domingo, julho 31, 2005

vidas...

Muitas vezes questiono-me - sem qualquer motivo aparente - o que é feito daquelas pessoas hiper betas que participavam naquela série portuguesa de investigação - num estilo miami vice, mas português - passada num hotel e em Cascais e com Nicolau Breyner chamada Os Homens de Segurança. Havia, nessa série de 1988, uma rapariga chamada Rita Martinho, 100% beta de Cascais que participava. Essa mesma senhora desapareceu e ontem voltou a mostrar-se no Herman, agora é uma senhora totalmente magra e com muito solário em cima. Viveu uma vida de beta/tia, teve três filhos 100% betos, com os seus penteados, roupas e jeitos abetalhados. O Martim - nome de beto - e Guy - nome de parvo - foram ao programa. O que não foi é piloto. O Martim é convencido, utiliza uma camisa bem aberta para mostrar os pelos do peito e as misangas e tem 15 anos, o Guy é convencido, trabalha num hotel, utiliza uma camisa ainda mais aberta para mostrar os pelos do peito e tem 21 anos. Enfim, a mãe teve a explicar a quantidade de "programas" que faz durante o mês para manter a sua pele bem tratada...

É uma vida como qualquer outra, ou não. Agora a senhora que foi rapariga quer voltar a ser actriz no seu estilo moreno falso e beto/tia.

falta de sentido

[Não entendo de modo algum esta medida... Já não basta alguns senhorios andarem a espiar tudo o que pertence aos inquilinos...]

Senhorios podem consultar rendimentos dos inquilinos

Os senhorios poderão solicitar às Finanças as informações relativas aos rendimentos dos seus inquilinos, noticia a edição deste domingo do Jornal de Notícias.

ouro em portugal recolhido por aussies


Australianos querem explorar ouro em Montemor-o-Novo
Uma empresa de capitais australianos Iberian Resources (IR) descobriu reservas exploráveis de ouro na região de Montemor-o-Novo, adianta a edição deste domingo do Público. A companhia espera extrair um mínimo de 10 toneladas nos próximos anos. A exploração deve começar em 2007.
A Iberian Resources é uma firma cotada na bolsa da Austrália, que está a desenvolver projectos de exploração na região de Montemor-o-Novo e de Portalegre. O administrador da IR em Portugal, João Carlos Sousa, citado pelo Público adianta que além da área já identificada há outras zonas em Montemor «com um potencial interessante» que podem trazer «surpresas agradáveis».
O Público refere que a IR identificou uma reserva de 500 mil onças (15 toneladas) de ouro numa área de 17 quilómetros quadrados. Aos preços actuais a reserva de Montemor vale 225 milhões de euros.

monopólios e arrogâncias corporativas

Já se falou aqui neste blog do domínio da PT, monopólio mesmo, e das consequências muito graves que essa empresa repleta de vícios e para a qual o consumidor não é prioridade, promove. É, de facto, um dos maiores problemas da sociedade portuguesa que, sob a égide da PT, serviços sejam da TV Cabo, Netcabo, SAPO Adsl, entre outros, sejam uma verdadeira porcaria onde o serviço é péssimo, o preço é elevado, os enganos e problemas de linha constantes. Existe uma diferença do dia para a noite no atendimento aos clientes de uma empresa como a Vodafone e uma empresa como a PT. A TMN tem melhorado ligeiramento no atendimento para tentar rivalizar com a Vodafone, mas mesmo assim está muito abaixo. A nível do preço da Internet é controlado pela PT, que é rainha e senhora, déspota e nós não podemos fazer nada, porque mesmo que queiramos utilizar Netvisão - da Cabovisão - ou os respectivos serviços de cabo, os limites a essa empresa são tantos, que eles não conseguem ainda ter cobertura em Lisboa... o que é pena, porque o serviço e atendimento é muito melhor.

O editorial do jornal Público de hoje, de José Manuel Fernandes fala um pouco nesta temática que é o problema PT e explica mesmo que o próprio Sócrates já admitiu que o monopólio da PT é um entrave enorme para os preços competitivos em Portugal.
Concorrência
editorial José Manuel Fernandes
O Governo apresentou ontem o seu programa "Ligar Portugal" onde, para além de medidas emblemáticas (como o estímulo fiscal à compra de computador), de uma mão-cheia de boas intenções (como a criação de um marcado de computadores em segunda mão) e do anúncio de algumas acções concretas (na área da formação e da administração pública), se estabelecem metas ambiciosas para 2010.
(...)
"o facto de a Portugal Telecom ter uma posição dominante nestes dois mercados [Cabo e Adsl] é negativa, reflectindo-se nos 'preços praticados em Portugal', que são elevados e têm uma estrutura contrária às melhores práticas na Europa."

parvoíce (incompetência) do dia



"Esta noite vai passar aqui pelo Festival Vilar de Mouros, Robert Plant dos Zed Plane."
Repórter da RTP no Telejornal desta noite, em directo do Festival Vilar de Mouros...
o mais impressionante é que ninguém a corrigiu!

frases no público

"Fui gravemente ferido em combate, mas não morri."
Santana Lopes Expresso, 30-07-05

"Admito voltar a ser primeiro-ministro."
Idem, ibidem

"Cavaco é responsável pelas receitas que levaram Portugal ao tal estado de que todos nós nos queixamos."
Idem, ibidem

"Sócrates e o seu Governo terão bastante menos a recear de uma vitória de Cavaco do que de Soares."
Fernando Madrinha Idem

"Tendo em conta aquilo que o aproxima e separa dos dois candidatos presidenciais, é óbvio que Sócrates está mais próximo de Cavaco do que de Soares."
Raul Vaz Diário de Notícias, 30-07-05

"A verdade é que se Sócrates pudesse prolongava o mandato de Jorge Sampaio."
Paulo Baldaia Idem

"Sei muito bem que estou sozinho."
Manuel Alegre, Expresso

bicicleta na cidade



Estou neste momento a ver uma reportagem da SIC sobre a subida de utilização de bicicletas no centro de Londres, para evitar utilizar os transportes públicos devido aos receios de terrorismo. Ora, o centro de Londres torna possível, com facilidade, a utilização de bicicletas, mas o centro de Lisboa não é bem assim... é mesmo muito complicado andar de bicicleta pela zonas e avenidas principais. Mas era muito positivo para a cidade e para os seus habitantes poderem andar de bicicleta...

Queen - Bicycle Race
Bicycle bicycle bicycle
I want to ride my bicycle bicycle bicycle
I want to ride my bicycle
I want to ride my bike
I want to ride my bicycle
I want to ride it where I like

You say black I say white
You say bark I say bite
You say shark I say hey man
Jaws was never my scene
And I don't like Star Wars
You say Rolls I say Royce
You say God give me a choice
You say Lord I say Christ
I don't believe in Peter Pan
Frankenstein or Superman
All I wanna do is

Bicycle bicycle bicycle
I want to ride my bicycle bicycle bicycle
I want to ride my bicycle
I want to ride my bike
I want to ride my bicycle
I want to ride my
Bicycle races are coming your way
So forget all your duties oh yeah!
Fat bottomed girls they'll be riding today
So look out for those beauties oh yeah
On your marks get set go
Bicycle race bicycle race bicycle race
Bicycle bicycle bicyI want to ride my bicycle
Bicycle bicycle bicycle
Bicycle race

You say coke I say caine
You say John I say Wayne
Hot dog I say cool it man
I don't wanna be the President of America
You say smile I say cheese
Cartier I say please
Income tax I say Jesus
I don't wanna be a candidate
For Vietnam or Watergate
Cos all I want to do is

Bicycle bicycle bicycle

run baby run



Maratona a 2500 metros de altitude
Um atleta segue isolado na 20ª Maratona dos Alpes Suíços, a prova que se realiza a maior altitude na Europa. Com início a 1500 metros de altitude, na localidade de Bergun, a maratona leva os concorrentes a percorrerem cerca de dez quilómetros a 2500 metros de altitude, por caminhos rochosos e escorregadios devido à neve e forte inclinação. A maratona termina em Davos. (Foto: Eddy Risch/AP)

e a volta à terra?



Porta Cargas do Discovery, em missão no espaço.

