sábado, novembro 27, 2004

fim do dia em Berlim


Por do sol em Berlim. Um balão voa perto do topo da catedral de Berlin, enquanto o dia - a viragem do planeta de modo a que a zona europeia fique fora do alcance do sol - termina.
Foto: AFP/DDP/Michael Kappeler

Cavaco Silva solta «grito de alarme»


«É chegado o momento de os políticos competentes afastarem os políticos incompetentes»

«É CHEGADO o momento de difundir na sociedade portuguesa um grito de alarme sobre a tendência para a degradação da qualidade dos agentes políticos» - afirma Cavaco Silva em artigo que publicamos [Expresso] hoje. E vai mais longe: «Por interesse próprio e por dever patriótico cabe às elites profissionais contribuírem para que na vida partidária portuguesa os políticos competentes possam afastar os incompetentes».
in Expresso, de hoje

Mourinho igual a si mesmo



«Sou a grande cabeça do futebol na Europa»

O revolucionário
José Mourinho explica as razões do sucesso e por que é agressivo na defesa das suas causas. Em entrevista ao jornal Expresso realizada no Chelsea, o polémico treinador passa em revista toda a carreira.
JOSÉ Mourinho, o treinador que levou o FC Porto ao título europeu e agora treina o Chelsea, de Londres, diz que vai tornar este clube o maior do mundo. E adianta que é «a grande cabeça em Portugal e na Europa» de uma nova forma de pensar o futebol.

Mourinho decide tudo
NUMA das ironias em que o destino é fértil, o FC Porto tornou-se involuntariamente refém de José Mourinho, o treinador responsável pela «projecção planetária» do clube, alcançada, segundo Pinto da Costa, após a conquista da Liga dos Campeões.
in Expresso

somos?

«Somos tão ou melhores do que os outros»

NA HORA de regressar a Inglaterra, o presidente da General Motors Portugal elogia a capacidade de trabalho dos portugueses. «Desde que devidamente enquadrados, os portugueses são tão bons ou melhores do que os outros», declara. Admirador confesso do treinador do Chelsea, José Mourinho, José Marques Gonçalves pôs a fábrica da Opel na Azambuja a produzir 67 mil automóveis/ano, quase ao nível da VW Autoeuropa.
in Expresso

A procura incessante de Raquel

por João Tomé
A sala está cheia de pessoas com os olhos arregalados, a olhar avidamente para as peças de roupa que começam a diminuir de minuto a minuto. A secção feminina é sempre a mais requisitada nesta altura natalícia e também a mais extensa numa sala com tantos atractivos decorativos próprios da publicidade mágica e ilusória que enche todas as paredes, fazendo com que pareça que não se está numa sala qualquer.

"Raquel, anda lá! Não consigo mais estar aqui, estou farto de tanta compra, vamos!", persiste um jovem que tenta convencer a namorada a parar. Raquel nem olha para o seu companheiro, os seus olhos estão totalmente concentrados nas meias de marca neste expositor, nas malas lá ao fundo, nas luvas que estão mesmo ali ao lado, nas collants que lhe parecem tão engraçadas e ainda por cima estão a um excelente preço, nada a demove do objectivo de comprar o que esteticamente está mais na "moda", nada lhe tira o pequeno sorriso ao olhar para todas aquelas riquezas a preços mais acessíveis.

Para Raquel é como procurar um qualquer Santo Graal, ao descobrir uma peça que junta todos os requisitos o sorriso estende-se numa alegria imensa que preenche aqueles segundos de concretização.
É uma alegria éfemera a de Raquel, não existe propriamente uma concretização final na procura incessante consumista feminina.

O namorado de Raquel vai olhando para Raquel com cara aborrecida e que demonstra alguma habituação na procura incessante. Vai sorrindo levemente quando a companheira lhe mostra com o maior contentamento aquela camisola que procurava há tantas semanas, que combina com uma tal saia azul que lhe ofereceram no Natal passado. Raquel e o namorado saem pela saída principal deste centro consumista espanhol com nome de influências inglesas, ela leva dois sacos na mão, respeitantes às suas novas meias até ao joelho com características quentes para esta altura tão fria do ano e à sua nova blusa justa e fina a pensar nas estações do ano que se avizinham, ambos levam também duas horas de procura incessante...


Dia Sem Compras - HOJE



Em pleno arranque da quadra natalícia
Hoje é o dia sem compras

Desligar o Canal Shopping e sintonizar o canal vida. É esta a sugestão dos organizadores do Dia Sem Compras, uma data que se assinala hoje, em pleno arranque da quadra natalícia.

O desafio está lançado e, para participar, só é preciso respeitar um requisito: não consumir. Se tem medo das tentações, pode aceitar a proposta da associação ambientalista Amigos de Mindelo e embarcar num percurso pedestre pela serra do Marão. Pelo caminho, os organizadores sugerem um dia de reflexão sobre as consequências ambientais, sociais e éticas do consumismo. "Os países desenvolvidos - que constituem cerca de 20 por cento da população mundial - consomem 80 por cento dos recursos naturais do planeta, causando um nível desproporcionado de danos ambientais e uma injusta distribuição da riqueza. Como consumidores, temos que questionar os produtos que compramos e quem os fabrica, acerca da sua origem e processo de fabrico", argumentam.

