segunda-feira, maio 31, 2004

Editora de Nacional do jornal Público em vias de sair

in DD
A direcção e os editores do jornal Público vão discutir esta segunda-feira a polémica que envolve a secção de Nacional, o Conselho de Redacção e a direcção da publicação. De acordo com o Correio da Manhã, a editora do Nacional, Ana Sá Lopes, já pediu a sua demissão.

Em causa está a decisão da direcção de, na passada quinta-feira, retirar uma notícia da secção, relacionada com a isenção da coima fiscal da ministra das Finanças.
Segundo o director adjunto do Público, Nuno Pacheco, citado esta segunda-feira pelo CM, esta reunião servirá para discutir o assunto, sendo que a saída está exclusivamente dependente da editora.

«Não há uma decisão da nossa parte, ela não está demitida. É uma decisão da parte dela, é uma questão de consciência», frisou aquele que foi o responsável pela não publicação da notícia, que justificou a sua decisão alegando que o texto precisava de ser escrito «de uma forma melhor, jornalisticamente mais cuidado».

O CM, todavia, apurou que a decisão de Ana Sá Lopes é irreversível.

31-05-2004 9:30:05

O Arranque: RTPN Sucede a NTV

Segunda-feira, 31 de Maio de 2004

A RTPN chega hoje aos ecrãs dos telespectadores servidos pela rede cabo e satélite, ocupando o lugar da NTV. O canal público com novo formato, designação, imagem e "décor" "entra" às 10h00, após o espaço Euronews. As novidades em matéria de informação serão o espaço emitido entre as 14h00 e as 18h00 a partir de Lisboa - com noticiários intercalados com blocos de informação regional, hoje sobre os Açores, Madeira e comunidades portuguesas - e a antecipação do principal noticário para as 21h00. O jornal da noite mantém a "sede" no Porto, mas será esta semana emitido de Coimbra e na próxima a partir de Faro. Entre as novidades do primeiro dia de emissão estão o espaço 4 X Ciência, um programa de debate com destacados investigadores, às 22h00, e o Viajar é Preciso - com reportagens, hoje sobre o Egipto - uma hora mais tarde.

quinta-feira, maio 27, 2004

Último filme de Harry Potter já estreou nos EUA

O último filme do pequeno feiticeiro de JK Rowling, «Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban», foi visto no domingo por centenas de fãs e várias celebridades no Radio City Music Hall, em Nova Iorque. A estreia a nível mundial está marcada para 4 de Junho.

Personalidades como Susan Sarandon, Tim Robbins, LL Cool J, Al Roker e Christie Brinkley foram convidadas para a ante-estreia. Segundo as estrelas, o terceiro filme da sequela é mais «maduro», apostando no obscurantismo, na comédia negra e em cenas mais assustadoras.
«Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban» foi realizado por Alfonso Cuaron, nomeado para um Óscar com o filme «E a Tua Mãe Também», com a ajuda na produção de Chris Columbus (que realizou os dois primeiros filmes), David Heyman e Mark Radcliffe.

Nesta aventura, Harry Potter e os seus amigos enfrentam a ameaça de um fugitivo da prisão dos bruxos e os terríveis guardas do presídio, os Dementors, que encontram-se aquartelados em Hogwarts.

O elenco volta a contar com a participação dos três protagonistas, Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson (Harry, Ron e Hermione, respectivamente), ao qual se juntam Gary Oldman (Sirius Black), Michael Gambon (Albus Dumbledore), Julie Christie (Madam Rosmerta) e Emma Thompson (Sibyll Trelawney).

24-05-2004 10:22:08

Johnny Depp filma em Portugal

in DD
Johnny Depp deverá vir filmar a Portugal depois do Verão. O actor norte-americano será acompanhado por Harvey Keitel e Vanessa Paradis, com quem vai trabalhar na película «The Gipsy’s Curse», baseado no romance homónimo de Harry Crews.

O elenco conta ainda com a participação de David Toole, um bailarino britânico que não tem pernas. Toole representa um homem aleijado, que é enfeitiçado por uma perigosa sedutora (Paradis). Johnny Depp interpreta o cigano que avisa a vítima do destino que o espera.
«The Gipsy’s Curse» é o primeiro trabalho de realização do coreógrafo francês Phillipe Decouffle. As gravações devem começar em Agosto, no Reino Unido, devendo seguir posteriormente para Portugal.

27-05-2004 15:46:44

FC Porto Atingiu o Céu

in Publico
Pelo nosso enviado BRUNO PRATA, em Gelsenkirchen
Quinta-feira, 27 de Maio de 2004

Dezassete anos depois, o FC Porto voltou a atingir o céu. Gelsenkirchen provou que o futebol é uma religião pagã, onde as pessoas se encontram para momentos de verdadeira adoração aos vencedores. E nada melhor que o templo do Schalke 04 para venerar o novo campeão europeu. Mourinho queria uma final espectacular e não a teve tanto como ele gostaria, mas que importa isso numa vitória com três golos para recordar?

"Eu sei que o futebol é assim mesmo/um dia a gente ganha/outro dia a gente perde/mas porque é que/quando a gente ganha/ninguém se lembra que o futebol é assim mesmo?". Este retalho de "Quando É Dia de Futebol", escrito pelo centenário poeta Carlos Drummond de Andrade, que não gostava de efemérides, retrata como uma luva o jogo de ontem. O FC Porto não foi, longe disso, a equipa dominadora que mostrou ser noutros jogos desta caminhada triunfal, o Mónaco até chegou a assustar, mas ninguém pode questionar o resultado e gastar muito tempo com o adversário quando este foi batido por um esclarecedor 3-0.

A Liga dos Campeões é patrocinada, entre outros, pela PlayStation, jogo em que vale a perícia nos comandos, aquilo que mais faltou aos jogadores portistas durante quase toda a primeira parte. Na posição defensiva, a tecla relativa à pressão não funcionou, pese embora a aplicação de Costinha. Mas onde os portistas começaram verdadeiramente irreconhecíveis foi na organização atacante, onde a tecla "xis", na consola sempre reservada ao passe, era demasiada vezes tocada de forma trapalhona e com imperfeição, o "círculo" nunca resultava em centros bem medidos e o "triângulo" pior ainda nas tentativas de conseguir boas aberturas.

Como uma boa parte dos jogadores do FC Porto não se entendia com os "comandos", o FC Porto surgiu como uma réplica fraca da equipa que cedo silenciou o Riazor, apesar de ter alinhado exactamente com o mesmo "onze" e com uma estratégica idêntica à da Corunha. Logo aos 2', só a rapidez e o corte em última instância com a perna de Baía impediu que o isolado Giuly chegasse primeiro à bola. Deco não conseguia pegar no jogo, escorregando um sem-número de vezes, no que seria imitado por vários colegas de equipa; Carlos Alberto tanto arrancava um bom drible como logo revelava ingenuidade; a Derlei as bolas não chegavam e parecia menos inspirado do que tem sido costume; a Paulo Ferreira parecia ter-lhe caído mal o lanche e era vezes sem conta batido por Cissé; Maniche idem e Pedro Mendes e Nuno Valente distinguiam-se pelos disparates, embora o primeiro tenha começado a melhorar após a meia hora de jogo. Salvavam-se praticamente apenas Baía (três ou quatro intervenções magníficas), Costinha (sempre muito concentrado) e principalmente Ricardo Carvalho, que sabe de cor as teclas todas e toca-as sempre na perfeição.

O FC Porto acabaria por terminar com apenas 46 por cento de posse de bola na primeira parte, surpreendentemente com menos dois minutos que o adversário, com um sem-número de passes errados e quase sem conseguir entrar na área do Mónaco, que levou vantagem na nota artística, embora também sem entusiasmar por aí além. De facto, durante largos períodos a bola parecia atraída pelo círculo central e o jogo decorria em pouco metros e com uma densidade populacional que pedia meças com o centro de Tóquio.

Mas os instantes finais da primeira parte já foram de alguma retoma para o FC Porto, até porque o Mónaco sofreu um duro revés aos 22, quando o capitão Giuly teve de sair lesionado e Morientes passou a ter por companheiro na frente o croata Prso. O seu futebol ficou claramente mais previsível e com menos capacidade de explosão sem o internacional francês. Morientes ainda viu ser-lhe mal assinalado um fora-de-jogo quando se isolava, mas os adeptos portistas deram finalmente nota de si aos 33', após um boa jogada em que a bola passou sucessivamente por Paulo Ferreira, Derlei e Deco, que viu o remate prematuramente travado por um adversário.

Mas a primeira vez que o FC Porto visou verdadeiramente pela primeira vez a baliza do italiano Roma resultou em golo, com Carlos Alberto a mostrar a magia negra que distingue os sobredotados. Recebeu o centro de Paulo Ferreira, pareceu primeiro tentar a assistência para Derlei, a bola ressaltou em Rodriguez e o brasileiro levantou a perna como se fosse a pá de um moinho e atirou para o fundo da baliza.

Estava feito o mais difícil, sem grandes primores, é certo, mas nas finais é muitas vezes assim, como de resto bem avisara Deschamps. Quando o jogo recomeçou, havia nitidamente no ar a sensação de que só um segundo golo traria alguma tranquilidade ao FC Porto, até porque, de alguma forma, ontem em Gelsenkirchen estavam em confronto a melhor defesa e o melhor ataque da Liga dos Campeões. Mas o Mónaco, que não foi inferior durante muito tempo, sofreu o que o dramaturgo Nélson Rodrigues chamou "complexo do vira-lata": acobardou-se no momento decisivo e pagou o sentimento de inferioridade.

E é justo reconhecer que muito da tranquilidade necessária veio ser dada aos portistas com a entrada de Alenitchev, que confirmou ter um pendão especial para se destacar nas finais, como já mostrara em Sevilha. Carlos Alberto saiu à hora de jogo, tinha feito o mais difícil, Deschamps arriscou a entrada de Nonda, mas os falhanços de Paulo Ferreira e Nuno Valente iam sendo resolvidos pelos centrais e por um Vítor Baía que ontem provou, se isso fosse alguma vez preciso, que é um crime ir ver o Europeu pela televisão.

Mas uma final sem um momento de magia de Deco seria uma falha grave da produção. Quando Deco arrancou do seu meio-campo, deslizando com a bola colada ao pé durante metros e mais metros na relva até a entregar a Alenitchev e a receber do russo, para trocar os olhos ao guarda-redes e aos centrais antes de rematar, imparável, o quadro tornou-se claramente mais perfeito. Baía continuou a resolver as coisas lá atrás e a última cena estava justamente reservada para Alenichev, que naquele jeito superior de controlar a bola, como se de um czar se tratasse, recebeu de Derlei e fechou a conta com um remate que teve tanto de perfeito como de raiva. E a festa dos jogadores portistas começou muito antes do jogo acabar.

terça-feira, maio 25, 2004

Um Jornal Gratuito à Conquista do Mundo

in Público
Por JEAN LIOU, AFP
Segunda-feira, 24 de Maio de 2004

Desde o início de Maio, o jornal "Metro" é distribuído na Times Square, no coração de Nova Iorque. Nove anos depois do lançamento da sua primeira edição, em Estocolmo, o grupo sueco Metro International impôs os seus "gratuitos" nos quatro cantos do mundo, um golpe para a imprensa tradicional.

O grupo reivindica a condição de "maior jornal fora do Japão", com 14 milhões de leitores por dia, fingindo ignorar que a maior parte dos seus concorrentes são pagos. Os principais jornais japoneses têm as maiores tiragens do mundo, com a liderança a pertencer ao "Yomuri Shimbun", com 14,5 milhões de exemplares vendidos diariamente.

As suas 36 edições, publicadas em 15 línguas e 16 países, encontram-se geralmente nos transportes públicos ou são distribuídos por ardinas. O seu principal alvo são as populações das cidades e arredores, que podem "consumir" o jornal em 16,7 minutos - um duro golpe para o gratuito "20 Minutos" lançado pelo grupo norueguês Schibsted - durante as deslocações de casa para o trabalho.

"Os leitores de jornais, um público masculino e envelhecido, entrou em declínio, assim como a imprensa no mercado publicitário", conta Matthew Hooper, porta-voz da Metro International.

"Ao distribuir pela manhã um jornal gratuito, que as pessoas possam ler enquanto vão para o escritório, eliminam-se as despesas relacionadas com as assinaturas e as redes de distribuição tradicionais", acrescenta. A maior parte dos leitores são jovens que não lêem outros jornais, sublinha. Setenta por cento têm menos de 45 anos, metade são mulheres.