Lançamento soltou parte da espuma isolante

«Discovery» regressa no dia
Uma parte da espuma isolante que se desprendeu do tanque externo do «Discovery» pode ter atingido a estrutura do vaivém. A hipótese foi admitida na quarta-feira pela Agência Espacial norte-americana, NASA.

sonhos

Irlandês ganha super 'jackpot' do Euromilhões sozinho
O jackpot de 115 milhões de euros do Euromilhões, o maior prémio de sempre da história do concurso, foi para um único totalista irlandês. A combinação ganhadora do sorteio de ontem foi a seguinte 03 - 19 - 26 - 49 - 50. Os números relativos às estrelas foram o 04 e o 05.
Os portugueses apostaram forte, quase 44 milhões de euros, mas só foram premiados com um segundo lugar (667 mil euros) e quatro terceiros prémios (106 mil euros). De acordo com o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, foram apurados, entre os nove países que todas as semanas jogam no Euromilhões, dez boletins com o segundo prémio e 20 com o terceiro.
Em Outubro próximo as regras do jogo vão mudar. O jackpot do Euromilhões não poderá ultrapassar as 12 semanas. Se não houver nenhum totalista, o primeiro prémio será repartido pelos vencedores do segundo prémio.
Desde 20 de Maio, há nove semanas, que nenhum jogador acertava na chave multimilionária do Euromilhões. Para a semana estão em jogo 15 milhões de euros, uma quantia muito aquém da que nas últimas três semanas fez sonhar muitos europeus.

schumie de volta?



Schumacher na 'pole' à porta da história

Michael Schumacher voltou a garantir a partida do primeiro lugar, desta vez para o Grande Prémio da Hungria, e está a uma 'pole' do recorde do brasileiro Ayrton Senna
Michael Schumacher conseguiu, ontem à tarde na Hungria, a sua primeira pole position da temporada com uma volta verdadeiramente espectacular. Depois de sofrer bastante com a falta de competitividade do conjunto Ferrari-Bridgestone desde o início da temporada, o piloto alemão tirou o melhor partido da súbita rapidez do seu F2005 para obter uma inesperada pole position, a 64.ª da sua longa carreira nos Grande Prémios. Agora o alemão está a apenas uma pole position de igualar o recorde histórico do malogrado Ayrton Senna, rei incontestado das qualificações no final dos anos 80 e início dos anos 90.

casas mais caras - em lx é um absurdo

[As casas em Lisboa são excessivamente caras... é impressionante. Ainda para mais quando caminhamos pelo centro da cidade e podemos ver centenas de prédios abandonados há anos... ou seja, é preferível ter um prédio abandonado parado do que estudantes e jovens a viver neles... Aliás, existe mesmo milhares de edificios abandonados. O IPPAR tem uma lista que faz aflição. Não faz sentido numa cidade que deveria procurar ser mais jovem, mas que faz com que os jovens prefiram ir viver para a periferia onde é mais barato. A desvantagem é o tempo que demoram a chegar a qualquer lado. A verdade é que o metro não tem nada a ver com outros metropolitanos europeus nas acessibilidades e a Carris tem o problema das excessivas paragens, semáforos mal planeados e, pior, o trânsito infernal... Lisboa, para onde vais tu?]

Preço das casas aumentou 2,5%
O preço das casas, tendo em conta o valor médio de avaliação bancária de habitação, aumentou 2,5% no segundo trimestre deste ano, com o valor do metro quadrado a fixar-se em 1229 euros, revelou ontem o INE. Oeiras, com um preço por metro quadrado de 1808 euros, mais 3,6% que nos primeiros três meses deste ano, é o concelho mais caro do País, mas é na zona Alcântara-Belém, na Área Metropolitana de Lisboa, que os valores atingem o máximo - 2100 euros/m2.
Este agravamento das avaliações bancárias é particularmente sensível nas moradias - o preço do metro quadrado, no Continente, subiu para 1113 euros, um aumento de 3,6%, com os preços a atingirem um "pico" de 1527 euros/m2 no Algarve (+4,6%) e o valor mais baixo no Centro, com 1000 euros/m2 (+3,4%).

frase do dia

"Guterres deixou 'o país de tanga', Barroso mentiu ao eleitorado e desabou, Santana foi um intermédio penoso e Sócrates mentiu como Barroso e vai a caminho de um mau fim".
Vasco Pulido Valente, PÚBLICO, 30-7-2005


ahrte nua e crua

Image hosted by Photobucket.com

Museu Leopold em Viena. Visitantes passeam livremente pela exposição "A verdade nua". Aqueles que se atreveram a entrar sem roupa, entraram grátis com a temperatura amena de 21 graus.


adeus

[É sempre triste ver jornais terminaram. No caso do Comércio do Porto trata-se de um jornal secular com uma implementação muito personalizada na zona do Porto...]

Redacção adiou a tristeza para editar o último jornal
"Pela primeira vez não sei o que hei-de dizer. O encerramento de A Capital afecta-me do ponto de vista sentimental. Surpreende-me muito a velocidade do processo", afirmou-nos ontem Appio Sottomayor, que chegou ao jornal em 1969 e há 21 anos escreve crónicas que já fazem parte da história de Lisboa.

Jornalistas quiseram "dar o litro até à última"

Trabalhadores inconformados querem acreditar que é apenas um "até já"
Desânimo, desilusão, choro, consternação, todas as palavras são eufemísticas para descrever o ambiente na redacção d´O Comércio do Porto, cuja última edição sai hoje para as bancas. Lágrimas que não cessam de cair, cigarros que se devoram atrás de cigarros, revolta, silêncios, palavras de quem tenta esconder a decepção por uma morte subitamente anunciada. Durante a tarde, alguém avisa que caiu a fachada de um edifício numa rua contígua, quase uma metáfora maldosa para a ruína de um jornal com 151 anos de história. O mais antigo diário da imprensa continental, com uma redacção extremamente jovem, fecha hoje as portas. Adeus… ou até já?
Inconformados com o facto de a Prensa Ibérica ter entrado com "promessas de mundos e fundos e abandonar o barco de forma tão repentina", os trabalhadores criticam o facto de lhes terem sido dadas esperanças com possíveis compradores", quando o prazo "era manifestamente irrisório".
www.estagiariosjornalismo.blogspot.com

o dinheiro compra tudo

Príncipe saudita doou 17 milhões de euros ao Louvre
Um príncipe saudita doou 17 milhões de euros ao Museu do Louvre para a criação de uma ala de arte islâmica, anunciou o seu gabinete na quarta-feira. o bilionário pretende assim financiar uma sala permanente para as 10 mil peças de arte islâmica do museu.

comparador de preços

Comparador de preços Anacom faz 23 mil simulações móvel
O comparador de preços de chamadas de telefones móveis lançado pelo Anacom realizou, nas primeiras 24 horas de funcionamento, 23 mil operações de simulação e teve 7112 utilizadores do site www.anacom.pt. O comparador da Anacom arrancou com a comparação de chamadas nacionais no serviço móvel, permitindo fazer comparação de tarifários, consulta de tarifários, chamada virtual, mas posteriormente será alargado a SMS, MMS, chamadas internacionais e serviço fixo de telefone, estando ainda previstas outras funcionalidades.

tanga de fora, merda por dentro



O que é que se passa com as raparigas actualmente que acolheram uma moda imposta por um qualquer tarado em bundinhas e começaram a ter as calças para baixo para mostrar o rasbiosque e respectiva tanga. Antigamente para vermos bocados de rabo iamos a uma qualquer tasca rasca ou a um mecânico e depressa veríamos as calças relaxadas mostrarem os cús dos respeitáveis senhores, uma espécie de exibição nos bancos dos cafés de rabos.
Agora são as raparigas novas e até mais velhas a utilizarem calças justas mas a mostrar por completo as suas tangas ou cuecas fio dental e o rabiosque... utilizarem só não bastava, era necessário mostrar que se é arrojada. Aliás, é fascinante chegar a um daqueles restaurantes onde almoçam 4/5 amigas sentadas umas ao lado das outras para ver logo ali 4/5 rabos de fora com a tanga ainda mais para fora... A Evax - marca de pensos higiniénicos (não sei o que é que aquilo tem de higiénico) - com a Tanga Girls, tem fomentado, e muito, essa parvoíce chamada tanga fora das calças...