O Dia Sem Compras pretende ser, por isso, a data de transição para um consumo mais responsável e racional, focado nos aspectos sociais e ambientais inerentes à preservação da Terra e ao tratamento igual de todos os seres humanos. A iniciativa é da responsabilidade do GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental (www.gaia.org.pt).

sexta-feira, novembro 26, 2004

maquete da Disney em Hong Kong



An artist's conceptual drawing shows how the Walt Disney theme park in Hong Kong will appear once it is completed in 2005. Enviromental campaigners claimed that dangerous chemical waste removed from a bay where Walt Disney is building its Hong Kong theme park is being burned and further polluting the city.(AFP/Walt Disney/File)

há naves em marte, ou haverá...


This May 2002 image shows a simulation of Beagle 2 on the martian surface. The British team behind the ill-fated Beagle 2 probe to Mars, which vanished without trace last December while attempting to land on the Red Planet, unveiled plans for a possible successor mission.(AFP/ESA)

Cat Stevens e Brian May


Brian May, dos Queen, e Yusuf Islam - Cat Stevens - esperam por uma conferência de imprensa em Londres, para lançarem um livro de fotografias do concerto número 46664 que teve lugar na cidade do Cabo, na África do Sul, em 2003. O antigo presidente da África do Sul, Nelson Mandela, é responsável por uma fundação contra a SIDA intitulada 46664, que é o número de prisioneiro de Mandela quando este durante o Apartheid.
Foto: AP Photo/Alastair Grant

Saramago e Sabato



Portuguese Nobel Literature Prize winner Jose Saramago (L) embraces renowned Argentine writer Ernesto Sabato during an homage to him on the last day of The Third International Congress of the Spanish Language in Rosario, November 20, 2004. Hundreds of linguists, authors, professors, literary figures and Spanish-language experts from around the world gathered in this Argentina's city for four day to discuss the state of the Spanish language, which is spoken by 400 million people worldwide. REUTERS/Alfredo Celoria

cristais no corpo


Uma modelo usa cristais Swarovski numa montra do designer britânico Lesley Vik Waddell, numa passagem de modelos de jóias no museu Victoria e Albert, em Londres, hoje.
Foto: REUTERS/Toby Melville

Expresso em mudanças



Cândida Pinto nomeada sub-directora do Expresso

A jornalista Cândida Pinto vai ser a sub-directora do Expresso.
A actual jornalista da SIC – ex-directora da SIC Notícias – vai assumir o cargo a partir de 1 de Janeiro de 2005.
Estas mudanças no seio do grupo liderado por Pinto Balsemão visam promover uma política de união na Impresa, sendo que, por exemplo, os trabalhadores da SIC podem transferir-se para outros segmentos da empresa, como revistas e jornais, desde que o solicitem.

Expresso prepara reformulação gráfica para 8 de Janeiro

O semanário Expresso prepara, para o próximo mês de Janeiro de 2005, uma reformulação gráfica do seu primeiro caderno e do Guia da Semana, o qual passará a estar integrado na Revista Única, em caderno destacável.

Nesta reestruturação, destaque ainda para a independência de que o 1.º e o 2.º cadernos do jornal passarão a gozar, mercê do facto de passarem a ter editores responsáveis pelos mesmos: Mário Ramires vai passar a editor do 1.º caderno, função em que terá o apoio do director-adjunto José António Lima, enquanto o 2.º terá como responsável Jorge Fiel.

Destak, destaca-se segunda como primeiro jornal gratuito diário português


Jornal gratuito Destak passa a diário a partir de segunda-feira

Lisboa, 26 Nov (Lusa) - O jornal gratuito Destak vai passar a ter uma periodicidade diária a partir de segunda-feira, apostando também em mais conteúdos e num novo grafismo, anunciou hoje aquela publicação em comunicado.
"A passagem a diário vem corresponder ao desejo expresso quer pelos leitores, quer pelos anunciantes ao longo dos últimos três anos", esclarece o documento.

A decisão surge numa altura em que a editora sueca Metro International anunciou um acordo com o grupo Media Capital para o lançamento em Portugal do jornal gratuito Metro.
Com a passagem a diário, o Destak que, desde Setembro de 2001, é distribuído às sextas-feiras, vai aumentar a sua tiragem de 70 mil para 100 mil exemplares.

O primeiro número enquanto diário inclui uma entrevista ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues.




The Gift à procura da internacionalização


Novo álbum, "AM-FM", apresentado primeiro nos EUA

Os portugueses The Gift editam, na próxima semana, "AM-FM", o terceiro álbum de originais, repartido em dois discos, com atmosferas sonoras diferentes. O trabalho será apresentado em concerto primeiro no estrangeiro e só depois em Portugal.

Os 16 temas que integram "AM-FM" cabiam num só CD, mas o grupo de Alcobaça decidiu apostar num duplo álbum, com oito temas em cada disco, porque as músicas tinham "estéticas diferentes", como explicou John Gonçalves, um dos músicos, em entrevista à agência Lusa. "O AM é para ouvir em casa, é mais calmo e introspectivo, enquanto o `FM' é mais extrovertido, mais para o exterior", referiu o músico.