Mais

Investimento no Rock in Rio-Lisboa ultrapassa os 13 milhões de euros

25-5-2004

O festival Rock in Rio-Lisboa, evento que começa sexta-feira, absorveu até Março um investimento publicitário de quase 13,5 milhões de euros, segundo um estudo da OMD Research ao qual a agência Lusa teve acesso. O festival internacional, que vai decorrer em Lisboa entre 28 e 30 de Maio e 04 de Junho e 06 de Junho, foi o evento musical que reteve o maior volume de investimento publicitário desde Outubro do ano passado, além de ser o que apresenta maior número de entidades associadas (13 no total), de acordo com esta análise que estudou todos os festivais de música realizados em Portugal e os patrocínios agregados a estes acontecimentos. O relatório adianta que o montante de investimento publicitário associado ao Rock in Rio - Lisboa rondou, até Março deste ano, os 13,429 milhões de euros, sendo que mais de metade (57%) foi obtido nos primeiros três meses de 2004 enquanto os restantes 42,9% foram conseguidos no decorrer do ano passado. Devido ao seu carácter único e à grande projecção internacional, o Rock in Rio-Lisboa foi o único evento que apresentou investimento durante um longo período de tempo, ao contrário dos restantes festivais analisados, como o Sudoeste, Vilar de Mouros ou o Super Bock Super Rock, que tendem a concentrar o investimento a eles associado na altura em que têm lugar. A televisão foi o meio que, até ao momento, mais absorveu publicidade associada ao Rock in Rio-Lisboa, ultrapassando a fasquia dos 70%, tendo sido seguida pelos suportes exteriores de publicidade, que conseguiram uma representação de cerca de 15%. Lusa

Conferência mundial das revistas Maxim arranca no Algarve

Vai arrancar esta segunda-feira no Algarve a conferência mundial das revistas Maxim, evento que vai decorrer até à próxima quarta-feira no Hotel Sheraton Pine Cliffs.

O encontro organizado pela Dennis Publishing, que vai reunir cerca de 50 delegados mundiais, tem como objectivo a troca de ideias e experiências entre as várias edições da revista.
Em Portugal, a revista é editada sob o nome Maxmen após uma disputa legal com a Máxima.

24-05-2004 19:09:34
Negociações Tensas com a TV Cabo
Terça-feira, 25 de Maio de 2004

Prometida para o final de Março, e já com atraso, a conversão da NTV na nova RTPN "esbarrou" no processo de mudança de instalações e criação da nova imagem da RTP em Lisboa, que absorveu todos os recursos técnicos da cadeia estatal. Mas o processo tem conhecido maiores engulhos nas negociações com a TV Cabo. "Não têm sido fáceis. Estamos longe de um acordo final relativamente ao futuro modelo de relacionamento", notou Luís Marques. A discórdia entre a RTP e a TV Cabo tem a ver com a pretensão da rede pública de ocupar um lugar entre os dez primeiros canais do alinhamento, algo que, segundo fonte ligada à estação pública, tem sido evitado pela TV Cabo numa atitude de protecção aos canais detidos pela SIC. "É completamente injusto que canais temáticos de muito menor relevância estejam à frente da RTPN", lamentou Luís Marques.

N de Norte, de Notícias, de Nacional
Por R.S.
Terça-feira, 25 de Maio de 2004

Dias antes das primeiras emissões da NTV, muito se especulou sobre o que queria dizer o N que baptizava o canal televisivo radicado no Porto. Ontem, no anúncio da reestruturação assunto voltou a ser abordado. Porquê N e não R, por exemplo?: "Poderia ser R, ou outra consoante qualquer. Manteve-se a ligação e ficou o N, que é de Norte, de Notícias e de Nacional", sublinhou Luís Marques, o administrador que assumiu a responsabilidade pelo novo canal. O R seria de "Regional", a orientação explícita do novo canal. "A RTP nunca enganou ninguém relativamente à sua intenção para a NTV: um canal para o país e não apenas para uma área regional, por muito importante que ela seja", recordou, acrescentando que enquanto detentora do serviço público, não restaria outra alternativa a RTP. A restante matriz da RTPN assenta na vontade de acrescentar informação à dos canais generalistas. "Trata-se de dar espaço, voz e afirmação a todas as regiões e a todos os novos protagonistas que estão dispersos no país", observou.


NTV Converte-se em RTPN, de Nacional

in Público
Por RITA SIZA
Terça-feira, 25 de Maio de 2004

"Mais do que uma mudança de nome, de imagem e de grelha, o que vai nascer na próxima segunda-feira é um novo canal da RTP", disse ontem o director de Informação da rede pública, José Rodrigues dos Santos, ao falar na reestruturação da NTV, que por estar definitivamente integrada na órbita do universo RTP se chamará RTPN.

A filosofia pensada para a RTPN (de Nacional, ver caixa) assenta no aproveitamento da organização e estrutura da RTP: além dos recursos humanos e técnicos e da imagem gráfica e institucional, a ideia é que os conteúdos possam ser geridos numa óptica multifuncional, "exportando-se" programas entre canais. Ficou já estabelecido que algumas das novas rubricas serão igualmente emitidas na RTP 1, na 2 e na RTPi.

Um dos aspectos centrais da estratégia de integração é a informação. A RTPN vai ter mais espaços noticiosos e mais alargados, passando a dividir a produção entre a redacção do Porto - que integra os profissionais da extinta NTV e da RTP Porto - e a de Lisboa, que passará a ser responsável pelos noticiários entre as 14h00 e as 18h00 (a administração está a convidar 'pivots' a transferirem-se para a capital). O arranque da manhã, o "prime-time" e noite são feitos a partir do Porto, que garante ainda a realização dos programas de cariz informativo que integram a nova grelha.

De todos os novos produtos, o maior destaque foi ontem dado ao 4 X Ciência, um programa de debate conduzido pelos investigadores Alexandre Quintanilha, Nuno Crato, Sobrinho Simões e Teresa Lago, e mediado pela jornalista do PÚBLICO Andreia Azevedo Soares. Apesar do "risco", o entusiasmo dos responsáveis é evidente: "Já houve programas sobre ciência mas é absolutamente inédito trazer a antena um espaço regular de debate de temas científicos, com pessoas de mérito e valor que muitas vezes não são mediatizados por estarem fora de Lisboa ou do Porto", sublinhou o director da RTPN, José Alberto Lemos.

Igualmente inédito será o Hora de Baco, sobre vinhos. Os novos conteúdos, a maior parte dos quais de produtoras externas, incluem ainda um programa sobre viagens, com reportagens e documentários realizados por jornalistas da casa; música, culinária, um roteiro cultural, moda, desportos radicais, informática e noites. A nova grelha só ficará estabilizada em meados de Agosto, dados os condicionalismos da realização do campeonato europeu de futebol - o Euro 2004 merecerá um programa diário.

Com um orçamento anual de cerca de três milhões de euros, e com o objectivo de aumentar os "shares" de audiência dos actuais 0,9 por cento até aos 1,7 por cento na plataforma do cabo, a nova RTPN vai começar a ser promovida nos restantes canais públicos.

Coca-Cola quer entrar no mercado das águas em Portugal

A Coca-Cola quer entrar no mercado português das águas engarrafadas, anunciaram na terça-feira responsáveis da marca aos jornalistas durante uma visita à fábrica da Refrige.

A marca a comercializar no segmento das águas será de origem portuguesa e a multinacional, através da Refrige, está a estudar várias hipóteses.

Sida na China É Uma "Bomba ao Retardador"

in Público
Terça-feira, 25 de Maio de 2004

Responsável da ONU em visita a Pequim diz que o número de novos casos reportados no ano passado duplicou

Uma "bomba ao retardador" - foi esta a expressão utilizada por Peter Piot, director-executivo da Onusida (agência das Nações Unidas que coordena os esforços globais de luta contra a sida), para classificar a situação da doença na China.

"O número de novos casos reportados pela China no ano passado duplicou. Passou de 10 mil, em 2002, para 21 mil", disse Piot, citado pela AFP, durante uma visita a Pequim. O responsável pediu às autoridades do país para não caírem no mesmo erro que a Rússia ou a Indonésia onde a reacção à epidemia chegou tarde de mais. "É preciso agir já", advertiu.

"Continuamos perante uma epidemia invisível, sem rosto" e para combatê-la é necessário "quebrar o silêncio que existe à volta da sida na sociedade chinesa", afirmou o director-executivo da Onusida à Reuters. A agência noticiosa recorda que, no passado, activistas que denunciavam a situação que se vive no país nesta matéria foram silenciados pelas autoridades.

Contudo, Piot fez questão de lembrar que a forma como a China tem vindo a lidar com a doença mudou, o que pode significar que as estimativas feitas pelas Nações Unidas - que apontam para que, caso nada seja feito, a infecção venha a atingir, em 2010, qualquer coisa como 10 milhões de pessoas - acabem por não se confirmar.

Os números oficiais falam de 840 mil pessoas seropositivas ou com sida na China. Mas as estimativas dos activistas no terreno são mais pessimistas. Dizem que só na província de Henan (Centro) deverá existir mais de um milhão de infectados, em grande medida graças a transfusões de sangue recolhido sem controlo.

Piot mostrou-se ontem "particularmente preocupado" com a propagação em províncias como Xangai e Guangdong - os motores do desenvolvimento económico do país. "É aqui que temos assistido ao maior aumento de novas infecções. É aqui que poderemos vir a ter uma nova onda de infecções por HIV na China, entre os mais empreendedores membros da nossa sociedade".

Universo pode ser mil milhões de anos mais velho

in DD
O Universo pode ser mil milhões mais velho do que o estimado. Cálculos realizados por investigadores italianos do laboratório Luna (Laboratory for Underground Nuclear Astrophysics) revelaram que a actividade atómica no interior de uma estrela é inferior ao esperado, o que significa que as estimativas da esperança média de vida de um corpo celeste podem estar erradas.

Segundo os cientistas, um reajustamento destes valores daria ao Universo 14,7 mil milhões de anos, ao invés dos 13,7 mil milhões.
O estudo, que será publicado na revista Physics Review Letters, foi realizado num laboratório subterrâneo na montanha Gran Sasso, em Itália.

Investigadores do Instituto Italiano de Física Nuclear e da Universidade de Bochum, na Alemanha, estão agora a tentar reproduzir a actividade nuclear registada no interior do Sol para testar esta teoria.

«Por o laboratório estar localizado no subsolo, a 1.400 metros da superfície, é possível tirar medidas muito mais precisas», explica o coordenador do estudo, Carlo Broggini.

21-05-2004 17:13:12

Bebé concebido com esperma congelado há 21 anos

in DD

Um casal britânico deu à luz um bebé concebido com recurso ao esperma do pai, congelado há 21 anos. Segundo investigadores de Manchester (norte de Inglaterra), este facto constitui um verdadeiro recorde e demonstra que a congelação a longo prazo pode preservar a qualidade e a fertilidade do esperma.

O pai do recém-nascido decidiu congelar cinco amostras de sémen em 1979, antes de submeter-se a um tratamento contra o cancro da próstata que o deixaria estéril.
Duas décadas mais tarde, o casal decidiu recorrer à fecundação in vitro para ter um filho. O bebé nasceu de boa saúde.

25-05-2004 10:22:12

Abertas Candidaturas Aos Prémios Pfizer 2004

in Público
Terça-feira, 25 de Maio de 2004

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Pfizer de Investigação 2004, que distinguirá o melhor trabalho português de investigação, em qualquer ramo da medicina humana. Será também atribuído o Prémio Pfizer para jovens investigadores a trabalhos realizados por estudantes das faculdades de medicina ou de instituições de ensino médico. Ambos os prémios são de 15.000 euros e os trabalhos vão ser avaliados pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa. A mesma sociedade atribui ainda uma bolsa de 30.000 euros para um programa de investigação, no âmbito das doenças cardíacas e vasculares, com a duração de três anos. As candidaturas à bolsa e aos prémios deverão ser entregues até ao dia 30 de Julho. O regulamento das candidaturas está disponível no "site" dos Laboratórios Pfizer, que patrocina os prémios.

domingo, maio 23, 2004

Pierce Brosnan quer Tarantino como realizador de 007

in DD
O actor Pierce Brosnan manifestou o seu desejo de trabalhar com o realizador norte-americano Quentin Tarantino num próximo filme da saga 007.