Aprenda a utilizar correctamente a tanga aqui.

silly season

[Ora a silly season está aí, mesmo com questões preementes existe silly season, basta olha para os jornais, especialmente os desportivos... que escrevem sobre porcaria, escrever sobre nada seria bem mais produtivo.]

Quem falou em 'silly season'?
O País mudou e isto já não é o que era. Afinal, anda pouco 'silly' esta 'season'...
Quem levava para uma ilha deserta? Que livro anda a ler? Prefere sardinhas numa tasca ou santola num restaurante de luxo?

Foi com este género de perguntas, tontas e gastas, que, há uma data de anos, jornais e revistas decidiram atacar essa praga estival a que pomposamente nos habituámos a chamar silly season. Quem trabalha nas redacções sabe que é assim. Mas será que a silly season existe mesmo? Ou é um pretexto que os jornalistas encontraram para aliviar as cargas de um ano inteiro, quando todos pensamos (e, nalguns casos, marcando cada dia que passa num calendário de secretária...) em ir a banhos? Tenho dúvidas, confesso.

No que toca a este Verão, porém, a estação tola é coisa que não existe. O País está a braços com uma crise económica, a confiança dos portugueses é nula, o dr. Jardim continua à solta por aí, a seca não acaba, as autárquicas estão a caminho. Isto além dessa magna questão que são as reflexões pessoais de Soares e Cavaco...
in DN, por Nuno Azinheira

sonae economics

Wal-Mart oferece 800 M€ pelos hipermercados da Sonae no Brasil
A norte-americana Wal-Mart oferece 800 milhões de euros pelos supermercados da Sonae no Brasil, de acordo a edição deste sábado do Diário de Notícias, citado a Mergermarket.
A compra dos activos da Modelo Continente, em São Paulo e no Sul do país poderá elevar o target da Sonae SGPS até aos 1,62 euros, calculam os analistas do BPI. No entanto, estes temem que a operação seja um rumor, como acontece com frequência no mercado brasileiro.

sábado, julho 30, 2005

e marte aqui tão...



À descoberta... foto de Marte obtida pela sonda Mars Express.

parvoíces desportivas

Aí está o campeonato português de volta, na sua vertente mais aparvalhada. Esta noite o Benfica jogou com o Guimarães e o Sporting com o Setúbal.

PARVOÍCES:
- O novo treinador do Guimarães, Jaime Pacheco, agora anda com um caderninho novo para dar as indicações aos jogadores, mais um "velha escola" a tentar imitar Mourinho. Pelo aspecto o seu caderno foi cedido pela sua esposa, que utilizava o mesmo na contituição da lista de compras da casa Pacheco. A caneta é a mesma que a Sra. Laurentina também utilizava para escrever as compras a fazer. Agora, Jaime Pacheco voltou a escrever após 35 anos sem rabiscar palavras.

O Frescas e Boas [O MESMO É DIZER: EU] teve acesso a alguns rabiscos do treinador do Guimarães e admirador da paulada:
"Meirrels [Fábio Meireles], ficax no meio e daz paolada e coteveladas nu pretou de cabelo loro [Beto] para ele nunca pasar a bola"

- Jaime Pacheco está para o Guimarães como Romeu está para a Julieta e Adão para a Eva, encaixam na perfeição. Ontem os marginais de Guimarães voltaram a mostrar o seu mau temperamento. Disfarçados de moçoilas e senhores com aspecto respeitável e misturados com criminosos de primeira água a palavra que mais pronunciaram a altos berros foi:
"Filho da puta!!!"

- Para trazer perfeição a estes momentos não podemos esquecer a que esta parvoíce é pegada aos jogadores, como uma constipação parva.

O resultado?? Não interessa para nada...

parvoíces desportivas

O cabelo do central do Sporting Beto, a tentar imitar o central do Chelsea, John Terry. Deve pensar que mudar o penteado o torna melhor jogador...

no ar



Montreal, Canadá. A nadadoura australiana Leisel Jones atira-se de cabeça à água no inicio da prova feminina dos 200 metros nos Mundiais da FINA.

lá há tanto tempo e só agora descoberto



Astrónomos detectam 10.º planeta no Sistema Solar
Astrónomos norte-americanos anunciaram sexta-feira a confirmação da descoberta de um décimo planeta do Sistema Solar. O UB313 foi detectado pela primeira vez em 2003, mas só agora foi confirmado pela NASA como planeta.
Astronomers detect '10th planet'
Ver aqui fotos do céu estelar

código da discórdia

Autor de «O Código Da Vinci» prepara fim da trilogia
O próximo livro do autor de «O Código Da Vinci», Dan Brown, encerra a trilogia protagonizada pelo historiador Robert Langdon iniciada com «Anjos e Demónios», chegará às livrarias no próximo ano, anunciou a Bertrand Editora.
Ainda sem título «e debaixo de grande especulação», segundo disse à agência Lusa fonte da editora, Brown retoma a personagem Robert Langdon, mas desta feita, a acção decorre em Washington e envolve a Maçonaria.
Segundo a mesma fonte «o próximo romance debruça-se sobre a Maçonaria, a fundação da América e Kryptos, a escultura de James Sanborn situada na sede da CIA, em Langley, na Virgínia».

O novo romance de Dan Brown tem gerado grande interesse «e está envolvido em grande secretismo o que faz parte da estratégia de marketing escolhida pelo editor norte-americano», disse a mesma fonte.
A editora lançou um desafio aos leitores para imaginarem o desenvolvimento das aventuras de Robert Langdon e surgiram já dois livros.
Um deles de Greg Taylor, «Da Vinci in America» e outro de Frederick Zimmerman, «The Solomon key and Beyond».
Os dois livros anteriores são a base destes autores para «sugerir» quais os enigmas com os quais Dan Brown irá pôr à prova a inteligência de Robert Langdon, e para tal até «uns números que surgem dissimulados na contra-capa da edição original servem de inspiração».
Num ano e três meses, a Bertrand Editora vendeu 400.000 exemplares de «O Código Da Vinci». Desde Abril do ano passado, «O Código Da Vinci» e «Anjos e Demónios» venderam 540 mil exemplares, em Portugal, segundo dados da Bertrand.
in Lusa

113 euromilhões que não foram para mim

[Não ganhei... snif snif... está MAL! snif snif. Warum???]

Euromilhões: Um apostador leva para casa jackpot de 113 M€
O sorteio do Euromilhões de sexta-feira teve um único totalista na Europa, que arrecadou o jackpot de 113 milhões de euros, o maior prémio de sempre na história do concurso.
Segundo o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, foram apuradas dez apostas com o segundo prémio, uma das quais em Portugal, cabendo a cada 667.248,25 euros.
Para Portugal vieram quatro dos 20 terceiros prémios, no valor de 106.511,75 euros.
Com o quarto prémio foram apuradas 243 apostas, 51 das quais em Portugal, cabendo a cada uma 6.339,98 euros.
A combinação ganhadora do sorteio de hoje foi a seguinte: 3 - 19 - 26 - 49 e 50.
Os números relativos às estrelas foram o 4 e o 5.

monopólio

PT quer adquirir Novabase, diz Expresso
A Portugal Telecom (PT) vai lançar em breve uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital da Novabase, avança a edição deste sábado do Expresso.

sexta-feira, julho 29, 2005

calor coreano



O sol de Seul
Crianças sul-coreanas brincam numa fonte pública em frente ao edifício da câmara municipal de Seul, para se refrescarem da onda de calor que está a assolar a Coreia do Sul. Foto: Ahn Young-joo/AP - in Publico.pt

rock em vilar


Peter Murphy, Joss Stone e Robert Plant são as propostas mais fortes do mais antigo festival rock português

Até domingo
Novos e velhos de novo em Vilar de Mouros
O decano dos festivais de música do país começa hoje. O evento, que é pioneiro do hábito festivaleiro de milhares de pessoas, volta a apostar na coabitação de novos valores e nomes consagrados num cartaz heterogéneo e, pela primeira vez, com quatro dias. A primeira noite é dedicada às sonoridades mais agressivas com Nightwish, Within Temptation, Anathema e o punk rock de Johnny Panic.

