não precisei de dizer que era Blues, Folk, Funk, Rock, Jazz ou Soul. Não tive que elaborar um relatório de cinco páginas sobre o estilo de música que faço. Não tive que vendê-la. Foi instantâneo e isso é algo muito especial", diz.

in SIC

fati e o passaporte perdido

[Nada mais prevísivel. A senhora Fati, claro está, esqueceu-se do seu passaporte brasileiro no Brasil, isto lembrou-se ela alguns dias depois do Tribunal decidir que ela terá de entregar à justiça esse mesmo passaporte. Não sei porquê, mas já estava à espera...]

Autarca diz que deixou passaporte no Brasil
Fátima Felgueiras comunicou esta segunda-feira ao Tribunal de Instrução de Guimarães que está impedida de cumprir a ordem de entrega do seu passaporte brasileiro por o ter deixado no Brasil, disse à agência Lusa fonte judicial.

home of the free, home of the brave


[O que se segue a seguir?]

CBS multada por “programação indecente”
A comité da direcção da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos da América propôs multar em 3,6 milhões de dólares a cadeia CBS e várias afiliadas, por considerar que as mesmas têm “uma programação televisiva indecente”, segundo o jornal El Mundo.Na nota elaborada por este comité é assinalado que entre 2002 e 2005 foram recebidas milhares de queixas sobre 50 programas da estação. Entre as multas a aplicar está ainda o caso de Janet Jackson, que no intervalo da Super Bowl, em Fevereiro de 2004, mostrou um seio.
O comité propôs também multar dezenas de canais pertencentes à CBS, em 32.500 dólares cada, devido à emissão de um episódio da série Sem Rasto, em Portugal emitida no AXN, em que era mostrada uma orgia.No ano de 2004 a FCC recebeu mais de um milhão de queixas, metade das quais relacionadas com o caso de Janet Jackson.
in Meios e Pub

weird record

Spencer Tunick, Austria 1 (Ernst Happel Stadion, Kunsthalle Wien)

Esta é a imagem que suscitou tantas visitas a este blog, de Spencer Tunick.

A Internet é um mundo que se rege por modos estranhos, ou pelo menos diferentes daqueles que estamos habituados. Ontem, domingo, já tinha reparado numa afluência grande e invulgar, hoje deparei-me com uma autêntico recorde de afluência, algo que parecia não ter explicação por ser tão abrupto.


1,642


É o número de pessoas que já visitaram este blog no dia de hoje, ou melhor, desde as quatro da manhã de segunda-feira (a contagem parte daí). Fui à procura de uma explicação e percebi que a maior parte das pessoas são da América, e que entravam aqui por intermédio de uma pesquisa no Google relacionada com o fotógrafo de nús, Spencer Tunick. Como fiz um post sobre isso e coloquei uma imagem do site Artnet.de aqui está o resultado.
Link da pesquisa feita.

curiosidade do dia

Aniversário de Herman bate 'Circo'

blog!

BLOG!: HOW THE NEWEST MEDIA REVOLUTION IS CHANGING


Sugestão do dia:
How the Newest Media Revolution is Changing Politics, Business, and Culture
by David Kline and Dan Burstein
Available October 2005

Sinopse BLOG! is a thought-provoking book addressing the next big thing that is shaking up politics, business, media, culture. Blogs—and the online, interactive, real-time world they come out of—are changing the rules and realities of life in the 21st century. David Kline & Dan Burstein take you inside that process. These two authors—who teamed up to author the first big book about the impact of the Internet on business and culture more than a decade ago (the now legendary book, Road Warriors, Dutton, 1995)—now take the curious reader on an exploration of the emerging ecosystem known as the blogosphere. The book combines incisive essays on the areas where blogs are having the greatest impact, bold forecasts about how blogs will change many facets of our experience, and more than two dozen interviews with the leading bloggers who are defining the shape and scope of this new media revolution.

phono

Música alternativa e não só aparece no seguinte site com pormenor digno de registo:

cine7

Parabéns ao Cine7 pelo ano de vida e de muitos filmes. No meu caso, sou suspeito porque colabora como o blog, mas é uma ideia de louvar e que me parece bem concebida. Tenho a agradecer ao Fábio pelo interesse sempre demonstrado e pela ajuda na colocação online das críticas e ainda, claro, ao Gonçalo por me ter convidado a participar. Visitem e apreciem CINE7.
cine7 - www.cine7.blogspot.com

linguagem

Por sugestão do Abrupto aqui fica a curiosidade:

"No sítio do Dicionário de Oxford há uma secção chamada Ask the experts onde os especialistas respondem a perguntas técnicas ou simplesmente curiosas. Por exemplo, qual a palavra inglesa mais longa? Pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, uma doença pulmonar. A este sítio aplica-se bem um dos motes do Dicionário, "passionate about language"."

segunda-feira, março 20, 2006

adeus fixo

[A PT vai perdendo poderio, finalmente! Já que presta mau serviço, e beneficia de uma situação extremamente vantajosa com pouca benevolência para os clientes, que existam alternativas credíveis.]

PT perde clientes da rede fixa
Administração diz que o negócio não é um caso perdido
A Portugal Telecom está a perder 12 mil clientes da rede fixa por mês. A notícia é avançada pela edição de hoje do Jornal de Negócios, que adianta que a PT pretende investir neste serviço para o tornar sustentável e competitivo.
Os principais responsáveis pela perda da PT são as redes móveis, as redes fixas alternativas, como a Tele2, e os serviços de voz pela Internet. De acordo com o Jornal de Negócios, o serviço de telecomunicações fixas já só representa 42 por cento do total do mercado de voz. Os serviços móveis já conquistaram 58 por cento. Apesar dos números negativos, a administração da PT considera que o serviço da rede fixa não é um negócio em fim de vida. “Vai ter de haver um investimento muito forte na rede fixa, nos próximos dois a três anos, para dotá-la de capacidade competitiva, para ela poder ter terceira geração, incluindo TV”, explicou fonte da PT ao Jornal de Negócios. As intenções de modernização da rede fixa da PT estão dependentes do que acontecer no futuro próximo em relação à OPA feita pela PT.

ciclone

Image hosting by Photobucket

Cairns, Austrália. Jovens observam uma árvore caída após a passagem do ciclone tropical Larry. Vinte feridos e um número não determinado de desaparecidos, além de prejuízos avultados, no nordeste da Austrália. Com ventos que atingiram os 290 quilómetros por hora, o Larry foi classificado inicialmente com a categoria 5 pelo Departamento de Meteorologia de Queensland, mas foi reclassificado na categoria 4 ao atingir terra, perdendo parte da sua força.

Foto: Lusa

domingo, março 19, 2006

portugal portugal

Estudo: metade dos portugueses incapaz de memorizar códigos de cartões
Um estudo divulgado esta quarta-feira pela Card Protection Plan (CPP) mostra que metade dos portugueses é incapaz de se lembrar de todos os seus códigos PIN dos cartões. Um terço dos inquiridos revelou também que partilha os seus códigos com outras pessoas que lhe são próximas, sendo as mulheres que mais confiam nos homens.A par dessa maior confiança, a dificuldade em memorizar os números pode justificar o facto de uma em cada 10 mulheres já se ter esquecido pelo menos quatro vezes do código do cartão de pagamentos.O estudo refere ainda que é duas vezes mais provável que os homens guardem uma cópia do PIN dentro da carteira do que as mulheres.

Erasmus: Portugal é o 9º país mais procurado
Portugal acolheu 4.166 estudantes estrangeiros com bolsa Erasmus no ano lectivo 2004/2005, sendo o nono país mais procurado entre os 31 que participam no programa comunitário de mobilidade de estudantes.A Espanha continua a ser o destino preferido dos estudantes, tendo acolhido 25.511 alunos, seguida da França (20.519), Alemanha (17.273), o país que mais atrai os professores, e Reino Unido (16.266).Os menos procurados são o Luxemburgo (16) e o Lichtenstein (17).As áreas mais populares são os estudos de comércio, seguidos das línguas e estudos de filologia e ciências sociais.

sábado, março 18, 2006

π :: pi


3,14159265358979323846, o principio do PI que se comemora este ano.

O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, de Lisboa, junta-se a esta iniciativa e convida o público a participar numa série de actividades, "Os desafios do π ", que terão lugar de terça a domingo, dias 14 a 19 de Março, durante o horário de abertura do pavilhão.