Depois de Tarantino ter manifestado vontade em realizar um filme sobre o agente James Bond, o protagonista da saga 007 confirmou o seu interesse.
Em declarações à imprensa, Pierce Brosnan afirmou que Tarantino consegue nos seus filmes ter a perspectiva de aventura, perigo e cativar os espectadores.

21-05-2004 16:25:12

«Fahrenheit 9/11» recebe Palma de Ouro

«Fahrenheit 9/11», do norte-americano Michael Moore, recebeu este domingo a Palma de Ouro, o principal galardão do Festival de Cannes.

O realizador disse estar «extasiado» o prémio, que dedicou «às crianças na América e no Iraque, e a todos aqueles que no mundo sofrem com as acções» dos EUA. «Fahrenheit 9/11» é um documentário anti-Bush, relativo aos atentados terroristas de 11 de Setembro, onde são referidas alegadas ligações entre a família Bush e a de Osama bin Laden.
O Grande Prémio do júri foi entregue a «Old Boy», de Park Chan-wook (Coreia do Sul).

A actriz chinesa de Hong Kong Maggie Cheung recebeu o prémio de interpretação feminina pelo seu desempenho em «Clean», de Olivier Assayas.

O actor japonês Yagira Yuuya foi galardoado com o prémio de interpretação masculina em «Nobody Knows» de Hirokasu Kore-eda .

A Câmara de Ouro foi entregue ao filme «Mon Trésor», da israelita Keren Yedaya e a Palma de Ouro para a Curta Metragem foi para «Trafic», do romeno Catalin Mitulescu.

23-05-2004 13:01:25

sábado, maio 22, 2004

SIC Prepara Mega Cobertura do Rock In Rio Lisboa

in Público
Por SANDRA CARVALHO
Sábado, 22 de Maio de 2004

Cerca de 350 profissionais da SIC, a Televisão Oficial do Rock in Rio Lisboa, asseguram a partir do próximo dia 28 de Maio a cobertura do festival. Todos os canais do universo SIC: SIC generalista, SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical, e também a SIC Online, vão suspender a programação habitual para assegurar a transmissão durante os seis dias da iniciativa.

O sinal de televisão gerado pela SIC vai possibilitar o acompanhamento do Rock in Rio Lisboa em mais de 70 países, podendo alcançar uma audiência de cerca de 750 milhões de espectadores.

As informações foram adiantadas durante uma conferência de imprensa, realizada ontem, e que contou com a presença de membros da organização do Rock in Rio e da equipa da SIC que coordenam a operação de cobertura.

A SIC Radical vai ter uma emissão diária de cerca de 14 horas ininterruptas, asseguradas pelo programa Curto Circuito. Cerca de uma dezena de caras conhecidas da estação vão garantir, durante todos os dias do festival e a partir das 14H00, uma emissão especial que durará até perto das 4H00.

A cobertura jornalística vai ser assegurada pela SIC generalista, SIC Notícias e pelo "site" SIC Online. Uma equipa de cerca de duas dezenas de jornalistas vai acompanhar os concertos e os aspectos sociais e culturais do evento. Numa área equivalente a 22 campos de futebol, a SIC e a SIC Notícias dispõem de um conjunto de meios técnicos que lhe permite entrar em directo a qualquer hora do dia e da noite. Uma parte do Primeiro Jornal e do Jornal da Noite será transmitida em directo do recinto. Todo o dispositivo informativo vai contar com espaços privilegiados de transmissão, como a Tenda Vip e dois lugares para directo instalados na área SIC para "pivots" e convidados. No recinto funcionará também uma "redacção de campanha".

Todos os canais do universo SIC aderiram a um dos pontos marcantes do Rock in Rio, os três minutos de silêncio "Por um Mundo Melhor", mensagem principal do evento. A organização do festival pretende que, no dia 29, pelas 18 horas, todas as televisões e rádios portuguesas participem no gesto, e que nessa manhã os jornais saiam para as bancas com uma primeira página em branco. Até à data não há confirmação de quais os meios de comunicação social, para além da SIC, que aderirão à iniciativa.

Mariza grava dueto com Sting para os Jogos Olímpicos

in DD
A cantora Mariza gravou um dueto com Sting para os Jogos Olímpicos de Atenas, revela a edição deste sábado do jornal Público.

De acordo com a mesma fonte, as gravações decorreram secretamente, em Janeiro, nos estúdios de Rui Veloso, nos arredores de Sintra. Dos Estados Unidos vieram, enviadas pelo produtor Bill Laswell - um dos mais reputados da world-music -, as faixas sobre as quais Mariza deveria colocar a voz.
Tratavam-se de várias remisturas do tema "A Thousand Years", publicado originalmente em 1999, no álbum "A Brand New Day", de Sting, mas que agora eram revistas à luz do fado, escreve o jornal.

A ideia original previa que Mariza cantasse em inglês, tal como acontece no original. Mas a versão final que foi aprovada, e que fará parte do disco oficial dos Jogos Olímpicos que irão decorrer este Verão em Atenas, inclui duas quadras em português.

22-05-2004 12:43:31

ver no Público aqui

sexta-feira, maio 21, 2004

Ambiente: Lisboa e Porto sem preparação para o Euro´2004

in DD
Lisboa e Porto apresentam valores muito elevados de poluição do ar assim como um impacte negativo significativo dos movimentos aéreos, alertou esta sexta-feira a Quercus. A associação está preocupada com os efeitos do Euro´2004 nestas cidades já que são estas a receber mais jogos.

Os problemas constam de um estudo da Quercus sobre a qualidade do ambiente nas oito cidades que vão servir de palco do Europeu de Futebol. No estudo foram avaliados o ruído, a água para consumo, os resíduos e a qualidade do ar.
A associação aponta o dedo às autoridades por não terem aproveitado o Euro´ 2004 para promoverem acções de sensibilização para os problemas do ambiente e alerta para um conjunto de problemas que devem ser resolvidos na área ambiental em todas as cidades analisadas.

O incumprimento da legislação no caso das partículas do ar assim como a falta de parâmetros para prevenir o ruído são os principais problemas registados pela Quercus. Apenas Lisboa dispõe de um mapa de ruído, mas apresenta um impacte negativo significativo dos movimentos aéreos, o que deverá fazer-se sentir durante a época do Euro´2004.

O Porto apresenta também vários problemas a nível da qualidade do ar e do ruído mas, à excepção das outras cidades, os estádios do Dragão e do Boavista têm um projecto de recolha selectiva dos resíduos urbanos.

21-05-2004 21:34:49

Cidades que vão acolher o EURO 2004

in DD

AVEIRO
Conhecida como a Veneza portuguesa, Aveiro destaca-se pelo contraste entre o antigo e o moderno. Situada à beira-mar, é conhecida pelas suas praias e pelo canal que atravessa a cidade, propriedade praticamente exclusiva dos barcos moliceiros que alegram a ria com a sua diversidade de cores. Para além das da sua principal atracção gastronómica, os famosos ovos moles, os turistas podem apreciar as casas no estilo Art Noveau ou as habitações dos pescadores, onde sobressaem as características riscas.

COIMBRA

Capital da Beira Litoral, Coimbra transpira romantismo, para quem passeia nas ruas estreitas, nos jardins, igrejas medievais, além de outros monumentos. A cidade dos estudantes, orgulha-se de possuir as mais importantes e antigas universidade e biblioteca do país, recebendo durante o ano milhares de estudantes que enchem os bares, livrarias, cafés. Desta forma, trata-se de uma cidade onde a diversão é constante no tempo de aulas, principalmente em Maio, altura da Queima das Fitas.

GUIMARÃES

A Cidade Berço é um autêntico centro histórico, com o seu imponente castelo construído para proteger a população. Guimarães foi, aliás, a primeira capital de Portugal e ficará sempre ligada ao nascimento da nação portuguesa. Os seus edifícios permanecem com uma actual traça Renascentista, Maneirista e Barroca, tornando-se em imóveis de interesse arquitectónico ou monumentos nacionais. A cidade do Baixo Minho foi considerada Património Mundial da Unesco graças à diversidade de locais que se mantêm como principal atracção turística, desde os Conventos, Igrejas, Museus, Praças, Castelo, entre outros.

LISBOA

A capital de Portugal apresenta-nos história e modernidade, além da sua beleza inconfundível. Banhada pelo Rio Tejo, Lisboa oferece ali mesmo ao lado praias e vilas piscatórias, como Sesimbra, a densa vegetação de Sintra, com os seus palácios encantados e vistas de cortar a respiração. Um céu radioso ilumina a cidade monumental, com fachadas de azulejos e estreitas ruas medievais, onde à noite se pode ouvir o fado. Lisboa é também o palco de festas populares, com uma vida nocturna divertida onde sobressai o Bairro Alto e interessantes museus. Os versos de Fernando Pessoa, o maior poeta da língua portuguesa, entoam as dimensões de Lisboa, grande, por formação histórica, com traços marcantes de progresso, deste final de século, denunciando o moderno cosmopolita já existentes, abençoados pela cultura secular europeia.

PORTO

Situado junto à foz do rio Douro, o Porto apresenta como cartão de visita as famosas caves do Vinho do Porto, as ruas estreitas que caracterizam a zona velha da cidade, na qual a Sé marca a sua forte presença. A Torre dos Clérigos oferece uma vista panorâmica, onde é possível vislumbrar a zona ribeirinha. Aí situam-se os bares e restaurantes, numa parte histórica da cidade nortenha. As praias de Espinho e Cortegaça, um pouco mais a sul, são atracção para muitos turistas.

FARO

O Algarve é o destino escolhido por excelência para todos aqueles que procuram um lugar ao sol face às fantásticas praias. Entre as cidades de Faro e Loulé está o estádio que acolhe o EURO 2004. Esta zona é rica em beleza natural, na qual se destaca as águas quentes, as vilas pitorescas rodeadas por laranjeiras e figueiras. As noites são animadas, com uma grande diversidade de restaurantes, bares e discotecas.

LEIRIA

O Castelo de Leiria é a principal atracção da cidade. O estilo gótico domina a linha de horizonte e é famoso pela sua torre central, oferecendo uma vista inesquecível. Outra das principais atracções é o pinhal de Leiria, mandado lavrar por D. Dinis no século XIV. A cidade oferece muita beleza e é dominada por edifícios magníficos, em que os arcos são uma constante.

20-05-2004 21:14:13

Chocolate que leva ao orgasmo está próximo

in DD
Chocolates que ajudam a potenciar a sensação de orgasmo tanto em homens com em mulheres poderão estar no mercado daqui a cinco anos, anunciou uma especialista em sexologia. Trudy Barber, da Universidade de Canterbury, no Reino Unido, revelou na Conferência da Federação Europeia de Sexologia, a decorrer em Brighton, que basta aumentar a quantidade de um químico já existente no cacau.

A substância em causa, a fenil etilamina, é produzida pelo organismo durante as relações sexuais. Pertence à mesma família que a dopamina e a adrenalina, químicos que aumentam a sensibilidade física.
As tabletes de chocolate actuais contêm cerca de 660 mg de fenil etilamina. No futuro, a quantidade desta substância poderá ser aumentada, uma vez que a investigação revelou que o químico pode potenciar uma sensação semelhante ao orgasmo, sem haver relações sexuais.

17-05-2004 15:41:08

Falha no Gmail dá um terabyte para armazenamento

in DD
Uma falha no serviço de e-mail do Google, que ainda está a ser testado, permitiu que os utilizadores do Gmail dispusessem temporariamente de um terabyte de espaço nas suas caixas de correio, mil vezes mais do que é normalmente oferecido pela empresa.

Um porta-voz do motor de busca revelou na passada quarta-feira que o aumento da capacidade de armazenamento foi causado por um bug, sublinhando que a empresa está a tentar resolver o problema.
O Gmail ainda está em fase de testes e a principal diferença do e-mail do Google reside no facto de este oferecer, de graça, um gigabyte de armazenamento para os utilizadores, ao contrário da maioria dos e-mails gratuitos disponíveis.

A empresa vai entrar assim em competição directa com a Lycos Europe e com o Yahoo!, que já anunciaram o lançamento de dois serviços iguais.