Hoje, há negritude para muitos gostos no palco principal. Os finlandeses Nightwish fecham a noite com o seu goth metal, pesado e fortemente orquestrado, como mostra Once, o disco mais recente do grupo. Não muito distante, mas mais próximos da acessibilidade de uns Evanescence, os Within Temptation apresentam The Silent Force (2004). Já os Anathema, que começaram no metal, vão enveredar por caminhos mais etéreos e límpidos percorridos nos discos mais recentes, com pontos de contacto com Radiohead ou Pink Floyd.

A noite de amanhã promete chamar muitos nostálgicos do pós-punk inglês. Peter Murphy, dos lendários Bauhaus, regressa a Portugal depois da fulgurante passagem pelo festival Sudoeste de 2002. Traz disco novo - Unshattered -, que pisa territórios mais acessíveis, depois da notável incursão pela música turca em Dust. Actuam também os igualmente influentes Echo & The Bunnymen, autores de discos marcantes do pós-punk de Manchester como Crocodiles ou Heaven Up Here. Pelo meio, o palco de Vilar de Mouros recebe os veteranos Jesus Jones e a bomba blues punk dos Blues Explosion, que passaram por Paredes de Coura no ano passado.
ver mais in Publico.pt

frase do dia

"Aqui está a ser feito um trabalho de excelência em Portugal na protecção da natureza e todos devemos estar orgulhosos disso e aprender com estas lições, para podermos generalizar a todo o país", defendeu Nunes Correia, no segundo dia de uma visita que está a efectuar ao arquipélago dos Açores.

lucro avassalador

Casinos de Macau vão mais que triplicar receitas até 2010 para 12.800 ME
As receitas dos casinos de Macau, que em 2004 se cifraram em cerca de 4.000 milhões de euros, vão mais que triplicar nos próximos cinco anos, revela um estudo do Banco da América a que a Lusa teve acesso.
Em 2004, ano que ficou marcado pelo fim, de facto, do monopólio dos casinos por parte do magnata Stanley Ho devido à entrada em funcionamento de casinos dos novos operadores licenciados em 2002, as receitas brutas do jogo foram de cerca de 4.000 milhões de euros mas em 2010 esse valor irá atingir os 12.800 milhões de euros, revela o estudo.
Londres: detido suspeito de ataque falhado contra autocarro a 21-J
A polícia britânica deteve esta sexta-feira em Hackney, zona oriental de Londres, um alegado terrorista envolvido no atentado falhado contra um autocarro a 21 de Julho em Londres, disseram fontes policiais à BBC. De acordo com aquelas fontes, trata-se de Muktar Said Ibrahim, de 27 anos, um eritreu com passaporte britânico.
Veja também:
MNE britânico confirma detenção de suspeito na ZâmbiaLondres: dois dos três detidos em rusga são mulheresLondres: detidos três suspeitos em operação policialLondres: explosões ouvidas durante operação policial

quinta-feira, julho 28, 2005

moving to the country



Pés de veludo. Simplicidade e moda avulsa. Cria tividade e descanso intenso. Perna torcida de alguma timidez e curiosidade, braços encolhidos para encarar a posteridade.

doors of bad perception and greed, after jim´s death

Processo movido por John Densmore
Tribunal proíbe ex-Doors de usarem nome da banda
Nem como Doors, nem como Doors do Século XXI - os antigos membros dos Doors não podem usar o nome da mítica banda. Foi esta a decisão do tribunal no processo movido pelo ex-baterista John Densmore, que sempre discordou do regresso do grupo ao activo com a mesma designação.
O juiz decidiu também que não poderão ser usadas imagens de Jim Morrison para promover a nova versão da banda e que Densmore terá de receber a sua parte dos lucros.
ler mais in Publico.pt

An American Prayer
Jim Morrison
"O great creator of being
grant us more hour to
perform our art
and perfect our lives

The moths and atheists are doubtly divine
and dying
We live, we die
and death not ends it

Journey we more into the
Nightmare
Cling to cunts and cocks
of despair

We got our final vision
by clap
Colombus' groin got
filled with green death

(I touched her tigh and death smiled)

We have assembled inside this ancient
and insane theater
To propagate our lust for life
and flee the swarming wisdom
of the streets
"
- JIM MORRISON -

gatos e penim

[Uma pseudo entrevista estranha e reveladora que integra hoje os Media do DN.]

Francisco Penim director dos canais temáticos da SIC
"Todo o processo 'Gato Fedorento' é um absurdo!"
Pela primeira vez, Francisco Penim fala do 'Gato Fedorento' e da sua ascensão meteórica no grupo SIC. E diz-se pronto para todos os desafios...


Como se sente por ter perdido o Gato Fedorento?
(pausa) Não quero falar sobre isso.

Já se ouviram quase todas as partes ligadas ao processo. Só falta você falar...
É um assunto interno da SIC, entre mim, o Manuel Fonseca e os Gatos e eu não faço mais comentários.

Mas é porque ainda é cedo para falar ou porque o ambiente actual na SIC é propício a várias leituras?
Na minha vida profissional nunca liguei a rumores, nem alimentei boatos. Acho que todo este processo Gato Fedorento é absurdo. E eu não gosto de coisas absurdas.
ver entrevista in DN

(...)
Definir o seu cargo no grupo SIC não é fácil...
Sou director da SIC Radical, director-coordenador dos canais temáticos, director da SIC Multimedia, membro do Conselho Superior Editorial da Impresa e Membro do comité da Impresa Multimedia. Esses cinco cargos dão-me muito trabalho, mas também muito prazer, porque me dão oportunidade de trabalhar com muitas pessoas, de aprender outras formas de ver o negócio e de ter outros horizontes.
outra parte da entrevista in DN

bem-vindos à água

Image hosted by Photobucket.com
Montreal, Canadá. Mundiais de Natação, FINA.
Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com


Image hosted by Photobucket.com

concorrência saudável

Tele2 com 10% do mercado português
No relatório que resume a sua actividade para os primeiros seis meses do ano, a Tele2 revela ter já ultrapassado uma quota de 10% do mercado de telefonia fixa em Portugal.
Para além destes serviços de telefonia fixa, a Tele 2 disponibiliza acesso à Internet de banda estreita. A operadora tem no entanto dito que pode entrar em novas áreas de negócio, como a Internet de banda larga, o que ainda não fez por considerar que as condições regulatórias são pouco favoráveis às operações suportadas na infra-estrutura do incumbente.
Já no seu primeiro ano de actividade em Portugal a operadora sueca tinha superado as metas por si traçadas que apontavam para a angariação de 100 mil clientes nos primeiros 12 meses, quando acabou por captar 150 mil e uma quota de 4% do mercado.

Cabovisão inaugura TV de alta definição
As transmissões arrancaram com o canal HD1 e uma mensalidade de cinco euros. E foi uma estreia nacional: Ontem, a Cabovisão.
in Exame Informática

Bach morreu há 255 anos.

Principais acontecimentos registados no dia 28 de Julho:
1750 - Morre o compositor Johann Sebastian Bach, em Leipzig, Saxónia, Leste da Alemanha, nome maior da música europeia, autor de mais de mil peças repartidas pelos diferentes géneros do Barroco tardio.

1914 - Grande Guerra 1914-19. O Império Austro-Húngaro declara guerra à Sérvia.

1927 - Nasce o poeta norte-americano John Ashbery, autor de "Auto-retrato num Espelho Convexo", Prémio Pulitzer, prémio do Livro e da Crítica, nos EUA.

1940 - II Guerra Mundial. Forças britânicas repelem o ataque nazi à Ilha de Malta.

1945 - Um bombardeiro do exército norte-americano choca com o Empire State Building, em Nova Iorque. Morrem 13 pessoas.

1982 - A Câmara dos Representantes dos EUA cancela os fundos destinados a desenvolver ou testar quaisquer armas nucleares, no âmbito dos acordos Salt I e II.

1999 - O secretário-geral da ONU confirma a realização do referendo em Timor-Leste a 30 de Agosto.

2003 - Morre o actor de comédia norte-americano Bob Hope, 100 anos.

2004 - Morre Francis Crick, 88 anos, cientista britânico, Nobel da Medicina, um dos três investigadores que identificaram a estrutura em dupla hélice do ADN.

jogo perigoso?