PI2

reminiscências de 2003 - bolinha vermelha


[Avisam-se desde já que as crianças com mais de 18 anos não deverão ver o seguinte conteúdo produzido por sua Alteza Real, Pipi:]





"O SUMIÇO
Tive ontem um sonho que fez com que se erguessem, hirsutos, os pêlos de meus pobres colhões. Primeiro, seduzi com gosto pito gorducho. Num relojoeiro do shopping, vi refegos e refegos metidos dentro de vestido justo, curvilíneos lençóis de tecido gorduroso, que me conseguem inturgescer o pepino como ninguém. E bons melões gémeos de bicos tesos, impelindo o soutien com vigor. Investi. Inês, de seu nome, rosto de colégio, mente de bordel. Menos de cinco minutos depois, rebolo-me com o untuoso grelo no seu próprio leito. (...)

CRIME DE LESA-PICHA
Um conselho para quem nunca fez investidas de mangalho em crica sopeira: ponham termo à vida. A sério. Não merecem estar vivos. A crica sopeira é um santuário conal, o supra-sumo das cricas. Quando uma sopeira fode, está apenas a foder. Não há cá angústias nem inquietações. Há a vontade urgente e animal de satisfazer uma necessidade física, de preferência rapidamente e à bruta. É uma crica cuja avidez de marradas de nabo radica no mesmo instinto primevo que leva o pinto recém-nascido a escancarar o bico sôfrego para abocanhar minhoca. Apetece parafrasear o rabeta múltiplo, e dizer: “Sopeira que fodes na rua / como quem fode na cama. / Invejo a sorte que é tua / porque nem sorte se chama.” A crica sopeira é franca, pura e genuína. E sua franqueza enternece, sua pureza emociona, sua genuinidade entesa o madeiro. Defronte da rata sopeira, o prepúcio é manga que se arregaça para que o zé tolas, operário calvo e zarolho, possa trabalhar à vontade e com gosto."
in O Meu Pipi

É curioso voltar a espreitar o mítico blog, O Meu Pipi, um autêntico bombom recheado de molho de gelatina de morango da internet.
Neste momento conta com uma média de 270 visitas diárias e alguém colocou um bug nos comentários, que não permite aumentar os mais de um milhar que a maior parte dos posts têm, os últimos datam de 2003 ainda...

visões televisivas

Acabei de ver As Doce, na RTP, Febre de Sábado à Noite. É incrível ver a diferença de quatro jovens com bom aspecto e simbolos sexuais portugueses, para aquilo que são agora: quatro senhoras pouco bonitas e gordas.

O mesmo se pode dizer com a Lena de Água, alguém de quem eu, quando era miúdo, era fã incondicional...

É engraçado ver as diferenças do tempo. Essa é uma das funções deste programa do Júlio Isidro, permitir ver a evolução no tempo das pessoas. Ainda agora canta Lumahl, um britânico que fez a banda sonora de um dos meus filmes preferidos na minha infância, História Interminável. Os homens parecem mudar mais de face, as mulheres de tamanho...

E para terminar...
XUTOS!!!
Ora aí está uma banda que manteve a actualidade e os verdadeiros sucessos. Faz parte da minha infância, A Alegre Casinha, Os Contentores, O Homem do Leme, entre outras músicas. Um grande som, sou fã. É uma música que traz tantas reminiscências. No teatro final da minha quarta classe, cantei A Alegre Casinha...

sexta-feira, março 17, 2006

viagem ao princípio


National Geographic Channel

Interior da barriga de uma grávida. Imagens surpreendentes da gestação de um bebé.



Primeiro sonho.
Galeria 20 Minutos

go go google

«Google Mars» apresenta mapas do Planeta Vermelho
O motor de buscas Google está a oferecer aos utilizadores mapas de Marte à distância de um clique com o serviço «Google Mars».
O utilizador tem assim a possibilidade de ver o Planeta Vermelho de três formas diferentes e entender melhor a sua topografia.
Os mapas foram elaborados pelo Google a partir de imagens de duas sondas da Nasa, a Odyssey e a Global Surveyor, que há anos giram na órbita de Marte.
O visitante do «Google Mars», em
http://www.google.com/mars/, pode viajar pelo planeta através de fotografias em infravermelhos, tons a preto e branco ou imagens em relevo e a cores.
A empresa norte-americana prevê actualizar as informações a cada poucas semanas e, em breve, vai disponibilizá-las através do Google Earth, o atlas virtual.
Além deste serviço, em 2005, o maior motor de buscas na Internet apresentou também o Google Moon, que mostra os lugares das seis alunagens das missões Apollo.

mudanças na :2

[Tenho alguma pena que termine pop-up, já que não via muito mas me parecia uma ideia original, e mais pena relativamente ao Magazine. Os outros são bem terminados... Quiosque era uma anormalidade... aqueles apresentadores, ui.]