"AM-FM", que surge três anos depois de "Film", é, segundo John Gonçalves, um álbum "a pensar nos quatro Gift e revela que o grupo não tem um só caminho".
"Film foi o apurar de uma estética, com orquestrações mais polidas e este mantém as mesmas técnicas, mas apresenta mais ritmos", descreveu o músico.
Gravado no estúdio de Mário Barreiros, o duplo álbum contou com produção de Nuno Gonçalves, dos The Gift, e de Will O'Donovan, que já tinha colaborado no disco anterior.

Num diário que manteve no site oficial da banda na Internet, desde meados de Setembro, Nuno Gonçalves, outro dos músicos, escrevia que o disco "está mais focado em detalhes rítmicos" e que é o álbum "mais espontâneo e transparente" que o grupo já fez.
"AM-FM", editado pela La Folie Records e distribuído pela Universal, chegará às lojas no dia 29 com um DVD extra, em formato "digipack" e a um preço de um álbum simples.
É um risco que a banda assume a pensar também na internacionalização, um "processo demorado que precisa de paciência", como descreveu John Gonçalves.

Londres e Nova Iorque, depois Portugal
"Se Film pretendeu abrir algumas portas lá fora, o objectivo é escancará-las com o novo disco", sublinhou, referindo que os The Gift optaram por apresentar primeiro o álbum no estrangeiro e só depois promovê-lo em Portugal.

Depois de um concerto no domingo em Londres, no âmbito do Festival Atlantic Waves, os The Gift actuam hoje no BB King Blues Club, em Nova Iorque, na quarta-feira tocam em Santa Mónica e no dia 27 em Santa Fé (Los Angeles). Nos dias 3 e 4 de Dezembro actuam em Alcobaça, percorrem de seguida as lojas FNAC com pequenos "showcases" antes de tocarem no dia 6 no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, e no dia 8 no Rivoli, Teatro Municipal, no Porto.

De Janeiro a Abril planeiam tocar em teatros e auditórios um pouco por todo o país, entre Abril e Maio querem fazer as Queimas das Fitas e prolongar a digressão nacional até ao final do ano. "Driving You Slow" é o primeiro single a retirar do álbum, que estará também disponível para "download" através da Vodafone Mobile Music, um serviço para utilizadores do Live 3G daquela empresa de telecomunicações móveis.
in SicOnline, pela Lusa

why do they


Um Muslim indonésio segura com firmeza e convicção um poster bem expressivo durante uma manifestação anti-América numa mesquita em Jakarta, Indonésia, esta madrugada (26 Nov.).
Foto: AP Photo/Dita Alangkara

Homens em "pontas"


Ballets Trockadero de Monte Carlo regressam a Portugal

A companhia de dança Ballets Trockadero de Monte Carlo, composta por um elenco exclusivamente masculino, apresentou-se, ontem, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde apresentará espectáculos até domingo. Os "trocks", como são habitualmente designados, vão representar, numa interpretação livre e parodiada, o percurso dos repertórios do ballet clássico e da dança contemporânea.

uma onça de OURO a 450 dólares



Queda do dólar beneficia metal precioso
Ouro ultrapassa 450 dólares pela primeira vez em 16 anos
O ouro ultrapassou os 450 dólares por onça pela primeira vez nos últimos 16 anos, depois do euro ter atingido máximos durante três dias consecutivos face ao dólar, tornando o metal precioso mais apelativo como alternativa ao investimento na moeda americana.
in JNegocios

quarta-feira, novembro 24, 2004

gelo com arte


Na Nova Zelândia [ora aí está uma terra fascinante], Dennis Taylor, dá os últimos retoques na sua baleia feito de uma grande bloco de gelo durante a sua preparação para o festival "Ice World", em Luebeck, na Alemanha. Serão 30 artistas de 15 países que vão mostrar os seus talentos na arte de moldar o gelo.
Foto: AP Photo/Heribert Proepper

Lusomundo inaugura complexo de cinema VIP


Os cinemas Lusomundo inauguram na terça-feira à noite o primeiro complexo de cinema VIP em Portugal no Amoreiras Shopping Center, Lisboa.

Através do pagamento de uma taxa de serviço de mais 50 cêntimos, a empresa garante o estacionamento gratuito a partir das 20 horas, a entrada independente e o bar privativo.
O complexo nas Amoreiras possui 250 lugares, distribuídos por quatro salas «num ambiente exclusivo, com som e imagem de última geração», segundo a descrição inscrita num comunicado da empresa.
Este complexo surge depois da inauguração da primeira sala VIP portuguesa, no Norteshopping, Porto.
in DD

terça-feira, novembro 23, 2004

peixinhos


Natal de peixinhos. Uma árvore de natal feita de vários copos de vinho que contêm peixinhos é apresentado no Museu Aqua no Hakkeijima Sea Paradise, em Yokohama, a 30 km de Tóquio.
Foto: AFP/Toshifumi Kitamura