EUA investigam autores do jogo «Grand Theft Auto»
As autoridades norte-americanas estão a investigar os autores do jogo «Grand Theft Auto: San Andreas», depois de ter sido aprovada na terça-feira uma resolução nesse sentido no Senado dos EUA, por 355 votos.
A investigação, conduzida pela Federal Trade Commission (FTC), acontece após denúncias de que o cenário permitia a execução de jogos de sexo explícito a partir de modificações disponíveis na Internet.
Intel prepara novos processadores para portáteis
Em 2006, a companhia americana prevê lançar processadores 20% a 30% mais eficientes que os antecessores. A Intel começou a apresentar a distribuidores e fabricantes de informática a nova linha de processadores para a área móvel, que dá pelo nome de Merom.

Blogues enviados para o Espaço
A empresa americana MindComet acaba de anunciar a activação do serviço BloginSpace.com que pretende disponibilizar gratuitamente aos seus utilizadores a oportunidade de enviarem os conteúdos dos seus blogues para o Espaço.

Google disponibiliza mapas da Lua
Hoje (21/07/2005), dia em que se assinala o 36º aniversário dos primeiros passos humanos sobre a superfície lunar dados por Neil Armstrong e Edwin Aldrin, o Google anuncia o lançamento do Google Moon, uma nova aplicação web que disponibiliza mapas da Lua.
À semelhança do que já acontece com o Google Earth, o Google Moon permite a pesquisa de locais precisos no mapa e é de utilização gratuita. O download pode ser feito aqui.
in Exame Informática

quarta-feira, julho 27, 2005

missão: discovery

Image hosted by Photobucket.com

Um vaivém do espaço sideral ao espaço virtual
A viagem do Discovery assinala o regresso dos vaivéns da NASA ao cosmos. A missão pode ser acompanhada, a par e passo, num outro tipo de espaço, ou seja, na Internet. Um meio onde a agência espacial norte-americana há muito marca presença. Na página www.nasa.gov/returntoflight/main/index.html, é possível encontrar informação actualizada e completa sobre esta missão que dá pelo nome de código STS 114. Como é habitual com a NASA, as páginas são muito ricas do ponto de vista da imagem e das reconstruções interactivas. Para já, pode ser consultada informação sobre os preparativos, os treinos, a tripulação e assim por diante. Um link na página da missão permite seguir em tempo real o desenrolar do voo espacial. Um site que alia o rigor científico ao prazer de navegar e ao conhecimento da especificidade da linguagem da Web.
in DN

Image hosted by Photobucket.com

Discovery não está danificada
Vaivém solta fragmentos
Um pequeno pedaço do revestimento térmico do tanque externo e outro fragmento não identificado desprenderam-se do vaivém Discovery após o lançamento de terça-feira, mas pelo menos um deles não causou danos, disse hoje a NASA.

Image hosted by Photobucket.com


Adeus, disseram os astronautas, com aqueles fatos fantásticos, lá vão eles para o espaço mais pertinho da Terra.

laboratório ao ar livre

Ria de Aveiro – Um laboratório Gigante
Transformaram a Ria de Aveiro num gigantesco local de ensaio. Trabalharam durante anos para preparar o projecto e desde o Verão de 2004 que utilizam a tecnologia para monitorizar a qualidade das águas deste ecossistema único.
Falamos do projecto PROTEU, desenvolvido pela Universidade de Aveiro em parceria com o INESC Porto.
A Ria de Aveiro é um ecossistema único e neste local a fauna e a flora têm marcas muito próprias.
Os canais compõem um sistema ecológico extremamente importante.
Por isso, estudar a hidrodinâmica de um local marcado pela pontualidade da maré é o objectivo do projecto PROTEU.
A Universidade de Aveiro e o Inesc Porto desenvolveram o sistema e o primeiro passo foi a instalação de cabos eléctricos. Com eles, e através de modelos matemáticos, é possível calcular o volume de água que se encontra na ria e saber qual está a exercer maior influência no ecossistema: a doce do Vouga, ou a salgada trazida pelo mar.
Criado maior prémio artístico da Península Ibérica
Um prémio hispano-português bianual para distinguir um criador cultural reconhecido pelos dois países, no valor de 120 mil euros, foi ontem anunciado pelas ministras da Cultura de Portugal e Espanha, que remeteram mais pormenores para a Cimeira Ibérica, que se realizará em Évora até final do ano.
O anúncio do galardão, que em Portugal passa a ser monetariamente o mais elevado, foi feito pelas ministras Isabel Pires de Lima e Carmen Calvo, num primeiro encontro de trabalho para "lançar as bases da cooperação cultural" entre os dois países.
Em 2006 haverá uma Semana da Cultura Espanhola em Portugal e, para 2007, está agendada uma iniciativa semelhante em Espanha, à qual Isabel Pires de Lima gostaria de levar uma mostra sobre Siza Vieira (a Barcelona) e outra de Artes Plásticas (ao Museu do Prado, em Madrid). Os dois países pretendem potenciar a área do cinema, facilitando a distribuição e promovendo encontros entre produtores e distribuidores ibéricos. As ministras assumiram também ir dedicar especial atenção aos criadores contemporâneos.
in DN

28 mil anos de conotação sexual



Representações sexuais antigas. A sculpted and polished phallus found in a German cave is among the earliest representations of male sexuality ever uncovered, researchers say.
The 20cm-long, 3cm-wide stone object, which is dated to be about 28,000 years old, was buried in the famous Hohle Fels Cave near Ulm in the Swabian Jura.
The prehistoric "tool" was reassembled from 14 fragments of siltstone.
Its life size suggests it may well have been used as a sex aid by its Ice Age makers, scientists report.
ver mais in BBC

cultura no site

e-Cultura.pt ultrapassa fasquia dos dois milhões de acessos
Toda a informação sobre o que acontece na cultura, de norte a sul do país e nas ilhas está aglutinada num único portal, o e-Cultura.pt. Um projecto que se apresenta como mais completa plataforma de divulgação da área, e que ao fim de ano e meio de funcionamento conquistou já mais de dois milhões de visitantes.
O portal nasceu sob as asas do Centro Nacional de Cultura, com os incentivos do Programa Operacional para a Sociedade da Informação. O seu principal trunfo é assumidamente a sua agenda cultural, actualizada ao minuto 24 horas por dia, com o auxílio dos próprios promotores, que se encarregam de enviar informação sobre o que vai sendo feito.
Ao fim de ano e meio de funcionamento, a autonomia e o sucesso adquirida pelo portal são uma boa surpresa para os seus criadores. O presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC), Guilherme de Oliveira Martins, salienta que esta é «uma das poucas páginas de informação cultural da Europa ligada a uma ONG e sem fins lucrativos», e é o que conquista mais visitantes. O segredo do sucesso, explica o responsável, está em acompanhar as exigências dos utilizadores, reinventando o portal a cada dia.
in DD

who are u?

Já vi o videoclip do single Who are U?, do David Fonseca. Muito bom. Abriu o apetite para o belo manjar que espero que seja o album. Depois da excelente participação no projecto Humanos o melancolismo deste português cantante em inglês está de volta. Bem-vindo.

site com pedaço da música

breves do dia

Yasin Hassan Omar tentou detonar explosivos em Warren Street
Detido um dos suspeitos dos ataques falhados em Londres
A polícia britânica anunciou hoje que deteve um dos suspeitos de envolvimento nos ataques falhados da semana passada em Londres. O indivíduo em causa foi identificado como Yasin Hassan Omar, que foi acusado de ter tentado detonar explosivos na estação de metro de Warren Street.
Polícia britânica acredita que deteve um dos terroristas dos ataques falhados em Londres
Birmingham: polícia procede à explosão controlada de um embrulho

Reacção ao manifesto contra grandes obras públicas
Mário Lino: propostas de economistas são "óbvias e de bom senso"
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, considerou hoje "óbvias e de bom senso" as ideias dos signatários de um manifesto publicado hoje no "Diário de Notícias" contra a concretização de grandes obras públicas nas próximas legislaturas, tal como a Ota e o TGV, mas salientou que as decisões do Governo nesta matéria "também são sensatas".
Economistas portugueses criticam investimento em "grandiosos projectos"

Governo quer que os automóveis passem a ter
Identificadores electrónicos
O Governo quer criar um sistema de identificação electrónica para veículos que permita fornecer dados para o controle da intensidade do tráfego. O concurso para a escolha da tecnologia irá arrancar este ano, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e das Obras Públicas.