20-05-2004 17:06:05

Hacker português ataca site de crackers ligados à al Qaeda

in DD
{quem diria)
Um hacker português autodenominado Marcos atacou o site dos Hackers Against America (HAA), uma associação de crackers russos que diz ter ligações à rede terrorista al Qaeda, noticia a Zone-H, uma rede de segurança informática.

Após ter conhecimento das ligações da HAA à rede terrorista liderada por Osama bin Laden, Marcos terá enviado um e-mail criticando a associação. A resposta insultuosa da HAA irritou o hacker português, que decidiu atacar o site da associação.
Marcos escreveu na página da HAA «esse site foi tirado do ar permanentemente por sujar o termo hacker e por plantar ideias ridículas e absurdas», assinando MFAA e deixando o seu endereço de e-mail.

As falhas de segurança da HAA permitiram ainda a Marcos aceder às palavras-passe das contas de e-mail dos seus membros no Yahoo!. Assim, o hacker português encerrou as contas.

21-05-2004 10:58:43

quarta-feira, maio 19, 2004

Dinossauros da Mongólia Chegaram a Lisboa

in Público
Por TERESA FIRMINO
Sexta-feira, 05 de Março de 2004

Quem for ver os dinossauros da Mongólia, em exposição na Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, em Lisboa, andará sempre acompanhado por um certo ruído de fundo. É o rugido de um dinossauro, que, volta e meia, ecoa pelas salas. Não é caso para sustos, é só para recriar o ambiente, porque todos os bichos ali expostos ao público, de hoje até 5 de Julho, já morreram há muito, no período Cretácico, que começou há 130 milhões de anos e acabou, abruptamente, há 65 milhões, com a extinção de muitas formas de dinossauros (só sobreviveram as aves). Mas é caso para apreciar os bichos da exposição, porque não são réplicas, e sim fósseis verdadeiros - ou seja, são ossos de dinossauro a sério, todos de formas desaparecidas.

O resto está aqui

Brad Pitt quer deixar cinema daqui a quatro anos

in DD
O actor norte-americano Brad Pitt, que actualmente interpreta o papel de Aquiles no filme «Tróia», quer deixar o cinema daqui a quatro anos.

Em entrevista à revista alemã TV Movie, o jovem galã afirmou que nos próximos anos pretende entrar em «bons filmes», mas que, depois disso, deixará «o caminho livre a uma nova geração, a novos heróis».
O actor confessou que está desejoso de ter filhos da actriz Jennifer Aniston, com quem está casado desde 2000. Outro dos sonhos de Brad Pitt é trabalhar como arquitecto, tendo inclusivamente sido já convidado por um grupo de artistas para modernizar Los Angeles.

19-05-2004 11:50:11

Trânsito solar de Vénus: um «fenómeno raro» a 8 de Junho

in DD
Ana de Oliveira Suspiro
Faltam 20 dias para Portugal observar «um fenómeno raro e único». Trata-se do trânsito solar de Vénus que poderá ser observado, no dia 8 de Junho em toda a Europa e que só se voltará a repetir em 2117, afirmou esta quarta-feira, Rui Agostinho, professor do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) da faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Durante a manhã do dia 8 de Junho, o planeta Vénus irá atravessar lentamente o disco solar, num processo que durará seis horas, explicou Rui Agostinho.
Segundo o responsável este fenómeno é «raro e único» na medida em que os últimos ocorreram em 1874 e 1882 o que se conclui «que já não existe ninguém vivo que possa ter testemunhado este acontecimento».

Para o professor, o trânsito solar de Vénus é um fenómeno a não perder uma vez que, o próximo só ocorrerá em 2012 e não será visível em Portugal e na Europa porque decorrerá durante a noite.

«Quem perder isto, só poderá observar em 2117. Isto para a Europa é mesmo um acontecimento único».

Numa explicação menos técnica, neste dia, o Sol, visto da Terra, vai ter o tamanho da Lua cheia e Vénus terá o tamanho de um ponto pequeno negro que passará à frente do astro-rei, durante seis horas.

Apesar deste trânsito ser visível directamente, Rui Agostinho alertou para o perigo da observação deste fenómeno.«A observação deste acontecimento a «olho nu» pode causar cegueira total», tal como num eclipse solar.

Segundo o professor serão precisos filtros solares para evitar que os raios infravermelhos e ultravioletas atinjam a nossa visão. «Radiografias, negativos ou óculos escuros não evitam esta radiação que pode queimar a retina», reforçou.

Neste sentido, a Direcção Geral de Saúde irá disponibilizar três milhões de filtros solares nas farmácias pelo preço de custo de 1,5 euros. «Juntamente com estes óculos serão distribuídos folhetos informativos», referiu Rui Agostinho.

Uma linha verde também vai estar disponível para esclarecimento desta situação.

O responsável explicou ainda que a utilização de binóculos ou telescópio mesmo com filtros solares acoplados não é recomendada, nem segura. «Acaba por acontecer o mesmo que uma lupa quando apontada para o sol e os filtros queimam-se».

19-05-2004 17:26:50

segunda-feira, maio 17, 2004

74ª edição da Feira do Livro de Lisboa dedicada à Europa

in DD
A «Europa é conhecimento» será motivo de vários debates multidisciplinares na 74ªedição da Feira do Livro de Lisboa, que arranca esta sexta-feira, no topo Norte do Parque Eduardo VII, em Lisboa, anunciou a organização, em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira.

De 21 de Maio até 6 de Junho a Feira do Livro de Lisboa vai ser palco de várias actividades culturais que passam por leituras, espectáculos de teatro, concertos, entre outros.
O grande destaque vai para um conjunto de debates subordinados ao tema «Europa é conhecimento» que terá lugar no auditório 1 da feira.

«Serão abordados os vários aspectos sociais, políticos e religiosos da Europa», explicou Maria Manuel Pinto Barbosa, vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.

Este ciclo de debates vai contar com a participação de um conjunto de personalidades entre elas, José Pacheco Pereira, Francisco Louçã e Jaime Nogueira Pinto.

«Europa, Portugal e os Pós-Colonialismos» e «o ocidente e o Islão: história de uma relação» são alguns dos assuntos que serão abordados nos ciclo de debates.

Paula Moura Pinheiro, Helena Vasconcelos e Jorge Pires assumem a responsabilidade da programação cultural deste evento que privilegia o encontro de leitores e escritores.

Diariamente serão distribuídos folhetos informativos, com títulos de livros relacionados com os assuntos abordados em cada debate.

«Estes folhetos servirão de apoio, como guião, para os leitores poderem aprofundar mais os seus conhecimentos», explicou Paula Moura Pinheiro.

Outras das novidades na programação cultural da feira é a inclusão de um espaço dedicado à banda desenhada intitulado Bedeteca.

A Feira inclui ainda um pavilhão dedicado às bibliotecas de Lisboa e que visa «promover os objectivos das bibliotecas e arquivos enquanto ponto de encontro para a família». A promoção precoce dos hábitos de leitura e de aprendizagens não formais é outro dos objectivos.

A 74ª edição da feira do Livro é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (Apel) e União dos Editores (UEP).

17-05-2004 16:45:49

Mais de um quarto da costa nacional sofre com erosão

in DD
Mais de 25% da faixa costeira portuguesa sofre de erosão causada pelo Homem, revela um relatório da Comissão Europeia. De acordo com o documento, Portugal é o quinto país da Europa dos 25 mais afectado pelo problema. Até 5% da costa da Europa alargada está já severamente destruída.

Segundo o relatório Viver Com a Erosão Costeira na Europa, Portugal tem 28,5% da faixa costeira destruída pela erosão. No topo da lista do países mais afectados está a Polónia, com 55% da linha de costa afectada. Segue-se o Chipre – 37,8% - e a Letónia – 32,8%. A Grécia ocupa o quarto lugar, com 28,6%.
No pólo oposto está a Finlândia, com uma percentagem de apenas 0,04 da costa afectada. Um valor que a comissão europeia explica com o facto de a costa finlandesa ser constituída sobretudo por rocha, que se deteriora muito mais lentamente.

A erosão causada pelo Homem, através da extracção de areia para utilização na construção civil ou a edificação de barragens que impedem a livre circulação dos sedimentos, é um dos grandes problemas ambientais actuais na Europa, considera estudo. Em casos extremos, a costa tem recuado até 15 metros a cada ano, ainda que em média este valor se situe entre 0,5 e dois metros.

Para impedir que o problema se agrave ainda mais, o documento apresenta uma série de medidas que deveriam ser tomadas. Os dados do relatório e as propostas dos especialistas vão estar em discussão terça-feira, em Bruxelas, na conferência EUrosão – Sedimentos e Espaço para um Crescimento Sustentável.

17-05-2004 16:50:36

Ministro Propõe Bandeiras Verdes para Distinguir Cidades

in Público
Segunda-feira, 17 de Maio de 2004

Programa Polis está em condições de recomeçar

O ministro do Ambiente e das Cidades, Amílcar Theias, defendeu ontem a ideia de uma "bandeira verde" para as cidades, em função de critérios ambientais e de ordenamento, que condicionarão os financiamentos da administração central.

O governante, que esteve domingo no lançamento da primeira pedra do parque urbano de São João da Madeira, que envolve a requalificação ambiental das margens do Rio Antuã, disse que as relações entre o governo central e as cidades não podem ser vistas de uma forma unilateral e implicam também compromissos do poder local.

"A nova Lei das Finanças Locais deverá traduzir essa reciprocidade e as cidades serão avaliadas por critérios ambientais e de ordenamento do território", para efeitos de financiamento público.

Para tal, explicou o ministro, serão sujeitas a auditoria que terá em conta aspectos como as áreas de zonas verdes e de lazer, a qualificação dos centros históricos, a planificação, a existência de circuitos pedonais e os níveis de poluição e de ruído, entre outros.

"É uma espécie de bandeira verde das cidades que tenham eficiência ecológica", disse Amílcar Theias, comparando com a bandeira azul das praias.

O ministro disse que a intenção do Governo é "estimular a concorrência entre os centros urbanos e gerar complementaridades entre as cidades médias" e considerou que "o desenvolvimento do país passa pelo aperfeiçoamento das actividades tradicionais de cada cidade, mas também por actividades terceárias superiores".

Amilcar Theias referiu-se também às "reprogramações do programa Polis", afirmando que, expurgado de "erros de concepção, está agora em condições de avançar, tendo sido recentemente lançados projectos no valor de 300 milhões de euros".

"São João da Madeira merecia ter tido o seu Pólis", referiu o ministro, considerando plenamente justificada e "merecida" a qualificação do Vale do Rio Antuã, em que se insere o novo parque urbano.

O Parque da Cidade de S. João da Madeira, cuja primeira pedra foi ontem colocada por Amílcar Theias, é financiado pelo Ministério do Ambiente em 2,7 milhões de euros, tendo sido aprovada uma comparticipação do programa FEDER de perto de 2,3 milhões de euros, no âmbito do Programa Operacional do Ambiente, na medida "Valorização e Protecção de Recursos Naturais".

O projecto do novo parque urbano é da autoria do arquitecto Sidónio Pardal, que já projectou o Parque da Cidade do Porto e terá uma área de cerca de 300 mil metros quadrados.

Vão ser plantadas no parque mais de 7.000 árvores de diversas espécies e a obra incluirá mesmo o desvio de uma parte do curso do rio, num troço de cerca de 300 metros, tendo hoje Amílcar Theias anunciado o apoio à terceira fase do projecto.

sábado, maio 15, 2004

EURO 2004: SNBPC testa comunicações este sábado

in DD
O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) realizará, este sábado, um exercício que terá como principal objectivo testar os sistemas de comunicação para o EURO´2004, noticia a Rádio Renascença.

De acordo com a emissora, esta é mais uma oportunidade para testar as comunicações entre os serviços oficiais de emergência e socorro com os radioamadores e com as redes de comunicação dos 10 estádios do Campeonato Europeu de Futebol.
Em declarações à emissora, o director dos Serviços Técnicos do SNBPC, Hélder Silva, explicou que a ideia é testar a resposta de todas as entidades e das suas equipas espalhadas pelo país aos cenários de emergência que serão lançados através da sede do Serviço em Carnaxide.

O papel dos radioamadores é fundamental neste processo, já que eles serão os únicos a conseguir comunicar, caso as redes oficiais sejam afectadas por qualquer incidente.