segunda-feira, novembro 22, 2004

porrada de gigantes na NBA - they love that game


A pancadaria em que se envolveram alguns jogadores da NBA valeu-lhe pesados castigo.
A NBA decidiu suspender por tempo indeterminado" os jogadores Ron Artest, Jermaine O`Neal e Stephen Jackson, dos Indiana Pacers, e Ben Wallace, dos Detroit Pistons, pelas agressões verificadas no jogo de sexta-feira entre as duas equipas.
As cenas de pancadaria que envolveram jogadores e adeptos foram das piores de sempre na NBA.
Os jogadores dos Pacers começaram a cumprir o castigo já na noite de sábado, não tendo alinhado na recepção aos Orlando Magic. Ben Wallace não poderá defrontar este domingo os Charlotte Bobcats

arriba el fascismo


Sem comentários:
From left to right, President of Chile Ricardo Lagos, U.S. President George W. Bush and Russian President Vladimir Putin, walk in together wearing traditional Chilean ponchos as they arrive for the APEC Leader's Official Photograph at La Moneda Sunday, Nov. 21, 2004 in Santiago, Chile. (AP Photo/Pablo Martinez Monsivais)

O futuro do futebol


Mariano Barreto - «Devo ficar apenas esta época»
«Os treinadores não devem ficar muito tempo num clube»

O actual treinador do Marítimo é um homem viajado, que nunca foi treinador principal em Portugal, mas que conheceu o sabor do sucesso nos dois anos que esteve ao serviço da selecção do Gana, levando a selecção aos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Chegou ao clube na segunda jornada e desde então teve quatro vitória consecutivas e está em 4.º lugar no campeonato, à frente do Sporting. No passado fim-de-semana a sua equipa, com uma excelente exibição que mereceu elogios até de Giovanni Trappatoni, empatou com o Benfica (1-1) no Estádio dos Barreiros e o DESTAK falou com o homem que acha que os treinadores devem ficar pouco tempo nos clubes.

João Tomé [publicado no jornal Destak, edição 147, 20 Novembro 2004]

O empate frente ao Benfica é apenas um dos bons resultados que conseguiu ao serviço do Marítimo esta época. Quais os ingredientes fundamentais para estes bons resultados?
A capacidade de resposta que o grupo de trabalho está a ter ao que é proposto. Eles têm melhorado significativamente enquanto equipa porque entenderam o treinador e conseguiram pôr em prática as ideias do projecto que tenho para a equipa. Nem sempre isso acontece e felizmente tem havido até à altura uma boa resposta dos jogadores.

O seu regresso a Portugal, onde nunca foi treinador principal de uma equipa, aconteceu pelo desafio que lhe foi colocado?
O meu regresso não teve a ver directamente com o desafio feito pelo Marítimo. O projecto foi apresentado quando já tinha regressado a Portugal depois de ter saído da selecção do Gana. Vim cá para descansar e matar saudades mas já tinha várias propostas de clubes no estrangeiro e estava decidido a partir novamente. Quando surgiu o projecto do Marítimo acabei por aceitar pela dimensão do clube, as boas condições profissionais e o simbolismo de ter associados por todo o mundo devido a haver muitos emigrantes madeirenses. Além disso, ao escolher o Marítimo, que me oferecia muito menos dinheiro do que os clubes estrangeiros, tinha o privilégio de estar no meu país e encurtar um pouco a saudade que tive neste período. Tenho-me sentido um privilegiado nas minhas escolhas, essencialmente porque posso escolher o meu próximo destino e tenho conseguido estar onde me sinto bem, útil e me identifique com o projecto em que estou inserido. Isso é fundamental para qualquer profissão que se desempenhe.

Quais os seus objectivos para o Marítimo, nesta época e nas seguintes, caso se mantenha como treinador?
Espero deixar o clube com uma dimensão maior, seja pela experiência que transmiti ou pelos resultados. Aliás, penso que a classificação tem de reflectir o que nós fazemos nos clubes e por isso espero conseguir deixar o clube numa boa posição.
Mas pensa sair do clube no final da época?
Sim. Devo ficar apenas esta época. Tive 10 anos no Sporting como adjunto e cheguei à conclusão que os treinadores não devem ficar muito tempo num clube. Não devemos ficar muito colados a uma realidade que é muito própria dos adeptos. Gosto de criar condições de melhoria do clube, dar o meu contributo, enriquecer a minha experiência e em um ou dois anos sair. Penso que esse é o período máximo que um treinador deve-se manter num clube.