Canal 2: acaba com cinco programas
Os programas «Tudo em Família», «Quiosque», «Pop-up», «Causas Comuns» e «Magazine» vão ser cortados da grelha de programas da 2:, informou o Diário de Notícias esta sexta-feira.
A nova direcção do canal, encabeçada por Jorge Wemans, já havia decidido acabar com o «Magazine», substituindo-o por um do mesmo género.Um novo programa diário de hora e meia substituirá as rubricas «Causas Comuns» e «Tudo em Família», embora mantendo a linha temática. Fica por definir quem será a apresentadora: Margarida Mercês de Melo ou Fernanda Freitas.Quanto ao «Quiosque», a direcção da 2: já comunicou a decisão às 15 pessoas que compõem a equipa do programa.
Já «pop-up» tem o final agendado para o próximo dia 25 de Março.
O DN adianta ainda que o ministro da tutela, Augusto Santos Silva, pretende que a 2: regresse à concessão de serviço público da RTP «ainda nesta sessão legislativa». Isto porque, explica a mesma fonte, o ministro vai apresentar a proposta de alteração da Lei da Televisão.

a loucura pela bebida...



'Macrobotellón' em Espanha! Que é o mesmo que dizer, dia e noite da bebedeira para os jovens espanhóis. Valladolid e Sevilha são algumas das principais cidades.





Sacos e sacos de bebida.
Galeria 20 Minutos

idds

[Que idade é eu tenho?]

75% dos leitores de blogues têm mais de 30 anos
Cerca de 75% dos leitores regulares de blogues têm mais de trinta anos e 40% ganham anualmente acima dos 74 mil euros, de acordo com o estudo Edelman’s 2005 Trust Survey.Em todo o mundo existem perto de 27,3 mil milhões de blogues e estima-se que diariamente surgem mais 75.000.Em Portugal há 13.000 blogues activos, de acordo com umestudo realizado pela Marktest recentemente.

manuscritos

Image hosting by Photobucket

Robert Hooke's rare manuscript of the minutes of the Royal Society which charts the birth of science between the years (1661-1682) was recently discovered in a cupboard in a private house in Hampshire on display in at Bonhams in London on Thursday 16 March 2006.The manuscript includes conversations with scientist Isaac Newton and describes numerous experiments and inventions that took place at the time.The manuscript is expected to raise £1million pounds when it comes up for auction at Bonhams, on March 28 2006.
Foto: Lusa

Image hosting by Photobucket

contra a injustiça, protestar, protestar


[Mais contestação. Porque os estudantes protestam? Apenas e só porque o governo criou uma medida em que os jovens até aos 26 anos podem ser despedidos sem justa-causa. Parece-me uma medida, no minimo, ridicula...]

França: Chirac apela ao diálogo, 300 detidos em protestos
O presidente francês, Jacques Chirac, pediu hoje o reinício do diálogo para evitar que a revolta estudantil dos últimos dias se transforme num protesto incontrolável, um dia depois de a polícia ter detido cerca de 300 pessoas nas manifestações que decorreram em todo o país.
Entretanto, o país prepara-se para uma grande jornada de manifestações no sábado, em protesto contra a nova lei laboral sobre o contrato do primeiro emprego, que permite o despedimento de trabalhadores menores de 26 anos sem motivo nem aviso prévio.
Durante os protestos têm-se registado confrontos entre a polícia e jovens violentos em Paris e noutros pontos do país, o que levou o chefe de Estado a apelar à responsabilidade de todos.
Chirac apelou à calma, mas voltou a defender o Contrato de Primeiro Emprego (CPE), que considera um elemento importante da política contra o desemprego, que afecta 25% dos jovens franceses com menos de 26 anos. Para sábado, terceiro dia de mobilização geral, estão marcadas manifestações em 160 cidades francesas com a participação de sindicatos e partidos políticos de esquerda.
Os manifestantes desejam que o governo abandone o CPE, aprovado recentemente pelo Parlamento, por acreditarem que o mesmo levará à precariedade laboral.

abaixo da tv cabo

[Óbvio.]