15-05-2004 13:52:19

tamanho do pénis

Mamíferos: Tamanho do Pénis Varia Consoante a Latitude

Um estudo realizado em mamíferos de todos os cantos do mundo revelou que o tamanho do pénis depende dos lugares onde vivem os animais. Os que habitam em latitudes mais altas estão mais bem servidos do que as espécies de climas mais quentes, garantiram os canadianos Steven Ferguson e Serge Larivière, depois de reunirem informações sobre o tamanho do osso peniano, de 122 mamíferos carnívoros de todo o mundo. Isto deve-se provavelmente a diferentes estratégias de acasalamento que se observam em climas distintos, concluíram os cientistas no estudo publicado na revista "Oikos" e citado pelo serviço noticioso da "Nature" ( http://www.nature.com/nsu ).
in Público

Objectos avistados nos céus do México eram borbulhas de gás

Investigadores da Universidade Nacional Autónoma do México (UCAM) negaram que os objectos avistados pelos pilotos da força aérea mexicana eram ovnis, acrescentando que apenas se tratava de borbulhas de gás em iões.

Na passada segunda-feira, a televisão mexicana emitiu um vídeo gravado em Março deste ano, no qual aparecia uma série de 16 objectos que foi interpretada como a confirmação da existência de ovnis no espaço.
Contudo, estes investigadores vêm agora explicar que o que os pilotos viram foi um fenómeno meteorológico, uma espécie de faíscas, as quais se formam através da união de borbulhas de gás em iões.

Segundo Rafael Navarro, do instituto de Investigações Nucleares, «estas faíscas são uma esferas de gás em iões com baixa densidade de electrões e temperaturas superiores a 30 mil graus centígrados.

O especialista acrescentou ainda que estas se propagam de forma horizontal, através do ar, e se desintegram ao colidir com algum objecto.

15-05-2004 16:10:32

Arqueólogos pensam ter encontrado a Biblioteca de Alexandria

in DD
Uma equipa internacional de arqueólogos anunciou este sábado ter descoberto aquilo que acreditam ser o que resta da Biblioteca de Alexandria, considera o berço da ciência ocidental. Especialistas polacos e egípcios escavaram na região de Bruchion, no Mediterrâneo e encontraram o que parecem ser salões de leitura, ou auditoria.

A Biblioteca foi o centro do saber ocidental no Mundo Antigo. Lá encontravam-se obras de Platão e Sócrates, e foi o local onde foram feitas as grandes descobertas que levaram ao desenvolvimento na cultura e ciência modernas. Pensa-se que o edifício foi destruído por um incêndio, quando Julio César tentou conquistar a cidade.
Este sábado, os líderes da equipa de arqueólogos anunciaram a sua descoberta numa conferência de imprensa na Universidade da Califórnia. Segundo Zahi Hawass, presidente do Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto, foram encontrados 13 salas de leitura, onde poderiam sentar-se até cinco mil estudantes. No centro das salas, adiantou o cientista, havia uma espécie de pódio elevado onde estaria o leitor.

«É a primeira vez que salões de leitura tão complexos foram descobertos num sítio arqueológico greco-romano no Mediterrâneo», acrescentou. «É possivelmente a mais antiga Universidade do Mundo», defende.

15-05-2004 15:57:21

sexta-feira, maio 14, 2004

Euro-2004: Durão Barroso confirma pedido de apoio à Nato

[ 2004/05/14 | 15:28 ] Redacção MaisFutebol
O primeiro-ministro Durão Barroso confirmou esta sexta-feira o pedido de apoio da Nato no âmbito dos preparativos de segurança para reduzir o risco de atentados terroristas em Portugal durante o Euro-2004.

«Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance. Chegámos a recorrer a medidas fora do comum e até chegámos a pedir apoio à Nato. A Nato está, de certa forma, mobilizada para eventuais riscos», referiu o governante em reacção ao recente alerta feito pelos Estados Unidos.

O aviso do Departamento de Estado norte-americano adverte ainda para riscos de atentados no decorrer do festival Rock in Rio, previsto para finais de Maio e início de Junho. O primeiro-ministro lembrou que o alerta dos Estados Unidos também referem que as autoridades portuguesas «estão atentas» e «com o máximo de preparação» para reduzir riscos de eventuais atentados terroristas.

Desde o início do ano, os Estados Unidos já fizeram cerca de duzentos alertas sobre o risco de atentados, em relação a vários países.

Governo anuncia reposição das fronteiras

[ 2004/05/12 | 18:49 ] Redacção MaisFutebol
O ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes, anunciou esta quarta-feira que o Governo português vai repor o controlo das fonteiras (abertas à livre circulação de cidadãos europeus pelo Tratado de Schengen) entre 26 de Maio e 4 de Julho, período que engloba o Euro 2004 e os festival Rock in Rio.

«A reposição do controlo nas fronteiras irá incidir, em particular, na entrada de pessoas e de grupos de cidadãos referenciados nos nossos ficheiros como habituais provocadores de distúrbios», afirmou Figueiredo Lopes a respeito das medidas de segurança interna que controlarão a entrada de pessoas no território português.

quarta-feira, maio 12, 2004

O Maior Laboratório de Portugal

in Público
Por LUÍS MIGUEL VIANA
Quarta-feira, 12 de Maio de 2004

Os longos pisos cheios de gente a trabalhar, tão propícios ao ruído e à agitação, na Siemens Portugal não parecem produzir qualquer efeito. Há mais de 700 engenheiros, a esmagadora maioria portugueses, a dedicarem-se quase em silêncio à investigação e ao desenvolvimento (I&D) de tecnologias de informação e comunicações. É um centro de inovação de nível mundial. Compete com vantagem com o que de melhor se faz no Japão e nos Estados Unidos da América, produzindo "software" e sistemas para os mais exigentes operadores de telecomunicações. Funciona em Alfragide, nos arredores de Lisboa.

Têm dezenas de projectos em marcha. Todos os problemas que surgem aos operadores europeus equipados com Siemens (casos da PT, da Deutsch Telecom ou da France Telecom) são resolvidos em Alfragide, o que sempre dá que fazer. E há projectos especiais, como o que estão neste momento a desenvolver para um cliente americano: um equipamento óptico nuclear que aumentará dramaticamente a capacidade da rede. Na mesma fibra óptica, em vez de se utilizar um só canal, poderão ser utilizados uns 40, recorrendo a vários "tons de luz" ou, dito de outra maneira, a diferentes comprimentos de onda. É um trabalho que está a ser feito com "know-how" 100 por cento português, com um grau de exigência extraordinário, envolvendo os melhores quadros da empresa. Os tais que trabalham quase em silêncio.

Não se trata somente de um "centro de competências" na malha mundial da marca alemã - o que já não seria pouco. Com a vinda de um dos maiores laboratórios ópticos do mundo (1300 m2), inaugurado em 2003 por Jorge Sampaio, e do novíssimo laboratório multimédia estreado numa cerimónia "íntima" dos quadros da empresa à meia-noite do último 30 de Abril, a Siemens Portugal passou a ser um "centro de I&D" onde se realiza o trabalho puro de concepção, de "design" e de desenvolvimento dos produtos que conquistarão o mercado dentro de três, quatro ou cinco anos.

"Para as pessoas perceberem o que distingue um centro de competências de um centro de I&D, eu gosto de dar o exemplo da indústria farmacêutica", explica João Picoito, o CEO do Grupo Operacional de Informação e Comunicação da Siemens Portugal (ver entrevista). "É a diferença entre ter um laboratório em Portugal que replica as moléculas que outros laboratórios criam e ter um laboratório com capacidade para criar novas moléculas. É outra dimensão."

Da "Visão 2005" à "Visão 2015"

Esta dimensão começou há nove anos, quando a Siemens (juntamente com outras empresas) estava a concluir a digitalização da rede telefónica portuguesa. O negócio aproximava-se do fim e era necessário redefinir as funções e os objectivos da empresa em Portugal. Em 1995, Melo Ribeiro, presidente da empresa, quis que fosse feita uma visão a dez anos das telecomunicações em Portugal e, mais genericamente, dos temas de informação e comunicações por todo o mundo. Reuniu um grupo grande, composto por quase todos os directores de telecomunicações, e escolheu para o coordenar um quadro com uma "patente" inferior à dos outros: João Picoito, então com 30 anos, um mero chefe de divisão responsável pelo "marketing" técnico. Foi ele que redigiu o texto que viria a ser baptizado como "Visão 2005", o qual, para além de perspectivar a forma como o mercado iria evoluir, propunha à Siemens uma nova forma de se posicionar no mercado das telecomunicações.

Em Portugal, a proposta passava por substituir uma estrutura centrada na produção e na comercialização dos produtos por um centro de competências que desenvolvesse as tecnologias ligadas à fibra óptica e à banda larga. É óbvio que apostar em I&D em Portugal não era muito habitual em 1995, o país não era propriamente conhecido por ser "high-tech" ou por estar na vanguarda das telecomunicações. "Sentíamo-nos confortáveis, no entanto, em termos técnicos e de competências", recorda Leonor Almeida, actual responsável pela I&D das tecnologias móveis e multimédia. "E na casa-mãe na Alemanha tinham boa impressão a nosso respeito."

Em 1997, dá-se a instalação de um centro internacional de formação para redes fixas e móveis e para a tecnologia IP (Internet Protocol) da Juniper. Em 1999, já trabalhavam em Alfragide 200 engenheiros dedicados à investigação. Em 2002 cria-se um centro de suporte remoto para prestar serviço 24 horas por dia a operadores de 45 países da Europa e Norte de África, instalando-se também um centro da Juniper que fornecerá suporte a nível mundial.

"Não houve uma decisão administrativa da Siemens mundial para abrir em Portugal um centro de I&D", adverte Hélder Castro, que dirige hoje a investigação de mais de 500 engenheiros nas tecnologias da rede fixa. "O que houve foi uma batalha diária, feita passo a passo, conquistando com mérito vitórias atrás de vitórias." O ritmo de investimento da Siemens em pessoas e equipamentos foi desde 1995 muito forte, mas em 2003 deu-se uma viragem: com a decisão de avançar para os centros de inovação na área óptica e multimédia, a admissão de colaboradores cresceu exponencialmente. E a ligação às universidades também: a Siemens Portugal financia neste momento, directamente e cedendo os seus laboratórios, todos os projectos de mestrado, doutoramento ou pós-doutoramento que considere interessantes (ver quadro).

E agora? "Agora quero consolidar estes dois centros de inovação: este modelo de desenvolvimento é válido pelo menos até 2010", afirma João Picoito. "Mas a Siemens vai fazer 100 anos em Portugal em 2005: gostava de apresentar nessa altura a nossa visão para os próximos dez anos, não só do nosso envolvimento a nível mundial, mas também do mercado português."

Nova direcção d´A Capital toma posse na quinta-feira

A nova direcção do jornal A Capital, liderada por Luís Osório, entra em funções na próxima quinta-feira, dando início a uma nova fase da publicação, noticia esta quarta-feira o Diário de Notícias.

Segundo Luís Osório, a nova equipa, composta ainda pelo director adjunto Rogério Rodrigues, pela subdirectora Fernanda Mira e pelo editor-geral João Nascimento, vai apostar nas «histórias que os outros não têm», dedicando uma especial atenção à área de Lisboa.
Luís Osório acrescentou ainda que «o jornalismo de faca e alguidar da Mouraria» vai ser conciliado com as «histórias da Lisboa cosmopolita e do poder». Contudo, as alterações de conteúdo d´A capital só serão conhecidas a partir de dia 31.

12-05-2004 8:58:51

Claques em análise: Jovens estudantes ou assalariados são maioria

in DD
Jovens, estudantes ou com empregos precários, e com uma tendência para eternizar a adolescência. É este o perfil habitual dos elementos das claques, de acordo com o antropólogo Daniel Seabra, e que o será apresentado no seminário Futebol, Ciências Sociais e Imagem, a decorrer no Instituto Superior das Ciências do trabalho e da Empresa (ISCTE) de quinta-feira a sábado.