Tem algum sonho em particular para a sua carreira? Está nos seus objectivos futuros treinar um dos três clubes de maior expressão em Portugal?
Tenho um sonho fundamental e que tenho vindo a concretizar que é no fim de cada trabalho os jogadores com que trabalhei tornarem-se melhores e incentivar os mais jovens para que possam tornar-se realmente bons. E sinto-me muito feliz ao ver que alguns dos jovens que apoiei há alguns anos são hoje jogadores da selecção nacional. Sinto que está ali um pouco de mim. Relativamente aos clubes de maior dimensão não tenho nenhum objectivo em particular, mas espero até terminar a minha carreira ganhar o campeonato nacional, apesar de não definir um espaço temporal para que isso possa acontecer.

domingo, novembro 21, 2004

Livro de jornalista, "Curtas Letragens"

Luís Castro
Jornalista da RTP

O livro Curtas Letragens, lançado esta semana, foi escrito por 53 jornalistas e coordenado por Eduardo Águaboa e Luís Castro (que também escreveu um conto sobre uma família suícida iraquiana). Para além de pretender consciencializar a sociedade para os problemas das crianças, os lucros também revertem para a associação protectora de crianças, Florinhas de Rua.

João Tomé [publicado no jornal Destak, edição 147, 20 Novembro 2004]

Como surgiu a iniciativa de fazer o livro Curtas Letragens?
Foi uma ideia do Eduardo Saraiva, que me ligou a sugerir que juntássemos os nossos amigos da comunicação social para poder ajudar associações protectoras de crianças. Foi uma ideia que me agradou muito e que aceitei de pronto. Tinha regressado do Iraque há muito pouco tempo e estava mais sensível ao sofrimento das crianças, porque vi lá situações muito complicadas. Depois a iniciativa decorreu com alguma facilidade, pensámos que fosse mais difícil conseguir a colaboração de muitos jornalistas mas conseguimos os 53 e neste momento preparamos um segundo livro com ainda mais jornalistas.

Como encara a saída de José Rodrigues dos Santos da direcção de informação da RTP? Que clima se vive na redacção?
Acho que estas coisas agitam-se mais fora da redacção do que dentro. Decorreu tudo de forma tranquila e pacífica, o José [Rodrigues dos Santos] e a Judite [de Sousa] são excelentes pessoas, grandes amigos meus, e excelentes profissionais, fundamentais à RTP mas acaba por ser um ciclo que terminou, o que não quer dizer que as coisas mudem muito. O José Alberto [Carvalho] também é fantástico, uma alternativa credível e é um homem da casa, que apenas teve uma passagem pela SIC. Os três são as pessoas mais bem vistas na redacção.

Que impacto poderá ter a saída de Collin Powell da administração Bush, considerando que era um dos mais moderados?
Isso significa que vence o lobby duro dos falcões, que está instalado na Casa Branca e que está interessado no petróleo. Colin Powell teve atitudes brandas para com o lobby que existia e acabou por sair, fosse porque quis ou porque o pressionaram. A política americana vai manter o mesmo rumo do qual eu sofri na pele as consequências quando fui preso, agredido e humilhado em serviço pela RTP no Iraque porque diziam que eu era um espião. Havia dois tipos de soldados americanos que encontrei no Iraque, aqueles que só pensam em matar e em guerra (não têm cérebro, nem coração) e outros se questionavam sobre a pertinência daquela guerra.

quinta-feira, novembro 18, 2004

Condol eezza (ências) ao Bush


Condoleezza: "Oh Bushas, esse beijo repenicado é tãããoooo bom... ai jasus... ihih".
Condoleezza Rice é a nova Secretária de Estado, mais firme, hirta e conservadora do que Colin Powell que abandonou o cargo.
Foto: AP Photo/Pablo Martinez Monsivais

Que lindos, juntos

O antigo presidente Clinton e o actual Bush juntos para a inauguração da fantástica biblioteca em Little Rock com o nome de Clinton, com salas a reproduzir a sala Oval no tempo de Bill e várias artefactos do ex-presidente (cerca de 80 milhões). Isto para além de ser num edificio deslumbrante arquitectonicamente e com vários milhões de documentos e fotos para consulta.


Clinton: "Oh Bushas, olha que tu me saiste um ganda ditador..."
Bushas: "Caguei... é disso que este país precisa e o resto dos infiéis ainda mais. Quem manda somos nós, a nossa liberdade é a melhor, portanto, mais vale impo-la lá fora. Tá mas é calado ou ficas com algo mais do que esse nariz vermelho".


Um tubarão branco aparece aqui nas águas de False Bay, na Cidade do Cabo, na África do Sul. Outro tubarão da mesma espécie, atacou na passada segunda-feira e matou uma senhora idosa que nadava em Sunny Cove (Fish Hoek). Tyna Webb já nadava naquela zona à 17 anos, onde cerca de 15 pessoas testemunharam agora o ataque que a matou.
Foto: AP Photo/Chris Fallows

4 horas/dia a ver e-mails

Ao que a internet chegou. Ocupa de tal forma a nossa vida, é tão importante, que começa a ter importância semelhante à luz artificial ou aos telefones.

Trabalhadores gastam quatro horas diárias na gestão de e-mails

Os funcionários das empresas com acesso à Internet gastam, em média, quatro horas por dia a ler e responder a e-mails. Um terço desse tempo é destinado ao arquivo, organização ou eliminação de mensagens, revela um estudo do grupo Gartner.