A CRÓNICA DE Jorge Leitão Ramos
Um tal François Truffaut...
Vinte anos se cumpriram, em Outubro último, sobre a morte prematura de François Truffaut. Crítico, polemista, realizador, produtor, argumentista, actor - a sua personalidade artística e ética marcou pelo menos uma geração. Esquecê-lo é impossível.

Partido dos Trabalhadores brasileiros
Publicitário pagou a magistrados
O dinheiro de um publicitário vinculado ao Partido dos Trabalhadores (PT), do Presidente Lula da Silva, financiou magistrados e organizações não governamentais, além de um «saco azul» do partido, divulgaram hoje fontes parlamentares.


Praia de Vancouver, Canadá. Um vigilante vê a partida de um navio norueguês.
www.20minutos.es/galeria/321/0/0/foto/fotonoticia/fotogaleria/

crime animal

Cinquenta cães sobreviveram 6 meses abandonados numa vivenda
Local «foi visitado por todas as autoridades desde a Câmara, saúde pública e GNR mas ninguém fez nada», dizem vizinhos
Cinquenta cães debilitados, magros e sujos foram hoje retirados de uma vivenda em Ribeira de Pedrulhos, Torres Vedras, onde se encontravam abandonados há mais de seis meses com o conhecimento da Câmara municipal.

mundial aquático

Image hosted by Photobucket.com

Mundiais de Natação FINA, Montreal, Canadá. Ontem foram batidos recordes mundiais de 50 metros mariposa masculinos (pelo sul-africano Roland Schoeman) e nos 100 metros bruços femininos (americana Jessica Hardy) na nona jornada mundiais de natação.

vendas ou encerramento?

Dois diários à espera de comprador
Diários da Prensa Ibérica esperam investidor e resistem com optimismo
"Só há dois cenários possíveis a venda ou o encerramento." O comunicado dos jornalistas de A Capital, ontem divulgado, sintetiza o ponto da situação naquele diário e no portuense O Comércio do Porto.
O futuro dos dois títulos detidos pela Prensa Ibérica continua suspenso de um eventual investidor, mas parece afastado o cenário do encerramento no fim do mês.
Um grupo de investimento, o LP Brothers - Venture Capital disse ontem, em comunicado, citado pela Lusa, estar a desenvolver contactos para a venda dos jornais e afirmou que um grupo "com diversos interesses nos media a nível internacional" vai comprar A Capital.
ver mais in DN

may the force be with you

Espadas de Darth Vader e Skywalker vão a leilão sexta-feira
As duas espadas-laser usadas na primeira «Guerra das Estrelas» e na sequela «O Império Contra-Ataca» estão entre os 75 objectos da sétima arte que irão ser leiloados na sexta-feira em Beverly Hills. Espera-se que cada uma delas alcance os 50 mil euros.

parvoíces politiqueiras


[Muito recentemente o Ministro da Economia, Manuel Pinho demonstrou após a demissão do Ministro das Finanças, Luís Campos e Cunha, que vive num mundo fantasioso, ou melhor faccioso. Falava-se na altura da saída de Campos e Cunha por divergências com Manuel Pinho - com quem Sócrates terá concordado no que diz respeito aos investimentos. Ainda esta semana o mesmo Manuel Pinho numa pergunta lançada por um jornalista sobre a saída de Campos ter tido a ver com discordâncias, o Ministro diz indignado: "Todos sabemos que saiu apenas por motivos familiares". Hoje vi mais do mesmo na televisão, com este Ministro a considerar que o manifesto dos 13 economistas de que fala a notícia abaixo vem de encontro ao que o Governo tem estado a fazer e não tem nada a ver com os investimentos na OTA ou o TGV. Ridículo.]

Grandes obras públicas do Governo de Sócrates
O risco de fantasias
Treze economistas portugueses contestam hoje num manifesto publicado no Diário de Notícias a eventual concretização de grandes obras públicas, que «poderá ser desastrosa» para Portugal, um país que «vive uma profunda crise».
Apesar de os economistas nunca especificarem a que grandes obras públicas se referem no manifesto, o Governo de José Sócrates anunciou recentemente que vai concretizar os projectos do novo aeroporto internacional na Ota e do comboio de Alta Velocidade TGV, avaliados em mais de 25 mil milhões de euros.

O grupo de economistas, alguns dos quais estiveram com José Sócrates nas Novas Fronteiras, questiona no manifesto a qualidade do investimento público, escreve o DN.
O manifesto é subscrito pelo presidente da Vodafone, António Carrapatoso, o ex-secretário de Estado do Tesouro e Finanças, António Nogueira Leite, o professores catedráticos Augusto Mateus e Fátima Barros, o presidente da RSE Portugal, Fernando Ribeiro Mendes, e o advogado e fiscalista, Henrique Medina Carreira.
O professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova José António Girão, os economistas José Silva Lopes, José Ferreira do Amaral e José Almeida Serra, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos, João Salgueiro, o ex-Governador do Banco de Portugal Miguel Beleza e o presidente da SIBS Vítor Bento subscrevem também o manifesto.
Para os economistas «parece ter emergido uma corrente de pensamento que acredita que a superação da crise em Portugal pode estar no investimento em obras públicas, sobretudo se envolvendo grandiosos projectos convenientemente apelidados de estruturantes».

Recordando a crise profunda que o país vive, o grupo considera que o cenário requer «uma urgente e dedicada concentração de esforços visando medidas apropriadas de contenção orçamental, de incentivo económico a favor dos sectores de produtores de bens transaccionáveis, de promoção de eficiência económica e de uma moderação da despesa colectiva».
«Porque a situação é séria e o país não pode, sem pesados custos, embarcar em mais experiências fantasistas, importa dizer, de forma clara, que essa ideia é errada e a sua eventual concretização poderá ser desastrosa para o país», escrevem no manifesto.
Os 13 economistas consideram que «o investimento público pode ter virtudes e pode ser um importante elemento estimulador do desenvolvimento».
No entanto, dizem, o investimento público não serve «nas presentes circunstâncias da economia e das finanças públicas», «sobretudo se dirigido a obras cujo mérito não tenha sequer sido devidamente demonstrado por estudos publicamente divulgados, credíveis e contraditáveis». »

artigo do DN

terça-feira, julho 26, 2005

cobertura aquática

Image hosted by Photobucket.com

Os mundiais de natação continuam em Montreal, no Canadá.

segunda-feira, julho 25, 2005

vídeo blogues

Watch Me Do This and That Online
By SARAH BOXER
Vlogs, or video blogs, are beginning to look a lot like television, and like the medium, have problems coming up with fresh programming on a regular basis.
Can you vlog a dead horse? Only if you make a video of it and post it on the Web.
After blogging came photo blogging and then, suddenly last year, video blogging. Video bloggers, also known as vloggers, are people who regularly post videos on the Internet, creating primitive shows for anyone who cares to watch. Some vlogs are cooking shows, some are minidocumentaries, some are mock news programs and some are almost art films.

pensar sonhar

Pensamento do dia: "Tudo o que esquecemos grita por socorro em sonhos".
Elias Canetti (1905-94), escritor suíço de origem búlgara.

coroa antiga

Ouro de Orpheus
Arqueólogos búlgaros encontraram em Zlatinitsa um túmulo datado do séc. 4 A.C. que dizem ser do rei da antiga Trácia, Orpheus. Para além desta coroa de louros em ouro, os arqueólogos descobriram ainda objectos fúnebres, grevas decoradas com cenas mitológicas, peças de ouro, prata e bronze e arreios de cavalos. O rei trácio terá sido queimado com dois cavalos e um cão. Foto: Vassil Donev/EPA - in Publico.pt

extenuante

do Lat. extenuante
adj. 2 gén.,
que extenua;

que fatiga em excesso.

alguém reparou?

[Os intervalos continuam gigantescos.]

Spots de televisão estão mais curtos
Os spots publicitários da RTP1, TVI e SIC estão mais curtos. Entre Janeiro e Junho deste ano a duração média dos spots foi de 27,6 segundos, contra os 31,1 segundos do mesmo período de 2004. Segundo os dados da MediaMonitor, na RTP a duração média de um spot é de 35 segundos, na TVI é de 25 segundos, enquanto que na SIC fica nos 24 segundos. in Meios e Pub

factos do dia


A semana passada um tufão atingiu a China

O tempo vai piorar nos próximos três dias.