A partir de uma análise da claque Super Dragões, do Futebol Clube do Porto, o antropólogo traça um quadro explicativo do que envolve estes grupos. Este é sobretudo um fenómeno geracional, já que se trata de pessoas que, sendo «fisiologicamente adultos, não o são socialmente» adianta Seabra. Ou seja, são jovens que ainda não têm o tipo de responsabilidades normalmente atribuído à idade adulta, como o casamento, os filhos, um emprego estável, assumidas tendencialmente tarde.
A adesão à claque tem a ver com um sentimento de entrega ao clube e à sua defesa. Um fenómeno que se insere no Movimento Ultra – movimento radical surgido em Itália no fim da década de 60, relacionado com conflitos sociais e políticos. Na linha desta ideologia, os elementos da claque caracterizam-se pelo seu alto grau de militância, «apoiando o clube acima de tudo, em qualquer circunstância», explica Daniel Seabra.

O elemento da claque é sujeito a uma «aprendizagem», a uma «socialização» às normas e aos valores do grupo. No caso, o principal valor a apreender é a exaltação do clube, das suas exibições e dos seus jogadores. Directamente ligada a isto está a «depreciação do adversário, a negação de qualquer valor que este possa ter». Ao mesmo tempo, o adepto deve solidariedade com os outros membros da claque, e deve participar em todas as actividades que o grupo desenvolva.

A violência normalmente atribuída às claques, sublinha Daniel Seabra, tem a ver exactamente com esta exaltação do clube. O confronto entre rivais surge quando há um excesso da defesa do valor da equipa. Por outro lado, o próprio contexto do futebol, «quase que a encenação de uma batalha», é extremamente importante no exacerbar das emoções e dos impulsos. Fenómenos de violência sem confronto, como a destruição de áreas de serviço, por exemplo, são atribuíveis a alguns elementos do grupo e aos valores que estas pessoas incluem «no seu próprio quotidiano».

O antropólogo admite que paralelamente existe um fenómeno de violência planeada, que surge como consequência da vontade das pessoas, e assume os contornos do hooliganismo. Este é, no entanto, um «efeito perverso que ocorre menos vezes». Daí que, considera, a mediatização da violência destes grupos seja uma «visão parcial» do fenómeno.

Daniel Seabra dedicou-se ao estudo das claques no âmbito do seu trabalho de doutoramento. No ISCTE, o antropólogo do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa vai apresentar esta sexta-feira o estudo Por ti Porto Campeão – A Claque Super Dragões no Contexto Local e Nacional.

12-05-2004 17:26:01

Governo repõe fronteiras entre 26 de Maio e 4 de Julho

in DD
O Governo aprovou esta quarta-feira em Conselho de Ministros a reposição do controlo de fronteiras entre 26 de Maio e 4 de Julho. Este período abrange a realização de dois grandes eventos: o Rock in Rio – Lisboa e o EURO 2004.

Desta forma, Portugal irá suspender o acordo Shengen, que prevê a livre circulação entre os países da União Europeia.
O Governo sustenta esta decisão com a necessidade de «garantir a segurança interna», prevenindo a imigração illegal e a entrada no país de «cidadãos ou grupos referenciados como habituais causadores de conflitos ou graves desordens públicas».

12-05-2004 16:09:39

Novos agentes da PSP com formação para Euro 2004

in DD
Os novos 780 agentes da PSP que sairão da Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, na sexta-feira, receberam formação específica para o Euro 2004, incluindo manutenção e reposição da ordem pública.

De acordo com um comunicado divulgado na quarta-feira pela PSP, os novos agentes receberam um total de 75 horas de formação nesta disciplina.
Além do Euro 2004, foram introduzidas no curso novas matérias como, por exemplo, técnicas de intervenção policial e novas metodologias de investigação criminal e informações policiais.

O 10º Curso de Formação de Agentes contou com 4364 candidatos, dos quais 894 foram convocados para prestarem provas. Deste número, 70% tinham habilitações superiores os iguais ao 12º ano de escolaridade.

A cerimónia do compromisso de honra dos novos agente será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes.

12-05-2004 13:28:21

terça-feira, maio 11, 2004

Barcelona é capital mundial da Internet por cinco dias

in DD
A cidade de Barcelona recebe a partir desta segunda-feira e durante cinco dias, o Internet Global Congress (IGC), tornando-se assim na capital mundial da Internet.

Nesta iniciativa deverão participar 2.600 profissionais para discutirem assuntos sobre a rede.
O congresso, com o titulo de «Construindo uma Internet aberta e de confiança», vai contar com directores de companhias relacionada com as novas tecnologias, como a Hewlett Packard, a Nokia, a IBM e a Microsoft, entre outras, e especialistas internacionais, como o presidente da associação que promove o desenvolvimento da Internet 2, Douglas van Houweling.

10-05-2004 12:49:51

Publicada nova lei de prevenção e punição da violência nos estádios

A tempo de ser aplicada no Euro 2004
Lusa

A nova lei sobre prevenção e punição de actos de violência nos recintos desportivos foi hoje publicada em Diário da República, entrando em vigor já durante o Euro 2004.

A lei 16/2004 pretende "prevenir" e "punir exemplarmente" actos de violência associados a espectáculos desportivos, com a responsabilização de organizadores e promotores e a criminalização dos infractores.

Segundo a nova lei, os autores de actos de violência ficarão sujeitos, em caso de condenação, a medidas de coacção como "a interdição de acesso a recintos desportivos da modalidade em que ocorreram os factos durante um período de um a cinco anos".

Se os tumultos resultarem da actuação de um grupo que atente contra a integridade física de terceiros, a punição vai "de uma pena de prisão de seis meses a três anos ou pena de multa não inferior a 500 dias".

Caso se registe uma invasão do recinto desportivo — à semelhança do que aconteceu no último jogo Sporting-Benfica — os infractores passam a ser punidos com "pena de prisão até um ano ou com pena de multa".

Também o arremesso de objectos para dentro do recinto desportivo está contemplado no novo diploma, sendo este punido com pena de prisão até um ano ou com multa.

Para que a nova lei possa ser cumprida, o Instituto do Desporto de Portugal deverá elaborar uma base de dados com o registo das pessoas objecto destas sanções.

A lei prevê ainda a possibilidade de revista aos espectadores por parte dos assistentes de recintos desportivos ("stewards"), uma competência exclusiva até agora das forças de segurança, embora, na prática, esta tarefa esteja já a ser dividida entre agentes e "stweards".

O novo diploma abrange também a actividade das claques desportivas, que a partir de agora terão de se constituir em associações "nos termos gerais de Direito", sob pena de serem suspensas pelo Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto (CNVD) e de perderem o apoio dos clubes.

Também os organizadores (federações e ligas) e promotores (clubes) ficarão obrigados a adoptar um "regulamento desportivo de prevenção e controlo da violência" e outro "de segurança e utilização de espaços de acesso público".

Estes regulamentos terão de ser registados no CNVD, organismo que terá a responsabilidade de promover e coordenar a adopção de medidas de combate a situações de violência associadas a eventos desportivos, bem como avaliar a sua execução.

A separação física dos adeptos, o controlo de venda de ingressos e da lotação dos recintos, o acompanhamento e vigilância de grupos de adeptos, a proibição de venda de bebidas alcoólicas, o reforço dos sistemas de vídeo-vigilância e a elaboração do plano de emergência interna são os principais pontos do plano de segurança a adoptar pelos promotores.

Ingleses Reforçam Segurança em Casa

in Público
Terça-feira, 11 de Maio de 2004

Enquanto procuram impedir os "hooligans" referenciados como mais perigosos de viajar até Portugal em Junho, as autoridades inglesas também estão já a preparar operações para conter eventuais distúrbios que eles possam causar durante o Euro 2004 na própria Inglaterra.

A primeira operação a arrancar, segundo os jornais do fim-de-semana, foi no Leicestershire, onde já estão prontos os planos para chamar reforços no período de três semanas que o torneio dura. O reforço do policiamento no centro das cidades e junto dos pubs está já decidido.

A decisão de aumentar a segurança "doméstica" foi tomada depois de no Mundial de 2002, na Coreia-Japão, grupos de "hooligans" e adeptos embriagados terem provocado distúrbios em várias cidades. No caso do Leicestershire, houve uma localidade, Hinckley, onde a polícia foi chamada para acudir a 26 incidentes só num fim-de-semana.

A polícia inglesa espera conseguir impedir que os 2.500 "hooligans" apontados como mais perigosos façam a viagem até Portugal.

O NÚMERO

in Público
Terça-feira, 11 de Maio de 2004
954.000.000

Foram os bilhetes de cinema vendidos em 2003 nos 25 países da União Europeia, menos 45 milhões do que em 2002, o que representa uma baixa de 4,4 por cento. Os dados do Observatório Europeu do Audiovisual, em Estrasburgo, mostram ainda que os filmes europeus obtêm bons resultados nos seus países de origem, mas têm poucos espectadores além-fronteiras.

Estádios entregues ao Euro na quinta-feira

Final da SuperLiga
PÚBLICO
Com o final da SuperLiga, os dez estádios que vão receber jogos do Euro 2004 vão ser quinta-feira entregues à Sociedade Euro 2004 pelos seus proprietários, uma data que ficou estabelecida contratualmente.

Os recintos irão sofrer agora algumas adaptações essencialmente no domínio das instalações para a comunicação social, embora alguns, como confirmou ao PÚBLICO o director do torneio António Laranjo, já têm obras em andamento. "A maior parte já está em obras e alguns vão entrar agora. São essencialmente adaptações na área de imprensa e televisão", afirmou Laranjo, frisando que não há nenhum recinto que mereça obras mais profundas.

Biblioteca virtual de livros portugueses

in DN

O governo brasileiro assinou um acordo com o portal e-livro que vai permitir o acesso em português a mais de 20 mil títulos, fortalecendo o intercâmbio de informações entre os países de língua portuguesa, foi ontem divulgado. O acordo, firmado com o apoio da UNESCO no Brasil, será anunciado hoje, na sede da organização, em Paris, pelo ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, numa cerimónia que contará com a presença de diplomatas de todas as nações de língua portuguesa.

O e-livro, disponibilizado em www.e-livro.com, funciona como uma biblioteca virtual. Os utilizadores podem ter acesso a publicações de cerca de 150 editoras mundialmente prestigiadas, em inglês, espanhol e agora também em português. Os pesquisadores de todos os países de língua portuguesa, além de contarem com o conteúdo em português da produção científica mundial, poderão publicar os seus artigos no portal . O objectivo é criar a médio prazo uma rede de intercâmbio de conhecimento entre os países lusófonos.

O site beneficiará especialmente os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

TV Cabo quer colocar AXN entre os 10 canais mais vistos

in DD
A TV Cabo quer colocar o canal AXN, que no próximo dia 19 irá substituir o canal 43 daquele operador, entre os 10 canais mais vistos na rede de televisão por cabo e satélite, adianta a edição desta sexta-feira do Público.

De acordo com o presidente da PT Multimédia, empresa que controla o operador, Zeinal Bava, o objectivo deverá ser cumprido «no espaço de seis meses a um ano, conquistando um «share» de 2 a 3% do total».
Com o início da distribuição na rede da TV Cabo, o canal de séries, filmes e desporto-aventura da Sony Pictures vai passar a ser visto em 1,8 milhões de lares em Portugal. Aos cerca de 600 mil lares subscritores da Cabovisão e TV Tel, onde o AXN está disponível desde há ano e meio, vão juntar-se os subscritores do pacote clássico da TV Cabo.

Zeinal anunciou ainda o «lançamento agressivo de novos canais em breve» e confirmou o arranque para Outubro de uma parceria com a TVI que deverá abranger canais temáticos na área da economia e da música.

A posição na grelha destinada ao AXN vai ser libertada pelo TVI Eventos, o canal codificado criado em 2001 para transmitir o programa Big Brother. Desde que acabou o concurso, o canal tem passado programas como o Academia de Estrelas, jogos interactivos, séries e outras produções. O canal AXN transmite 24 horas por dia e é dirigido a uma audiência urbana com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de idade. Séries como A Vingadora, Serviço de Urgência ou Os Homens do Presidente e filmes como A Máscara de Zorro, Homem Aranha e Godzilla serão emitidos na versão original e legendados em português.

07-05-2004 8:42:12

Aceite o desafio, visite os nossos museus! (LUA)

in Público e lua.weblog.com.pt

Museus vão ter horário alargado durante o Euro 2004
Os museus do Instituto Português de Museus (IPM) nas principais cidades onde decorrem jogos do Euro vão ter horário alargado durante o torneio.
Este é um dos aspectos da campanha que o IPM anunciará sexta-feira, sob o lema "Aceite o desafio, visite os nossos museus" e que pretende aproveitar o campeonato para cativar mais visitantes.
A campanha irá ainda divulgar "imagens apelativas" que relacionem o património cultural dos museus do IPM aos "principais ícones do futebol".