A pesquisa prevê que a partir deste ano haja um aumento de 40% no volume anual de e-mails, o que poderá agravar o número de horas despendido pelos funcionários na gestão do correio electrónico.
O estudo garante ainda que os empregados têm consciência que perdem tempo nestas tarefas, o que gera uma maior ansiedade e afecta a produtividade.
in DD

terça-feira, novembro 16, 2004

We wanna love her


Esta foto distribuida pelo Museu de Arte de Brooklyn, com o título: "Monroe: Pulling Beads"; é uma parte da colecção que abriu ao público na passada sexta-feira (12 Novembro). A fotografia de 1962 de Bert Stern é uma das mais de 200 imagens de Monroe de 39 fotógrafos diferentes, onde se incluem nomes como Richard Avedon, Gordon Parks, Robert Frank e Andy Warhol. A colecção chama-se: "I Want to Be Loved by You: Photographs of Marilyn Monroe".
Foto: AP Photo/Brooklyn Museum of Art, Bert Stern

3G


É o tempo do 3G nas operadoras móveis europeias. O serviço está cada vez mais prático, há várias novas funcionalidades, tem cada vez mais equipamentos e são mais baratos. Em Portugal a Vodafone Telecel começou a segunda fase na passada quarta-feira com uma apresentação auspiciosa e em grande, com presença dos The Gift que estrearam 5 músicas do seu novo álbum AM-FM no portal Vodafone Live, 3G da operadora portuguesa. O disco duplo só sairá para as lojas a 29 de Novembro e por isso foi uma situação inédita a nível mundial um grupo lançar o seu álbum primeiro no sistema de música de um operador de telemóveis.
João Tomé

inquérito a:
Nuno Gonçalves
Compositor e músico da banda The Gift

Nuno Gonçalves e Sónia Tavares.

por João Tomé
[publicado no jornal Destak, edição 146, 12 Novembro]


curiosidade: [Nuno nasceu nas Caldas da Rainha, onde também eu nasci e cresci]

O lançamento de 5 músicas do novo álbum dos The Gift no portal da Vodafone Live antes mesmo de estrear (a 29 de Novembro) é inédito a nível mundial. Quais foram os factores que levaram os The Gift a aceitar a proposta da Vodafone?
Foi mais um desafio. Somos uma banda de desafios e é o concretizar do novo álbum que assume assim uma vertente inovadora. Para além de nos promovermos e promovermos o novo serviço da Vodafone foi a junção de duas equipas com vontade de inovar, os The Gift e a Vodafone. O 3G [3.ª Geração] vai mudar radicalmente as comunicações, vai ser um serviço que mais cedo ou mais tarde vamos utilizar e estarmos associados a essa mudança é motivo de orgulho.

Qual serão as maiores novidades no novo álbum AM-FM relativamente aos anteriores? Existe uma evolução na vossa música?
Evolução tem de haver sempre. E no caso deste novo álbum trabalhámos muito num novo conceito e penso que conseguimos um terceiro disco inovador depois de termos passado três anos em muitos concertos e tentativas de internacionalização. Trata-se de um álbum duplo, cada cd com um conceito diferente. O primeiro chama-se AM e está idealizado para dentro de casa, porque é mais intímo, introspectivo e pessoal; o segundo intitula-se FM e demonstra o lado mais extrovertido da banda, como costumamos estar nos concertos e também tem uma maior espontaneidade.

A morte de Arafat poderá trazer a tão desejada paz entre israelitas e palestinianos?
Sinceramente não acredito que traga a paz. Só retirando da zona os média é que os terroristas começam a ter menos protagonismo e a conseguir menos apoiantes. Ao contrário do que acontece no país Basco com a ETA em que as novas gerações já só querem é viver em paz e têm outros objectivos, na Palestina existem ainda gerações novas que estão dispostas a tudo. De qualquer forma a morte de Arafat não deixa de ser um marco histórico mas que para já não deverá significar a paz.

segunda-feira, novembro 15, 2004

Aposentos da Rainha no Palácio da Pena reabertos ao público


Palácio da Pena, em Sintra.

Os aposentos da rainha D. Amélia no Palácio Nacional da Pena, em Sintra, já estão novamente disponíveis para a visita do público, anunciou o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR).

A notícia é avançada na edição deste domingo do Diário de Notícias, que recorda que, depois de terem sido submetidos a trabalhos de restauro durante o último ano, os aposentos da rainha (quarto, quarto de vestir e sala de leitura) reabriram na passada sexta-feira.

José Rodrigues dos Santos publica romance


O meu professor de faculdade volta aos romances, onde já esteve anteriormente. O seu fascínio pelos cenários de guerra é contagiante, inclusivé nos romances. O conhecimento que conseguiu não só como jornalista mas por ter dedicado a sua tese de mestrado (a que assisti à defesa) aos repórteres de guerra revela-se importante e decisivo.

> O director de informação da RTP, José Rodrigues dos Santos, apresentou na passada quinta-feira o seu novo romance intitulado «A Filha do Capitão» numa sessão no Fórum Fnac, no Centro Comercial Colombo em Lisboa.

O livro baseia-se numa história de uma grande paixão por alturas da I Grande Guerra Mundial, tendo como figura central o «Capitão Afonso».
O livro foi descrito por Francisco Moita Flores como «um marco na literatura portuguesa».