TV Cabo lidera queixas feitas à DECO em 2005
A TV Cabo, EDP, Portugal Telecom e TMN foram as empresas que em 2005 deram origem a mais reclamações à DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, que recebeu um total de 159 mil queixas nesse ano.
«As empresas mais reclamadas são as mesmas dos últimos anos. No ano passado a TV Cabo liderou as queixas, seguida pela EDP, Portugal Telecom e TMN», afirmou à agência Lusa Ana Cristina Tapadinhas da DECO. Na TV Cabo a maioria das reclamações prende-se com a ausente ou má assistência técnica prestada pela empresa, facturação de serviços em residências anteriores do utilizador e problemas com a substituição da «power box» pelo novo sistema digital.
Os serviços de interesse geral, como a água ou o gás, são também dos que dão origem a mais reclamações na associação.

media :: mudar é viver

Revista Visão vai reformular imagem e conteúdos
A revista Visão vai sofer mudanças nas próximas semanas a nível de imagem e conteúdos, avança o site da Meios & Publicidade.
A mesma fonte indica que estas alterações resultam da reformulação gráfica e editorial preparada pelos responsáveis do grupo Edimpresa, detentora da publicação.
O preço de capa da revista deverá manter-se o mesmo: 2,75 euros.

messenger ultrapassa pai

[Não é de admirar...]

MSN Messenger ultrapassa Hotmail
O MSN Messenger ultrapassou o Hotmail em número de utilizadores, concluiu o estudo Edelman’s 2005 Trust Survey.
O estudo informou que o MSN Messenger conta com 27 mil milhões de utilizadores, enquanto o Hotmail tem 24 mil milhões. O Edelman’s 2005 Trust Survey refere ainda que diariamente são enviadas 5 a 6 mil milhões de mensagens instantâneas pela Internet.

in DD

ver a terra escura


Baseado no famoso «Google Earth»
Novo site permite visão nocturna do Mundo
«Earth Nightime» é o nome do site que tornou possível ter uma visão nocturna do planeta Terra. A inovação é de um húngaro, de vinte e poucos anos, que pegou na famosa aplicação «Google Earth» e a transformou de forma a podermos ver imagens do mundo o à noite e ao alvorecer. »

Blog do criador Peter Pesti
Earth Nighttime

quarta-feira, março 15, 2006

experiências

Acabei de assistir à gravação de uma parte de um sketch dos Gato Fedorento.


Dados: Hotel de Lisboa, perto de Entrecampos. Uma sala com 48 figurantes, os Gato e a equipa técnica. Alguns jornalistas, incluindo a Helena Coelho do Só Visto. Sobre ela apenas posso dizer que me pareceu simpática, ou não distribuisse sorrisos com facilidade (especialmente quando eu me ri quando a maquiadora do programa se pos a maquilhá-la). Parece-me do ponto de vista jornalístico algo limitada e com pouco à vontade nas questões. PS: é bem bonita mas tem muitas borbulhas na casa, algo que não se vê na tv.

- Uma nota óbvia é o facto das gravações para televisão necessitarem de vários takes e tornaram a experiência mais monótona.

- Outra nota é algo que já sabia pelos únicos contactos que tive com os 4 da vida airada, Ricardo Araújo Pereira é uma fonte de inspiração e está em constante intervenção, alegrando figurantes, realizador, colegas, etc.

- Assisti impávido e sereno às gravações, sempre com o senhor RAP a judiar, mas a dizer bem o texto (o senhor até diz aquilo à primeira e... tem jeito).

- No final tinha de fazer umas perguntas parvas à pressa, para que pudessem surgir numa rubrica no jornal. Fiz, inclui sorrateiramente uma ou outra que me pareceram mais ou menos pertinentes a alguns dos membros do grupo, mas estava sempre com problemas de espaço no gravador... um problema bem chato. Foi muito interessante ouvir o realizador, muito simpático e acessível por sinal, pronto para responder a perguntas sobre a relação com os critativos e actores, com o realizador. Algo que, espero, poder colocar aqui em breve. Para os curiosos e os críticos lerem e não dizerem nada, ou então recusarem-se a ler determinantemente, mas, nesse caso, não chegaram a ler esta parte, portanto, calo-me.

terça-feira, março 14, 2006

castelo

Castelo de Palmela.