Anuncia-se a chuva tão desejada pelo país em seca, mas nada indica que seja suficiente para as necessidades.
Para já, o arrefecimento trouxe algum descanso aos bombeiros.
Não há neste momento fogos activos no país.


--------
Há uns meses, Mário Soares dizia que estava fechado um ciclo.
Colocava um ponto final na sua vida político-partidária, dando um impulso à renovação.
Agora, vemo-lo de novo virado para o futuro, apesar dos 80 anos.
Mário Soares mostra-se disponível para a luta das presidenciais, deixando para segundo plano Manuel Alegre, que apoiava há bem pouco tempo.
José Sócrates até já lhe deu o apoio necessário para avançar.
Quanto a Manuel Alegre, não quer falar sobre o assunto, o que indica que continua disponível para ser candidato.
No Primeiro Jornal teremos o essencial das movimentações e reacções a esta "pequena revolução".
--------
As telecomunicações portuguesas estão entre as mais caras da Europa, segundo o cenário traçado pelo regulador da concorrência. Os telefonemas locais estão 62 por cento acima da média dos Quinze. A banda larga de Internet é cinco vezes mais cara do que na Alemanha, por exemplo que é a média europeia. A DECO alerta que os preços só serão mais baixos quando a PT não tiver a rede fixa na sua posse, após a saída do Estado do capital da operadora. A rede fixa deveria, assim, ser coordenada por uma entidade como a ANACOM que venderia às operadoras a rede fixa «só assim os preços irão baixar significativamente».

Telefones fixos e Internet com preços elevados

As chamadas através dos telefones fixos e o acesso à Internet em Portugal são bastante mais caros que a média europeia. Só nos programas pré-pagos dos telemóveis é que as comunicações em Portugal oferecem preços mais baratos.
--------
No Cadaval é comum por estes dias encontrarem-se casas de banho no meio dos pomares.
É uma das exigências do mercado inglês aos produtores de Pêra Rocha, em nome da higiene.
Vamos perceber como é que os agricultores se estão a habituar a estas novas regras.

bobby e jose

Entrevista de Bobby Robson onde o antigo treinador do Barcelona fala sobre Mourinho:
"He introduced himself at the airport. 'Hello Mister. My name is Jose Mourinho and the president has hired me as your interpreter. I hope I can do a good job for you, Mister.' He always called me Mister. That was Jose. Very nice, very respectful, very handsome. But, if I said something hard and direct, he never tried to soften it in translation. Jose was strong but he developed a nice, positive rapport with everyone. The players loved him.

"One of my stipulations in moving to Barcelona was that Jose should accompany me [as he had to Porto]. You should have seen him with Ronaldo, whom I'd just signed for £20m. Ronaldo, for the short time we had him at Barcelona, was phenomenal. There were no girls for Ronaldo then. No disco, no fashion, no earrings, no flash cars. He had the need to be a great player - and so he listened to Jose. It didn't matter that Jose had done nothing as a player. With a young genius like Ronaldo, he was perfect. Jose knew how to speak to him."

Despite Mourinho's singular ability, and his subsequent European triumphs with Porto, Robson says, astonishingly, that "I really feared for Jose when he came to Chelsea. The Premiership is a mighty challenge and I thought he would need a buffer, perhaps a mentor, to guide him through the transition. I expected him to battle at first."
in The Guardian
Image hosted by Photobucket.com

Like Lance Armstrong
All I need's a fast machine (bicicle)
I'm gonna make it all right
Like Lance Armstrong
Underneath your radar screen
You'll never catch me tonite o I ain't takin' shit off no one
Baby that was yesterday
I'm an all American rebel
Making my big getaway
Yeah you know it's time
I gotta fly
Sheryl Crow

Image hosted by Photobucket.com

Bicycle bicycle bicycle
I want to ride my bicycle bicycle bicycle
I want to ride my bicycle
I want to ride my bike
I want to ride my bicycle
I want to ride it where I like

You say black I say white
You say bark I say bite
You say shark I say hey man
Jaws was never my scene
And I don't like Star Wars
You say Rolls I say Royce
You say God give me a choice
You say Lord I say Christ
I don't believe in Peter Pan
Frankenstein or Superman
All I wanna do is

Bicycle bicycle bicycle
I want to ride my bicycle bicycle bicycle
I want to ride my bicycle
I want to ride my bike
I want to ride my bicycle
I want to ride my
Bicycle races are coming your way
So forget all your duties oh yeah!
Fat bottomed girls
They'll be riding today
So look out for those beauties oh yeah
On your marks get set go
Bicycle race bicycle race bicycle race
Bicycle bicycle bicycle
I want to ride my bicycle
Bicycle bicycle bicycle bicycle
Bicycle race

You say coke I say caine
You say John I say Wayne
Hot dog I say cool it man
I don't wanna be the President of America
You say smile I say cheese
Cartier I say please
Income tax I say Jesus
I don't wanna be a candidate for
Vietnam or Watergate
Cause all I wanna do is

Bicycle bicycle bicycle
Queen

a imaginação sem limites

Admirável Mundo Novo
Romance

Aldous Huxley

Uma daquelas obras marcantes. Que nos guia por uma sociedade única e misteriosa. Original e interessante. E se o último propósito do ser humano fosse condicionar-se ao máximo para ser feliz? E se a sociedade decidisse no papel e nas leis que, afinal, de facto, não somos todos iguais perante as regras impostas pela comunidade? E se nenhum de nós nascesse do ventre de uma mãe, aliás, a palavra mãe era nojenta e pornográfica, e a de pai apenas muito inconveniente?

E se todos os seres humanos tivessem de ter vários parceiros sexuais (poligamia obrigatória) – não haveria casamento (algo considerado ridículo)? Aliás, ter apenas um mesmo parceiro durante algum tempo seria muito mal visto e condenado, especialmente para pessoas com menos de 30 anos.

E se houvesse regras específicas na sociedade para criar seres humanos diferentes, alguns até que se chamariam semi-abortos? Haveriam divisões na constituição desses seres humanos, com divisões de inteligência, altura, cor de pele – tudo isso era realizado com pormenor cientifico em gigantescos edifícios. As pessoas seriam criadas em provetas, e teriam uma certa ternura por esses tubos de ensaio.

E se a solidão fosse proibida? E quem se sentisse só visto com desdém.

E se houvesse uma espécie de droga e medicamento, chamado soma, que colocaria as pessoas sempre felizes, quando algo de problemático acontecia?

Este é o mundo criado por Aldous Huxley, pouco antes de 1932, altura em que o livro foi publicado. Este mundo de inspiração serviu de força motora para pessoas como Jim Morrison. Mas neste mundo estas são as premissas, a história e enredo vai mostrar as falhas das várias sociedades, a nossa, vista com uma longitude difícil de imaginar, e a construção da sociedade do Nosso Ford, uma espécie de criador, humano e inspirado. Huxley vai ao ponto de imaginar os pormenores de criação cientifica em diversas castas e da fabulosa educação por hipnopedia, que traz a todos estes seres humanos diferentes de nós, condicionamentos que lhes ficam marcados para sempre. Uma educação impressionante e imaginativa, a fazer lembrar que o mundo mais evoluído pode ser como nunca o imaginámos, em vários aspectos.

Golfe de obstáculos
Cinema Sensorial

«Havia umas coisas chamadas pirâmides, por exemplo. E um homem chamado Shakespeare. Nunca ouviram falar dele, naturalmente… Tais são as vantagens de uma educação verdadeiramente científica. Havia, como já disse, uma coisa chamada cristianismo…»

«Por amor de Ford!» ... «Ford me ajude».

ler o livro online aqui.
http://www.huxley.net/
Huxley no Wikipédia
Site sobre o autor
Citações do autor
Artigo sobre Huxley
Site português
A obra completa
--------------------------------

Conhecer Aldous Huxley
Aldous Leonard Huxley (July 26, 1894November 22, 1963) was a British writer who emigrated to the United States. He was a member of the famous Huxley family who produced a number of brilliant scientific minds. Best known for his novels and wide-ranging output of essays, he also published short stories, poetry, and travel writing. Through his novels and essays, Huxley functioned as an examiner and sometimes critic of social morés, societal norms and ideals, and possible misapplications of science in human life. While his earlier concerns might be called "humanist," ultimately, he became quite interested in "spiritual" subjects like parapsychology and mystically based philosophy, which he also wrote about. By the end of his life, Huxley was considered, in certain learned circles, a 'leader of modern thought'.