Billy Corgan em poemas


O ex-vocalista dos Smashing Pumpkins e mais recentemente dos Zwan, Billy Corgan, publicou a primeira colecção de poemas compiladas no livro «Blinking With Fists».

Com mais de 30 milhões de discos vendidos em todo o mundo, Billy Corgan abandonou o seu último projecto, Zwan, e passou a dedicar-se à escrita de poesia que agora foi publicada pela editora Faber and Faber.

domingo, novembro 14, 2004

Sancy: O Diamante do Poder


-Sabiam que todos os diamantes têm no mínimo 990,000,000 anos de idade, muitos têm 3,200,000,000 (3.2 biliões de anos)!!
- Sabiam que os diamantes são formados bem no interior da Terra: entre 100km e 200km abaixo da superfície; com temperaturas que rondam os 900 e 1300 graus Celsius normais na profundidade em que eles se formaram; os diamantes são trazidos para a superfície por erupções vulcânicas.
João Tomé
__________

Pública :: por José Castinho
> O Sancy é um diamante famoso - a sua trajectória ao longo da história ilustra alguns dos acontecimentos mais marcantes na Europa nos últimos 500 anos do milénio passado: a emergência da dominação dos Habsburgos, a perda de independência de Portugal, o fim dos Valois em França, a guerra civil em Inglaterra, a revolução francesa, o romantismo, e finalmente a dominação do capitalismo financeiro do século XX a que sucede um remate socialista. O Sancy é um diamante originário da Índia e pesa cerca de 55 quilates, tem uma forma oval/pera, dir-se-ia uma amêndoa, e está talhado em rosa dupla. Encontra-se na galeria de Apolo do museu do Louvre, em Paris.

Alguns autores referem que o diamante pertenceu a Carlos o Temerário, Duque de Borgonha, filho de Filipe o Bom, da casa de Valois, e de Isabel de Portugal, única filha de D. João I.
ver in Pública (14 Nov 2004)

A revista de Herman

A quem não goste nada muito de revista (eu!), mas o Herman gosta e até voltou novamente a essa escrita...

"Arre Potter qu'é demais" estreia no Teatro Maria Vitória
A revista "Arre Potter qu'é demais", com Carla Andrino, Alice Pires, Heitor Lourenço e Paulo Vasco como cabeças de cartaz, estreou na quinta à noite (11 Novembro) no Teatro Maria Vitória, no Parque Mayer, em Lisboa. A revista assinala duas estreias - de Herman José como autor de textos de revista, ao lado de Mário Raínho e Nuno Nazareth Fernandes, e a da cantora Mónica Sintra como actriz.

"Curtas Letragens", por uma boa causa




Jornalistas colaboram em livro de contos para apoiar crianças órfãs

O livro "Curtas Letragens", uma compilação de cerca de meia centena de contos escritos por jornalistas, é lançado segunda-feira no bar Belém Bar Café (BBC), em Lisboa, e os direitos das vendas revertem para uma associação de apoio a crianças.
Os direitos das vendas de "Curtas Letragens", que é apresentado por Maria José Ritta, foram cedidos à instituição Florinhas da Rua, de apoio a crianças órfãs.

O livro, editado pela Plátano, é uma ideia desenvolvida pelos jornalistas Luís de Castro, Emídio Fernandes e Eduardo Águaboa, contando com textos de nomes que integram as redacções das televisões RTP, SIC e TVI, da Lusa, dos jornais Público, Correio da Manhã, Jornal de Negócios, 24 Horas e Independente e ainda de outros títulos como a Visão, a Focus e a Caras.
in Sic Online

a vingança dos rabos avantajados


Um grupo de manequins de rabos grandes faz parte da montra dos jeans EckoRed da loja Macy´s em Nova Iorque. As manequins de rabos mais avantajados e com calças justas têm tido uma enorme popularidades nas lojas de Nova Iorque e de outras cidades dos Estados Unidos. A moda americana está mais perto de real, ou não fosse os EUA um dos países com maior indíce de obesidade...
Foto: REUTERS/Jeff Christensen

sábado, novembro 13, 2004

FIL recebe 7ª Festa do Livro de 20 a 28 de Novembro

A 7ª Festa do Livro, organizada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, decorrerá entre os dias 20 e 28 de Novembro no Pavilhão 2 da FIL (Parque das Nações), em Lisboa.
Uma superfície com cerca de seis mil m2 disponibilizará livros de editoras nacionais e estrangeiras, sendo de destacar duas áreas distintas: uma de stands de livreiros e alfarrabistas e outra de saldos e promoções – estarão disponíveis centenas de milhares de livros a partir de 1 euro.
Paralelamente, serão desenvolvidas actividades de animação e promoção do livro e da leitura, tais como lançamentos de obras, sessões de autógrafos e conferências. Haverá também um espaço infantil destinado à leitura de contos e encenações.