Investigadores querem criar supercomputador

in DN

Construir o maior e mais poderoso computador de investigação científica português, inscrevendo-o na lista dos 500 maiores supercomputadores mundiais, é o principal objectivo dos responsáveis do Centopeia, um projecto que surge da associação de diversos laboratórios no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.

Para instalar o futuro «cluster» de computadores, os investigadores Carlos Fiolhais e Pedro Alberto, que lideram aquele laboratório, aguardam a aprovação da candidatura de financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Actualmente existe já um supercomputador, com 89 unidades, existente no Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra (UC). A meta é, agora construir um megacomputador, com 286 aparelhos em paralelo.

O Centopeia, em funcionamento desde 1998, está prestes a atingir as 100 unidades. Inicialmente com 24 computadores, este «cluster» conta já com a 89.ª unidade.

Carlos Fiolhais, director do Centro de Física Computacional da UC, espera agora a verba da candidatura, orçada em 600 mil euros. No caso de apenas receber uma parte, haverá uma mudança de planos, ficando o aparelho a construir com apenas 128 computadores.

É com o conhecimento adquirido na construção do Centopeia que os responsáveis pelo laboratório pretendem criar «o novo ferrari da computação em Portugal», diz Carlos Fiolhais. Além de ser utilizado pelos investigadores da UC, o Centopeia está a servir de ferramenta para as universidades de Aveiro, Porto, Vila Real, Covilhã e Braga. As potencialidades de cálculo são usadas à distância, via Internet, e de forma gratuita.

O melhor computador português para cálculo científico está já a servir uma empresa de tecnologia de ponta de Coimbra, a Critical Software, que executa serviços para a NASA. Segundo Carlos Fiolhais, o Centopeia vai ser utilizado em breve pelo IPO de Coimbra para testar níveis de radiação a aplicar sobre os tumores. «Ao contrário do que acontece em Portugal, onde a ciência vive de pequenas capelinhas, nós tentamos partilhar meios e conhecimento», defende.

O físico acrescenta que este é «um computador multiusos», ao contrário do primeiro aparelho a nível mundial, instalado no Japão - que simula alterações climáticas. E ainda daquele que está cotado em segundo lugar, o americano, utilizado em armamento.

Até agora, o Centopeia, que congrega 18 académicos e 15 estudantes, já efectuou trabalhos em dobragem de proteínas - responsáveis pela Doença dos Pezinhos-, estudo de novos materiais e ainda na área da física de partículas.

Publicidade na TV é barata, diz especialista

in DD
O espaço de publicidade televisiva em Portugal «é muito barato, quando comparado, por exemplo, com a imprensa», afirma Vera Nobre da Costa, chairman da McCann Erickson, numa entrevista publicada esta segunda-feira no Diário de Notícias.

A especialista portuguesa do mercado publicitário, entrevistada por jornalistas da rádio TSF e do DN, afirma ainda que «s preços de tabela não existem, ninguém os respeita, há descontos dos 40% aos 70%».
«Depende da época do ano, de a estação de televisão estar aflita nesse mês com falta de publicidade, do volume investido, etc». Segundo Vera Nobre da Costa, a televisão consegue - qualquer que seja o nível de investimento global - manter sempre 50% a 55%.

Os outros (meios) é conforme, «mas é evidente que televisão tem um problema: o custo de produção de material publicitário é muito elevado».

A presidente da McCann salientou ainda que, em Portugal, «falta muito profissionalismo, muito trabalho, (falta) um risco por parte dos clientes para aprovarem ideias que não tenham sido já utilizadas» no mercado.

10-05-2004 7:56:34

segunda-feira, maio 10, 2004

Fórum Universal das Culturas arranca em Barcelona

in DD
O Fórum Universal das Culturas encontra-se a decorrer em Barcelona (Espanha) até Setembro. Durante cinco meses, este evento vai promover centenas de espectáculos de artistas como Sting, Norah Jones, Lenny Kravitz, Cesária Évora e Mariza.

Com o objectivo de aproximar culturas através do diálogo entre os vários povos, o Fórum Universal das Culturas irá promover, sob os lemas diversidade cultural, desenvolvimento sustentado e condições para a paz, várias iniciativas culturais.
Exposições exclusivas, debates, concertos, espectáculos de teatro, dança e circo são algumas de actividades que Barcelona irá receber.

Na música destaca-se os concertos de Pat Travers, Sting, Norah Jones, Lenny Kravitz, Bob Dylan, Alejandro Sanz, Carlinhos Brown, B.B. King, Cesária Évora.

A participação nacional é assegurada por Mariza, The Gift e Cool Hipnoise.

A organização estima receber mais de cinco milhões de visitantes.

10-05-2004 12:32:17

Extreme Sports no Serviço Digital

in Público
Por C.T.
Segunda-feira, 10 de Maio de 2004

A TV Cabo está a ponderar a oferta de novos canais temáticos na área dos desportos radicais e das séries infantis. A seguir ao lançamento do AXN, o canal de séries e filmes estrangeiros que vai arrancar no dia 19, a empresa tem em preparação a oferta do canal Extreme Sports, dedicado aos adeptos dos desportos radicais como o skate, surf, snowboard, motos, bicicletas todo-o-terreno, etc. O arranque do canal deverá coincidir com a realização no bairro lisboeta de Alfama de uma prova de bicicletas todo-o-terreno.

Este canal, de concepção europeia, destina-se ao segmento jovem a que é também dedicado o canal de música MTV, mas irá ser disponibilizado apenas no serviço digital da TV Cabo, acessível aos cerca de 200 mil utilizadores que dispõem de uma "power box".

Na área infantil, estão em curso contactos com diversos canais estrangeiros que possam aumentar a oferta da TV Cabo nessa área. O canal norte-americano Fox Kids é um dos visados.

Barcelona é capital mundial da Internet por cinco dias

in Diario Digital
A cidade de Barcelona recebe a partir desta segunda-feira e durante cinco dias, o Internet Global Congress (IGC), tornando-se assim na capital mundial da Internet.



Nesta iniciativa deverão participar 2.600 profissionais para discutirem assuntos sobre a rede.
O congresso, com o titulo de «Construindo uma Internet aberta e de confiança», vai contar com directores de companhias relacionada com as novas tecnologias, como a Hewlett Packard, a Nokia, a IBM e a Microsoft, entre outras, e especialistas internacionais, como o presidente da associação que promove o desenvolvimento da Internet 2, Douglas van Houweling.

10-05-2004 12:49:51

PT lança serviço pré-pago para banda larga

A Portugal Telecom (PT) anunciou na segunda-feira o lançamento do ZZT, o primeiro serviço pré-pago de acesso à Internet em banda larga.

A novidade foi anunciada por Miguel Horta e Costa, presidente da PT, em conferência de imprensa da PT Multimedia realizada em Lisboa.

Zeinal Bava, responsável da PTM, disse que o serviço custará 22,5 euros a pagar em 60 em 60 dias, sem mensalidade garantida e um processo simples de recarregamento, bastando uma chamada para o call center.

sábado, maio 08, 2004

The Day After Tomorrow, mais uma polémica

Filme-catástrofe Sobre Os Efeitos do Aquecimento Global Causa Polémica nos EUA
Por ANDREW BRIDGES, AP
Sexta-feira, 07 de Maio de 2004

Uma mega tempestade envolve o planeta, provocando tornados que varrem Los Angeles.Tóquio é arrasada por bolas de granizo do tamanho de toranjas, e Nova Deli é soterrada por neve. Após décadas a lidar com vulcões, extraterrestres, tremores de terra, asteróides e todos as catástrofes imagináveis, Hollywood voltou a atenção para um dos mais quentes assuntos científicos e políticos na ordem do dia: as alterações climáticas.

Não se pense que o filme "The Day After Tomorrow", brevemente nas salas de cinema, conta uma história plausível. No filme, que custou 125 milhões de dólares, o aquecimento global provoca uma sequência de acontecimentos que congelam o planeta num abrir e fechar de olhos.

Ninguém acredita que isto pudesse passar-se com a velocidade que acontece no filme, e muito menos os produtores da 20th Century Fox. "É muito cinematográfico escolher o cenário mais trágico, e foi o que nós fizemos", afirmou o co-autor do guião, Jeffrey Nachmanoff.

De qualquer modo, os cientistas estão a aceitar o filme - o que é fora do comum, dado que os investigadores trabalham com factos.

"A minha primeira reacção foi 'Meu Deus, isto é um desastre porque é uma enorme distorção da ciência. De certeza que vai provocar reacções adversas", disse Dan Schrag, um paleoclimatológo da Universidade de Harvard. "Mas acalmei-me, porque acho que o público é suficientemente sensato para distinguir Hollywood do mundo real."

Dan Schrag espera que o filme leve as pessoas a interessar-se pelo fenómeno do aquecimento global, assim como "Jurassic Park" despertou o interesse do público pelos dinossauros.

No filme, programado para ser exibido nos Estados Unidos no fim deste mês, o aquecimento global derrete as calotes polares, enviando torrentes de água fria para os oceanos. Essas cheias arrefecem a corrente do Atlântico Norte e desencadeiam uma nova idade do gelo, a nível planetário.

No filme, dirigido por Roland Emmerich (de "Independence Day"), surgem todo o tipo de fenómenos meteorológicos violentos. Muitos foram inseridos como uma justificação para utilizar modernos efeitos especiais, disse Nachmanoff.

Vários cientistas que viram o filme mostram-se tolerantes, fechando até os olhos à rapidez com que os acontecimentos se vão sucedendo. "A ciência é má, mas talvez esta seja uma oportunidade para intensificar o diálogo sobre o papel dos seres humanos nas alterações climáticas", disse William Patzert, investigador oceanográfico da NASA.

Muitas pessoas, incluindo os produtores, reconheceram que o tempo tinha que ser comprimido, para manter o interesse da audiência. Quando os cientistas que estudam o clima falam sobre alterações bruscas, estão a referir-se a centenas de milhares de anos. "A Fox não vai produzir um filme que se prolonga por 10 mil anos", comentou Patzert.

Tim Barnett, físico marinho do Instituto de Oceanografia Scripps, viu um "trailer" mais extensa do filme, e diz que mesmo alterações mais lentas podem causar estragos maciços. Mudanças subtis nos padrões de precipitação podem ter efeitos drásticos para as civilizações que não se consigam adaptar ou deslocar, de armas e bagagens, para outro ponto do globo.

Vários cientistas concordam que as alterações climáticas estão a acontecer, e que a actividade humana, sobretudo a queima de combustíveis fósseis, tem efeitos nessas mudanças. Mas o debate prossegue entre os políticos, sobretudo nos EUA.

No início, a NASA reagiu ao filme, ordenando aos cientistas que não o discutissem com os meios de comunicação. Mais tarde, a agência espacial clarificou as instruções, dizendo que não tencionava silenciar os cientistas. Alguns afirmaram que se estava a tentar limitar a discussão acerca do aquecimento global.

No filme, a actividade humana ajuda a desencadear a sequência de acontecimentos climáticos. As consequências são ilustradas pelos refugiados que, numa irónica inversão dos padrões de imigração correntes, escapam ao gelo dirigindo-se para o sul, ao longo da fronteira dos EUA com o México. "O que vai acontecer vai ser francamente pior do que aquilo que o filme mostra. A nossa forma de vida vai sofrer pressões enormes, e vão ocorrer conflitos intensos", disse Barnett.

O filme também mobilizou os activistas, que estão a aproveitar a ocasião para fomentar a discussão pública sobre um assunto que sentem que está a receber pouca atenção por parte do público e dos políticos. Lembram o que aconteceu com "The Day After", um filme de 1983 feito para televisão e que retratava o pós-guerra nuclear, e gerou um grande debate.