Later years

He started meditating and became a vegetarian. Thereafter, his works were strongly influenced by mysticism and his experiences with the hallucinogenic drug mescaline, to which he was introduced by the psychiatrist Humphry Osmond in 1953. Huxley's psychedelic drug experiences are described in the essays The Doors of Perception (the title deriving from some lines in a poem by William Blake) and Heaven and Hell. The title of the former became the inspiration for the naming of the rock band, The Doors. Some of his writings on psychedelics became frequent reading among early hippies.


Foto de 1960. Huxley nasceu em 1864 e morreu em 1963. Foto1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5 ;

The Doors of Perception is a 1954 book by Aldous Huxley detailing his hallucinatory experiences when taking mescaline. The title comes from a quote from William Blake:

"If the doors of perception were cleansed everything would appear to man as it is, infinite."
Based on this quotation, Huxley assumes that the human brain filters reality in order not to let pass all impressions and images, which would be unbearable to process. According to his view, drugs can reduce this filter, or "open these doors of perception," as he puts it metaphorically. In order to verify his theory, Huxley takes mescaline and writes down his thoughts and feelings. What he notices is that everyday objects lose their functionality and suddenly exist "as such." Space and dimension become irrelevant and the perception seems to be enlarged, overwhelming and at times even offending because the person is unable to cope with the enormous amount of impressions.

Huxley, Aldous, "The Doors of Perception". (HTML file format).

Site sobre o livro


Aldous Huxley

declaração do dia

E a TVI, toda a gente sabe, até é o canal com mais salero e não custa imaginar Manuela Moura Guedes apresentando-se com um sonoro Hola, yo soy Manuela. Se em Espanha até o primeiro-ministro italiano é accionista de uma televisão, no hay problema.
Miguel Gaspar, in DN
Image hosted by Photobucket.com

Teatro em Salzburgo.

dh lawrence

Um ideal equilíbrio na guerra dos sexos
A reputação de D.H. Lawrence (1885-1930) como apóstolo da sexualidade, roçando por vezes o escândalo, ocultou, de alguma forma, a riqueza da obra do escritor britânico, que abrange o romance, a novela, a poesia, o ensaio, a narrativa de viagem, o teatro, a pintura, sem contar com a correspondência e um manual de história. Tendo passado a sua infância nos Midlands, região rural e mineira que se tornou no símbolo da trágica clivagem entre a velha Inglaterra e a civilização industrial moderna - crise que O Amante de Lady Chatterley (1928) esboça -, é em virtude da discórdia entre os pais, da convivência com as feministas de Eastwood e da sua experiência enquanto homem casado que o autor de Filhos e Amantes se deterá na "guerra dos sexos" para propor um ideal de "equilíbrio estelar" entre homem e mulher.
Mulheres Apaixonadas - lançado nos EUA e em Londres, respectivamente, em 1920 e 1921 - é o segundo volume de uma obra intitulada As Irmãs, sendo o primeiro O Arco-Íris.
ler crítica ao livro Mulheres Apaixonadas in DN

Mulheres Apaixonadas - livro disponível online aqui
Autor. D.H. Lawrence
Editora. Relógio D'Água
Páginas. 509
Género. Ficção
Preço. 24,00 €

love foolosophy

Image hosted by Photobucket.com

Dançar ao som de Jamiroquai - Suíça. Jason Kay, frontman and singer of British group Jamiroquai performs on the main stage during the second day of the Paleo Festival, in Nyon, Switzerland, late Wednesday 20 July 2005. With 220'000 spectators in six days, Paleo, the biggest music festival in the Western part of Switzerland, has been already sold out after one week sell. EPA

A Funk Odyssey (2001-2005)
Feel So Good
Little L
You Give Me Something
Corner Of The Earth
Love Foolosophy
Main Vein
Do It Like We Used To Do

Dynamite (2005-date)
Feels Just Like It Should
Seven Days In Sunny June
Starchild
(Don't) Give Hate A Chance
Time Won't Wait

celular global

Vodafone: metade da população mundial utilizará telemóvel em 2010
Metade da população mundial utilizará um telemóvel para telefonar dentro dos próximos cinco anos, segundo as previsões de Arun Sarin, presidente da Vodafone, numa entrevista divulgada na edição de domingo do jornal Die Welt.
Segundo o responsável da maior operadora móvel mundial, o problema que se coloca em alguns mercados, ditos saturados, não deve colocar-se. «Mesmo nos mercados com um índice de penetração de 90%, ainda existe espaço para crescer», afirmou Sarin ao Welt am Sonntag.
A Vodafone estima que em 2006, o número global de utilizadores de telemóveis atinja dois mil milhões, e que as pessoas tenderão a usar outros acessórios móveis (como PDAs). O terceiro milhar de milhão será alcançado dentro de cinco a seis anos, segundo a projecção.
in DD

crime?

Polícia londrina atingiu brasileiro com oito tiros à queima-roupa
O brasileiro Jean Charles de Menezes, morto por engano pela polícia britânica na passada sexta-feira, foi atingido com oito tiros, sete na cabeça e um no ombro, admitiram hoje as autoridades.
Testemunhas presenciais tinham indicado anteriormente que um agente da polícia disparara cinco vezes contra Menezes, depois de o perseguir no Metro de Londres.
A investigação oficial sobre a morte do brasileiro, hoje iniciada, deverá estabelecer os passos que conduziram a um tal desfecho e, concretamente, apurar se o agente actuou correctamente ao disparar. Aparentemente, o agente confundiu o jovem com um suspeito de terrorismo.
(...)
A polícia intimou-o a parar mas, ao que parece, Menezes ignorou a ordem. Um dos agentes conseguiu então dominá-lo e, com ele imóvel no chão, disparou à queima-roupa oito tiros.
in RTP

unas radical

Rui Unas vai continuar a ser o "ponta-de-lança" de Penim
O substituto do 'Cabaré da Coxa' será "algo de inovador e surpreendente"
O fim de Cabaré da Coxa, na passada quarta-feira, deixou a dúvida no ar aos espectadores da SIC Radical? Será que, depois da saída dos Gatos Fedorentos, o canal temático do cabo vai perder outra das suas jóias da coroa? Francisco Penim descansa a malta "Não, de todo. O Rui Unas vai continuar a ser o nosso ponta-de-lança!", garante ao DN. Ao lado, o homem que durante três anos falou com um malcriado papagaio embalsamado arregala os olhos. "Eh, pá! Ponta-de-lança? Isso é uma enorme responsabilidade."
Unas não tem dúvidas quando se lhe pede um balanço do Cabaré. "Cresci muito como apresentador. Aprendi a fazer coisas novas. Quando vejo alguns dos primeiros programas e estes últimos, noto muitas diferenças", confessa.
ver mais in DN

bochechas de volta?


[Ora aí está uma notícia duvidosa mas que, a ser verdade, me choca bastante. Sou daquelas pessoas que cresci com Mário Soares como presidente da República, era quase uma marco, alguém que apenas tinha visto nesse papel e que não punha em causa nunca. Mas o tempo fez-me pensar mais sobre o assunto e esta possibilidade choca-me por diversos motivos. A idade dele - é mais velho do que o papa -, voltar a repetir o cargo tantos anos depois, e ser uma possível candidatura sem motivo sincero aparente, entre outros...]

Candidatura está a ser preparada há um mês
Mário Soares já decidiu vai ser candidato às eleições presidenciais de Janeiro e deverá anunciar a sua candidatura em Setembro, segundo o DN apurou junto da direcção do PS. De acordo com a mesma fonte, as pressões para que Soares aceitasse o desafio não são novas...
in DN

sexta-feira, julho 22, 2005

antiguidade restaurada

Image hosted by Photobucket.com

Grécia. Parthenon em obras.



Lua mais cheia
A lua cheia brilha por trás do templo de Posseidon, em Sounio, na Grécia. A partir de ontem, e até 2007, a lua vai parecer maior do que o habitual tendo em conta que a distância entre a Terra e o seu satélite natural vai ser menor, cerca de 357.290 quilómetros. Foto: Petros Giannakouris/AP - in Publico.pt