Nos dias 20, 21, 27 e 28 de Novembro, a Festa do Livro funcionará entre as 10:00 horas e as 00:00 horas, enquanto que nos restantes dias o horário é das 18:00 horas às 00:00 horas.
in DD

sexta-feira, novembro 12, 2004

Vulcão de gelo em Titã


Sonda encontra possível vulcão de gelo numa lua de Saturno

A sonda espacial Cassini-Huygens encontrou numa das luas de Saturno – a Titã - o que os investigadores da agência espacial norte-americana (NASA) acreditam ser um vulcão de gelo.

De acordo com o coordenador da equipa da Universidade do Arizona, Ralph Lorenz, ainda é muito cedo para afirmar o que a foto representa. Contudo, o investigador adianta que «pode ser uma espécie de corrente criovulcânica».
Nos dias que seguiram a chegada à Terra das primeiras informações da sonda, os investigadores descobriram que a Titã tem uma superfície jovem, alterada por processos geológicos recentes que cobriram crateras.
in DD

Mergulhadores do céu fazem queda livre a 13 mil pés sobre a Florida Keys, na zona de Marathon ontem, 11 Novembro, durante a abertura do Boogie Sebastian/Keys, uma competição anual de páraquedismo que se prolonga até domingo no aeroporto de Florida Keys Marathon.
Foto: AP Photo/Florida Keys News Bureau, Chuck Bryan
Moonlight Drive
Let's swim to the moon, uh huh
Let's climb through the tide
Penetrate the evenin' that the
City sleeps to hide

Let's swim out tonight, love
It's our turn to try
Parked beside the ocean
On our moonlight drive

Let's swim to the moon, uh huh
Let's climb through the tide
Surrender to the waiting worlds
That lap against our side

Nothin' left open
And no time to decide
We've stepped into a river
On our moonlight drive

Let's swim to the moon
Let's climb through the tide
You reach your hand to hold me
But I can't be your guide

Easy, I love you
As I watch you glide
Falling through wet forests
On our moonlight drive, baby
Moonlight drive

Come on, baby, gonna take a little ride
Down, down by the ocean side
Gonna get real close
Get real tight
Baby gonna drown tonight
Goin' down, down, down
Jim Morrison

quinta-feira, novembro 11, 2004

YornStore do Chiado promove corrida mais sexy de Portugal


A Loja YornStore do Chiado, em Lisboa, promove esta quinta-feira, 11 de Novembro, pelas 17h00 horas, a YornStore Atlhetic Cup, considerada a corrida mais sexy alguma vez realizada no nosso País.

De acordo com um comunicado da Vodafone, emitido esta quinta-feira, sob o lema «Be Happy. Go Racing», os concorrentes deverão correr em saltos altos, subindo a Rua Nova do Almada até à loja Yorn.
A prova será aberta a homens e mulheres que deverão usar saltos de no mínimo oito centímetros, sendo os três primeiros classificados premiados.

terça-feira, novembro 09, 2004

duplo arco irís


Um duplo arco iris formado em Hopi Point no Parque americano do Grand Canyon, no Arizona, ontem. Não todos os dias que se vê um duplo arco iris. Uma manifestação espectacular e essencialmente só visual da natureza.
Foto: AP Photo/Jim McKnight

segunda-feira, novembro 08, 2004

"Leia um livro, tenha sexo oral"?

As autoridades de Nova Iorque coraram na passada sexta-feira, depois de terem descoberto que uma publicidade a roupa que estava nos autocarros da cidade que parecia sugerir apenas a leitura, sugeria também que o amor pelos livros poderia ser recompensado com sexo oral...

Os anúncio presente em 200 autocarros nos últimos meses consistia em posters que mostravam uma mulher numa pose sugestiva com umas cuecas provocantes ajoelhada perante uma pilha de livros, por baixo do slogan "Read Books, Get Brain" ("Lê livros, arranja um cérebro"). O que as autoridades não se aperceberam é que "Get Brain" é o calão em Nova Iorque para sexo oral.

uma fúria fantasma


Marines norte-americanos tomam posição nas imediações da cidade iraquiana de Fallujah, hoje.
São cerca de 15 mil soldados que estão concentrados na ofensiva contra Fallujah controlada, por enquanto, pelos rebeldes e que os americanos intitulam de «Fúria Fantasma».
Foto: AP Photo/Anja Niedringhaus

Afonso Henriques por todo o lado...

Index in Pública

Número de presidentes dos Estados Unidos da América, incluindo George Walker Bush, que descendem do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques: 26

Número de presidentes de Portugal que descendem de D. Afonso Henriques: 7

Peso, em quilos, da espada do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques: 15

Número mínimo de filhos geralmente atribuídos a D. Afonso Henriques: 12

Número de presidentes da França, incluindo François Mitterrand, que descendem de D. Afonso Henriques: 4

Número de primeiros-ministros britânicos, incluindo Winston Leonard Spencer Churchill, que descendem de D. Afonso Henriques: 11

Número de primeiros-ministros de Portugal, incluindo António Manuel de Oliveira Guterres, que descendem de D. Afonso Henriques: 20

Número de portugueses em cujas veias - de acordo com o genealogista Luís Gonzaga de Lancastre e Távora (1937-1993) - não corre sangue do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques: 0

Quantidade de água, em litros, que um camelo consegue ingerir ao longo de dez minutos: 159
ver em Pública