Mamíferos: Tamanho do Pénis Varia Consoante a Latitude

in Público
Sexta-feira, 07 de Maio de 2004

Um estudo realizado em mamíferos de todos os cantos do mundo revelou que o tamanho do pénis depende dos lugares onde vivem os animais. Os que habitam em latitudes mais altas estão mais bem servidos do que as espécies de climas mais quentes, garantiram os canadianos Steven Ferguson e Serge Larivière, depois de reunirem informações sobre o tamanho do osso peniano, de 122 mamíferos carnívoros de todo o mundo. Isto deve-se provavelmente a diferentes estratégias de acasalamento que se observam em climas distintos, concluíram os cientistas no estudo publicado na revista "Oikos" e citado pelo serviço noticioso da "Nature" ( http://www.nature.com/nsu ). Um animal como o elefante-marinho, por exemplo, vive em grandes colónias e tem de lutar por uma fêmea, por isso os machos chegam a pesar 2300 quilos, mas têm ossos penianos relativamente pequenos. As morsas, por outro lado, que habitam no Árctico, pesam menos mas o osso peniano que pode atingir os 60 centímetros em comprimento. Aqui os encontros sexuais são menos frequentes e por isso um órgão sexual mais longo pode melhorar as hipóteses de inseminação da parceira, já que o esperma é inserido mais próximo do ovócito.

sexta-feira, maio 07, 2004

Director da Sábado diz que não há lugar para quatro

Impressionante. Esta nova revista é uma imitação da Visão. Em tudo. Quando digo em tudo, é mesmo em tudo. É feita para imitar... impressiona nesse sentido. Tem algumas coisas interessantes. Acaba por ser uma concorrente forte, só é pena tanta imitação...


in Público

Neste contexto, o principal investimento monetário para o lançamento da "Sábado" foi no "marketing", que tem um orçamento previsto de três milhões de euros. O principal alvo são as classes sociais mais elevadas (A, B, C1), pretendendo a revista atrair leitores urbanos entre os 25 e os 54 anos.
Com 148 páginas e vendida ao preço de 2,70 euros, a nova revista surge para concorrer com outras publicações que se situam já no mesmo segmento: "Visão", líder de mercado, "Focus" e "Tempo". A tiragem média inicial vai ser, de acordo com dados da própria publicação, de 110 mil exemplares.
A "newsmagazine" quer apostar sobretudo nas áreas de política, economia, segurança e sociedade, afirmou à Lusa o director, João Gobern. "Em princípio a aposta é dentro das áreas de política, economia, segurança e sociedade, nas quais queremos ter sempre belas histórias", referiu, admitindo que "o destaque pode ser dado a qualquer secção consoante a relevância do artigo". A nova revista irá também apostar "na grande reportagem e no jornalismo de investigação", sublinhou.
Gobern afirmou acreditar que a revista irá liderar o segmento, admitindo poder provocar a extinção de alguns dos títulos do sector. "Queremos chegar à liderança", disse, ressalvando que "esse objectivo não deverá ser alcançado num prazo inferior a cinco anos". "Ninguém espera que, em dez meses, a 'Sábado' consiga destronar" a "Visão", afirmou.
Para o director da nova revista, que já trabalhou tanto na "Visão" como na "Focus", o mercado português não tem capacidade para manter quatro publicações deste tipo. No futuro "só poderão sobreviver duas 'newsmagazines' no mercado português", esperando o jornalista que elas sejam a "Sábado" e a "Visão".

Lançamento da nova revista Sábado (newsmagazine da Cofina)

«As histórias do primeiro número vão surpreender»

A revista Sábado, que amanhã chega às bancas, quer «ocupar um espaço particular» no mercado das revistas de informação geral (newsmagazines). Partindo «de propostas que consideramos muito originais, queremos fazer melhor do que os projectos que já existem», disse ao DN João Gobern, o director da nova publicação.No momento em que, finalmente, o projecto está pronto para ser oferecido aos leitores, o director afirma que «o sucesso significa o vingar da personalidade própria» da publicação que «a médio prazo quer ser o padrão» neste segmento editorial.

A existência de outras revistas idênticas no mercado nacional não preocupa João Gobern: «A concorrência é que tem de nos temer. Apreciamos o trabalho dos outros, respeitamos esse 'porta-aviões' que é a Visão e estamos atentos à Focus. Mas também consideramos que somos uma óptima alternativa, com uma personalidade própria.»

A Sábado «aposta nas boas histórias e nas boas notícias» e em «marcar a agenda». Nesse sentido, o director revela que «as histórias que temos no primeiro número, vão surpreender as pessoas».
A opinião será um dos espaços mais importantes da revista, que promete uma boa estreia com o confronto entre José Sócrates e Pedro Santana Lopes. Para além dos comentários de José Pacheco Pereira.
O director da Sábado salienta, igualmente, os exclusivos da revista internacionalThe Economist, do jornal espanhol El Mundo e da brasileira Isto É. SINTONIA João Gobern, jornalista com uma vasta carreira, refere com orgulho que este «é o segundo projecto» que ajuda «a lançar». Da direcção da revista fazem ainda parte João Marcelino, Filomena Martins e Martim Avillez Figueiredo.

O chefe de redacção é André Macedo e o redactor prinicipal é Ferreira Fernandes. As áreas da família, segurança e União Europeia merecem uma atenção especial da Sábado, que terá ainda um espaço privilegiado para a informação desportiva. Os assuntos de sociedade e internacionais também serão abordados. Nesta nova aventura, o director sublinha que a «sintonia de ideias entre os jornalistas, fotógrafos, gráficos, publicitários» e «a utilização das sinergias do grupo», são factores que vão contribuir para o êxito da Sábado.

O projecto tem o aliciante de estabelecer «uma linha de equilíbrio entre uma revista mensal e o ritmo frenético de um jornal diário», nas palavras de João Gobern. Na véspera da saída, João Gobern manifestou a sua «confiança e esperança» no êxito da publicação, que oferece 148 páginas por 2,70 euros.

quinta-feira, maio 06, 2004

Shell aumenta preço dos combustíveis

Petróleo atinge sucessivos máximos dos últimos 13 anos

[Combustíveis já aumentaram 10% desde o inicio do ano; BP e Shell na frente da corrida - era interessante ver um boicote generalizado a estas multinacionais saciosas por dinheiro. O consumidor também tem poder nas suas mãos, porque não usá-lo? Talvez resulte melhor do que as constantes manifs contra o Governo. (não custa tentar...)]


Lusa
A petrolífera Shell, terceira operadora no mercado português, voltou hoje a aumentar o preço dos combustíveis, mantendo-se a pressão para a subida com a escalada do preço do petróleo nos mercados internacionais.

O preço do petróleo atingiu hoje um novo recorde dos últimos 13 anos, tanto na Europa, como nos Estados Unidos, com os valores neste mercado a chegaram quase os 40 dólares (33,13 euros) por cada barril (191 litros).

Esse parece ser o motivo para a Shell alterar de novo a sua política de preços ao consumidor final.

O gasóleo aumentou pouco mais de um cêntimo, para 0,779 euros por litro; a gasolina sem chumbo 95 octanas custa agora 1,029 euros; e a sem chumbo 98 sobe para 1,089 euros.

A BP antecipou-se à nova subida dos preços do petróleo e na terça-feira aumentou os seus produtos para valores iguais aos da Shell.

Combustíveis: Revendedores ameaçam encerrar postos durante três dias

Associações de transportes exigem compensações - aumentos e mais aumentos

[Será isto normal? Que tal usar outro tipo de recursos, que não a gasolina... era melhor solução.]

Lusa
Os revendedores de combustíveis ameaçam encerrar os postos de abastecimento durante dois ou três dias,se o Governo não intervir no mercado para acabar com o que chamam de "falsa liberalização".

A disponibilidade para avançar com medidas de luta "mais duras" foi manifestada na assembleia geral da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC), realizada ontem, e contou com o apoio de cerca de 90 por cento dos dois mil sócios da associação, anunciou o seu presidente, António Saleiro.

Associações de transportes ameaçam com aumento dos tarifários

A constante subida do preço dos combustíveis, desde a liberalização a 1 de Janeiro, tem sido contestada também pelas associações de transportes. A Federação Portuguesa de Transportadores Rodoviários, reunida hoje em Lisboa, calcula que até ao final do ano o sector somará 54 milhões de euros de prejuízos.

Para evitar este cenário, Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) e a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP) exigem compensações do Governo. Caso contrário, ameaçam com uma subida do tarifário em três por cento.

Ainda assim, no encontro realizado hoje — que contou também com a presença da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) — foi decidido não avançar com medidas de protesto antes da reunião com o secretário de Estado dos Transportes, agendada para 26 de Maio.

Posição diferente tem a Federação Portuguesa do Táxi (FPT), para quem o aumento intercalar das tarifas só irá contribuir para diminuir a procura. "O sector vive uma grande crise, a procura continua a diminuir, pelo que a subida das tarifas dos táxis não só seria injusta como agudizaria esta situação", afirmou Carlos Ramos, presidente da FPT.
Casa da Imprensa projecta construção de uma Casa do Jornalista


O presidente do Conselho de Administração da Casa da Imprensa - Associação Mutualista, Fialho de Oliveira, enviou aos associados com mais de 50 anos um inquérito sobre o projecto de construção de uma Casa do Jornalista.

A administração da Casa da Imprensa quer agora conhecer, com máximo rigor possível, qual a receptividade que os associados hoje com mais de 50 anos de idade terão face à criação de uma Casa do Jornalista.

No documento, a Casa da Imprensa refere ainda que as futuras instalações se destinam aos mais idosos ou necessitados e suas famílias e deverão incluir um sector de acompanhamento permanente de médicos, enfermeiros e pessoal técnico.

Até agora a associação mutualista dos jornalista já criou um grupo de trabalho conjunto com autarquias, fez levantamento do número de jornalistas por idades, comparou iniciativas similares, estudou a natureza jurídica do projecto e as fontes possíveis de financiamento.

Empenhados na iniciativa estão, além da Casa da Imprensa, o Sindicato dos Jornalistas e o Clube de Jornalistas.

A Casa da Imprensa, que no próximo ano comemora cem anos, tem presentemente cerca 1700 associados.
Portugueses Defendem Apoios Parciais à Imprensa Regional

Por LUSA, com PÚBLICO
Quinta-feira, 06 de Maio de 2004

Os portugueses defendem apoios governamentais parciais à imprensa regional no âmbito do porte-pago, segundo um estudo apresentado pelo secretário de Estado adjunto do ministro da Presidência, na sessão de encerramento do X Congresso de Imprensa, promovido esta semana pela Associação Portuguesa de Imprensa em Porto Seguro, no Brasil.
"Quase metade dos inquiridos (47 por cento) considerou que os apoios do Governo à imprensa regional deviam ser parciais, sendo que 28 por cento defendeu apoios totais", referiu Feliciano Barreiras Duarte, citado pela Lusa.
De acordo com o secretário de Estado, a análise foi elaborada pelo Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado (IPOM) e reuniu uma amostra de cerca de 800 pessoas. O estudo ajudará o governo a completar o diagnóstico do sector da comunicação social regional, que irá brevemente sofrer uma reforma.
De acordo com o estudo, a quase totalidade dos entrevistados (cerca de 93 por cento) considera que a imprensa regional assume um papel determinante para o desenvolvimento regional e na promoção local das regiões. Público
Controverso Severino Antinori
Ginecologista italiano garante que já nasceram três bebés clonados



O controverso ginecologista italiano Severino Antinori, célebre por ter viabilizado partos em mulheres na menopausa, afirma que há três bebés no mundo nascidos graças à técnica da clonagem, noticiou hoje a imprensa italiana.

Em declarações aos jornalistas sobre o Congresso da Associação Mundial de Reprodução Assistida (WARM), que hoje se inicia em Roma, Antinori disse que esses bebés nasceram graças à "técnica da transferência nuclear", expressão que prefere utilizar devido à "conotação demasiado negativa" da clonagem.

O médico não quis precisar quando ou onde nasceram as crianças, nem deu pormenores sobre o seu estado de saúde actual.

"A clonagem é uma coisa que já foi realizada", disse Antinori. "Funciona e é um resultado que era impensável há apenas três anos", acrescentou, referindo-se a trabalhos de investigadores sul-coreanos recentemente divulgados pela revista "Science".

Esses investigadores conseguiram produzir pela primeira vez por clonagem um embrião humano e retirar dele células estaminais embrionárias geneticamente idênticas às da pessoa clonada.

Personagem polémica, este cientista disse em 2002 que tinha conhecimento de mulheres que estariam grávidas de bebés clonados, mas nunca mais voltou a falar no assunto.

Ao apresentar o congresso da WARM, a que preside, Antinori disse que investigadores de 25 países fariam nele um ponto de situação sobre as actuais técnicas de reprodução assistida.